CONEXÃO PASSIRA: 15 de agosto de 2011

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Professores da rede estadual paralizam por 24 horas.


 Os trabalhadores em educação da Rede Estadual de Pernambuco irão paralisar as atividades por 24 horas nesta terça-feira (16). Também haverá uma passeata com concentração marcada para 13h, em frente à Assembleia Legislativa (Alepe). A categoria vai acompanhar a mobilização nacional promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), apoiada pelo Sintepe.
A suspensão deve-se ao não pagamento do Piso Salarial do Magistério - de R$ 1.597,87-, ao descumprimento da lei que prevê 1/3 da jornada de trabalho para aula atividade e em defesa da destinação de 10% do PIB para a educação. Em Pernambuco, o movimento ainda tem como foco a nomeação dos concursados, melhorias salariais, além de gestão democrática nas escolas com a eleição para diretor.
Na última paralisação articulada pela CNTE, em 11 de maio passado, cerca de 30 mil trabalhadores cruzaram os braços no Estado. Os motivos foram a implementação do Piso e aprovação do Plano Nacional da Educação, cujo Projeto de Lei (PL 8.035/10) foi encaminhado aos parlamentares em dezembro do ano passado.
INTERIOR
Além da paralisação, o Núcleo Regional do Sintepe em Petrolina promoverá panfletagens na cidade sertaneja e nos municípios de Orocó, Cabrobó, Afrânio e Dormentes, em defesa do cumprimento integral da Lei do Piso com um terço da jornada para aula atividade, valorização da carreira, aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE).