CONEXÃO PASSIRA: SECA 'ATRAI' PASTO PARA A MATA ATLÂNTICA, ONDE PLANTA JÁ MATOU 200 BOIS EM PE.

segunda-feira, 18 de março de 2013

SECA 'ATRAI' PASTO PARA A MATA ATLÂNTICA, ONDE PLANTA JÁ MATOU 200 BOIS EM PE.


Uma mudança de comportamento causada pela seca já matou mais de 200 animais no Agreste de Pernambuco. Com a falta d'água, os criadores do município de Jurema estão levando o gado para pastar em áreas cada vez mais próximas à Mata Atlântica. Nesses locais, o rebanho começou a se alimentar da erva-de-rato - nome popular da Palicourea aeneofusca.“Essa planta é a mais tóxica do Brasil", afirma o professor de medicina veterinária da UFRPE Fábio Mendonça.
“A gente achava que era a cola, mas infelizmente não é. É a erva que está matando os animais”, disse o criador de animais Enoque Silva. Preocupados com a morte dos animais, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) está estudando o caso e contabilizou as mais de 200 mortes no município.
A planta pode ser encontrada em estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os moradores locais tiveram dificuldade de encontrar erva-de-rato em meio à Mata Atlântica, mas o professor Fábio Mendonça explica como identificar. "A gente consegue diferenciá-la por que ela tem um caule verde com lombos, e os frutos lembram o café. Tem a folha em forma de lança que, se nós macerarmos, ela tem um cheiro muito específico”, afirmou o pesquisador.
“Ela tem um sabor agradável para o rebanho bovino, por exemplo. Então mesmo tendo outra disponibilidade de alimento numa região como essa, ele passa a consumir essa planta. O gado pode morrer rapidamente após consumir a erva, porque ela afeta o funcionamento do coração”, falou Fábio.
Ainda de acordo com o professor, o animal morre geralmente em 24 horas, mas se tiver comido pouca erva-de-rato, há chance de recuperação. Como não existe vacina, o criador deve deixar o boi parado, para que o organismo dele reaja.
Fonte  :  G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário