CONEXÃO PASSIRA: 5 de junho de 2013

quarta-feira, 5 de junho de 2013

PRIMEIRA ETAPA DE INSTALAÇÃO DE CISTERNAS DA FUNASA COMEÇOU EM GRAVATÁ.

Começou nesta terça-feira (04/06) a primeira fase de instalação das cisternas destinadas à Gravatá através da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) /Divisão de Engenharia da Saúde Pública. Ao todo a cidade vai receber 202 unidades, mas nesta primeira fase 76 cisternas serão instaladas nas comunidades rurais: Ladrilho (6), Maria Isabel (25), Boa Vista (3), Angico (3), Camará (1), Lagoa Queimada (9), Lagoa do Costa (25) e Sítio Maravilha (4). Gravatá será a segunda cidade pernambucana a receber cisternas da Fundação. “Esta será mais uma missão, de levar água para quem mais precisa de forma organizada, para que no próximo verão a realidade das comunidades rurais seja melhor”, afirma o prefeito. 

Na última segunda-feira (03/06) o secretário da Defesa Civil do município, Alex Andrade, recebeu a visita de Edu Fernandes, diretor da Construtora AIC responsável pela instalação das cisternas, segundo o secretário as escavações começam pela manhã para que em alguns dias as cisternas sejam instaladas. Alex informa ainda que cada cisterna será contemplada com 8 mil litros de água. 


As comunidades de Tarrafas, Avencas de Baixo, Carapotós, Nicácio, Criminoso, Esquerdo, Caroá, Avencas de Cima, Cajá, Caetano e Cotunguba, também receberão cisternas. 

Fonte  :  Assessoria de Imprensa

PARTIDO DE MARINA MARCA PARA O DIA 15 ATO PARA COMEMORAR META DE ASSINATURAS.


A assessoria da pré-candidata à Presidência Marina Silva confirmou que fará no próximo dia 15 uma série de atos para comemorar o fato de a Rede Sustentabilidade ter alcançado as 500 mil assinaturas necessárias para sua oficialização como partido.
Segundo a assessoria de Marina, a ideia é promover um "dia de mobilizações", que deverão ser feitas em vários lugares do país. Os locais onde serão feitos esses mutirões, no entanto, ainda não foram definidos.
De acordo com o site da Rede, mais de 430.00 pessoas já apoiaram a criação do partido. A meta do grupo é atingir 500 mil assinaturas até o dia 15 de junho.
Marina, que ficou em 3º lugar na disputa Presidencial de 2010 com cerca de 20 milhões de votos, tenta viabilizar a nova sigla até outubro, a tempo de poder concorrer novamente em 2014.
As assinaturas são uma das etapas necessárias para que a legenda possa obter sua oficialização. Depois, elas precisarão ser validadas por cartórios eleitorais antes de o plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) conceder o registro ao partido.

Fonte  :  Folha de São Paulo

DIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE E COMEMORADO EM GRAVATÁ COM DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DE ÁRVORES.

Nesta quarta-feira (05/06) a Prefeitura de Gravatá comemora o Dia Nacional do Meio Ambiente. A ação coordenada pela Agência Municipal de Meio Ambiente consiste na distribuição de mudas das seguintes árvores: Pau Brasil, Ipê, Sabiá, Acácia e Ipêzinho. As atividades acontecem na Praça da Matriz a partir das 10 da manhã, e serão realizadas em conjunto com as secretarias de Assistência Social e Educação. 

Fernanda Gayoso, presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente destaca a importância da ação, "Trata-se de um ato de cidadania em que vamos ressaltar a importância de cuidar e preservar o meio ambiente. Temos que trabalhar o hoje para que no futuro possamos ter qualidade de vida", afirma.


Fonte  :  Assessoria de Imprensa

SENADO APROVA PERDÃO DE DÍVIDA PARA PEQUENOS PRODUTORES NORDESTINOS.


O perdão da dívida de crédito rural de agricultores familiares e pequenos produtores do Nordeste foi aprovado por unanimidade na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Como a votação foi em caráter terminativo, a matéria segue à apreciação da Câmara dos Deputados.  A autorização para o perdão foi aprovada nesta terça-feira (4) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, com o voto favorável do senador Armando Monteiro (PTB-PE) ao PLS 688/2011, de autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB/PB) e cuja relatoria coube ao senador tucano Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo.

O Projeto de Lei 668/2011 prevê que os débitos referentes aos créditos rurais contratados em instituições financeiras federais, na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) sejam desconsiderados.

As medidas beneficiarão cerca de 50 mil pequenos produtores nordestinos que residem em áreas atingidas pela seca prolongada na região. O perdão da dívida tem como objetivo garantir a retomada das atividades agrícolas na região.

Com a medida, ficam suspensas as execuções judiciais, e os beneficiados não podem ser inscritos em quaisquer sistemas de registro de inadimplência. O perdão é válido para empréstimos contraídos até 31 de dezembro de 2001. Aqueles que contrataram empréstimo de 1º de janeiro de 2002 até a data de publicação da lei, poderão liquidar sua dívida mediante a contratação de nova operação com juros de 3% ao ano, com redução de 65% do valor da operação original e prazo para sua amortização de até dez anos.

Fonte  :  Agência Brasil

MÃE DÁ A LUZ A FILHO E COLOCA O MESMO DENTRO DE UMA BOLSA DENTRO DO SEU GUARDA ROUPAS EM PESQUEIRA.


Uma jovem de 22 anos de idade, de nome  JÉSSICA TAMIRES BEZERRA FERREIRA, que reside no bairro de Baixa Grande em Pesqueira, deu entrada na emergência do Hospital Dr. Lídio Paraíba, com uma forte hemorragia e depois de examinada foi constatado que a mesma havia dado a luz a uma criança. A polícia foi acionado e depois de conversar com a mesma foi confirmado pela mãe que ela havia tido uma criança em sua própria residência e que a mesma estava lá dentro de uma bolsa plástica dentro de seu guarda roupas. A mãe de JÉSSICA disse que viu a filha no banheiro sangrando e procurou socorrer ela e disse ainda que não sabia que  ele estava grávida. 
Funcionários do hospital e policiais foram até a residência da mãe do bebê e lá constataram a veracidade do fato, quando encontraram dentro do guarda roupas, dentro de uma bolsa plástica, o corpo já sem vida de um bebê do sexo masculino de aproximadamente nove meses pesando 2.500 kg, em perfeito estado físico, porem já sem vida. As primeiras informações dão conta de que a mãe teve o bebê, depois o colocou dentro da bolsa, passou mal e foi socorrida ao hospital.
Policiais compareceram ao hospital e já conversaram com a jovem que passou por procedimentos hospitalares e se encontra internada na maternidade daquela unidade de saúde. Um fato chamou a atenção dos profissionais, é que a mesma chegou ao hospital com outra história e foi verificado que o cordão umbilical foi cortado ainda na residência da mesma. A polícia vai ver se ela teve ajuda de outra pessoa.
Fonte: Pesqueira em Foco.

CÂMARA APROVA PROJETO DE LEI SOBRE CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS.

Foto Divulgação
O plenário da Câmara aprovou, na noite do d(4), projeto de lei complementar do Senado que estabelece regras para a criação, incorporação e desmembramento de municípios. Foram 319 votos favoráveis, 32 contrários e 2 abstenções. A votação do projeto foi acompanhada por dezenas de manifestantes, que lotaram as galerias do plenário da Casa, para acompanhar a apreciação da matéria.

O projeto que regulamenta o Parágrafo 4º, do Artigo 18 da Constituição Federal, estabelece que a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios serão feitos por leis estaduais. Define, ainda, que a criação de municípios dependerá de estudo de viabilidade financeira municipal, população mínima e de consulta prévia por meio de plebiscito nos municípios envolvidos.

O texto aprovado estabelece, também, que é vedado a criação, incorporação, fusão e o desmembramento de municípios quando implicar inviabilidade dos municípios pré-existentes. O passo inicial para a criação de um município será a apresentação de requerimento subscrito por, no mínimo, 20% dos eleitores residentes na área geográfica diretamente afetada que se pretenda emancipar, dirigido à Assembleia Legislativa Estadual.

O projeto estabelece que rejeitada em plebiscito a criação, ou incorporação, a fusão ou o desmembramento de município, é vedado um novo plebiscito com o mesmo objetivo no prazo de dez anos. Se for aprovado o plebiscito para a criação de um município, caberá à Assembleia Legislativa Estadual, na forma de seu regimento interno, aprovar o projeto de lei definido, entre outros aspectos, nome, sede, limites de confrontações geográficas dos municípios envolvidos.

O projeto, que está na Câmara desde 2008, não chegou a ser aprovado por nenhuma comissão técnica da Casa onde deveria tramitar, mas, com a aprovação do requerimento de urgência, ele foi votado diretamente pelo plenário da Câmara, na forma de substitutivo da deputada Flávia Morais (PDT-GO). Como o texto aprovado pelo Senado foi alterado na votação dos deputados, a matéria deverá retornar para nova deliberação dos senadores.


Fonte  :  Agência Brasil

VEREADOR JP MUDA DE PALANQUE E SE ALIA AO PREFEITO SILVESTRE.


E não é que em Passira o "Líder da oposição", como ele mesmo gosta de ser chamado, o Vereador JP-PR mudou de palanque?

Em primeira mão o Blog Aventura Passira, adianta que o defensor do ex-prefeito Miguel Freitas-PP e do Deputado Henrique Queiroz-PR, agora, será defensor do Prefeito Silvestre-PSDB. Depois de semanas de negociações o republicano fechou acordo político com o Grupo da Situação e deverá fazer seu primeiro discurso como membro da base aliada, já, a partir desta quinta-feira (06), na sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

Segundo informações, o vereador andava insatisfeito com o grupo da oposição, pois há uma grande dificuldade de se ter um líder já que o ex-prefeito acumula 3 contas rejeitadas, além de supostos discursos vazios.

Deste modo, esta é a segunda aquisição política do novo prefeito em apenas 6 meses de gestão. O primeiro foi o vereador Everaldo Luis-PRB. Quem será o próximo: Rênya ou Dedé da Cerâmica?

Fonte  :  Aventura Passira

PREFEITURA FAZ ABERTURA DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO.


A Prefeitura de Passira por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Cultura, Turismo e Esportes, abriu no último domingo dia 02 de junho o Campeonato Municipal de Futebol de Campo - 2013. O campeonato que tem como meta integrar as comunidades, proporcionando aos jovens do município a oportunidade de praticar o esporte mais popular do planeta, e promover sobretudo a descoberta de talentos do nosso futebol.
Na abertura do campeonato os jogos aconteceram nos seguintes locais: Cidade, Povoado de Poço do Pau, Ribeiro do Mel e Distrito de Bengalas, contando com a participação de autoridades locais, vereadores, do presidente da Liga Desportiva de Passira e Diretor de Esportes Sr.
Rivaldo Santos, radialista e narrador esportivo Ventura Silva e do prefeito de Passira Severino Silvestre que na oportunidade deu o pontapé inicial da competição no estádio José Caboclo para em seguida a bola rolar entre Coréia X Escolinha FC.
Vale frisar, que além de dar total apoio ao evento, o prefeito de Passira doou com recursos próprios, todo o material esportivo das 18 equipes, além de custear as despesas com transportes e taxas de arbitragem durante toda a competição.
JOGO
Grupo
Corinthians FC

X

São Paulo FC
A
Escolinha FC
1
X
2
Coréia FC
A
Grêmio PT
5
X
1
XX de Dezembro
B
União Agrícola
1
X
1
Botafogo OD
B
América FC
1
X
0
Santa Cruz de Candeais
C
Cruzeiro FC
1
X
3
Sport FB
C
Esperança da Várzea
0
X
0
Vasco
D
Palmeiras RM
3
X
1
Santa Cruz Serra Mirim
D
JFonte  :  Assessoria de Imprensa