CONEXÃO PASSIRA: 12 de abril de 2013

sexta-feira, 12 de abril de 2013

EM CARPINA, VEREADOR PERDE E RECUPERA MANDATO EM MENOS DE 48 H.

Vereador de Carpina, na Mata Norte do estado, Dr. Marinaldo (PSL) foi surpreendido na última terça-feira (9), com a notícia de que a justiça eleitoral teria cassado seu mandato legislativo sob a acusação de compras de votos. A decisão foi tomada pela juíza Dra. Maria do Carmo. Logo em seguida, o vereador recorreu da decisão.
No dia seguinte, o suplente da coligação, Izaías Francelino (PTdoB) foi empossado pela Câmara de Vereadores. Hoje, menos de 24h do fato, o Tribunal Regional Eleitoral julgou uma medida cautelar impetrada pelo Vereador Dr. Marinaldo, na qual solicita o efeito suspensivo da decisão da juíza local, na qual foi concedido através da decisão do desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho.
Com isso, o parlamentar terá seu mandato restabelecido. Ainda segundo, o TRE haverá uma oficialização da decisão Câmara do Carpina, que deverá devolver o mandato para o médico. A posse de Marinaldo deverá acontecer até a próxima segunda-feira (15), antes da próxima sessão ordinária, que ocorre sempre às terças.
Fonte  :  Diário de Pernambuco

CONTRATADOS DA PREFEITURA DE VITÓRIA DENUNCIAM SUPOSTO ATRASO DE SALÁRIO.


Servidores contratados pela Prefeitura de Vitória de Santo Antão, no Agreste pernambucano, estão reclamando de um suposto atraso de salários por parte do orgão. Um servidor que não quis se identificar, procurou o Diario de Pernambuco para reclamar da priorização dada pelo gestor Elias Lira (PSD) aos concursados no pagamento dos salários. De acordo com o denunciante, os trabalhadores contratados não recebem os pagamentos á quatro meses.
"O prefeito só está pagando os concursados. Fazem quatro meses que os contratados não recebem. Não são só os concursados que possuem responsabilidade e famílias para sustentar. Na próxima segunda-feira (15) iremos nos reunir para reinvidicar nosso direitos", afirmou. De acordo com o servidor, "nenhum sindicato está organizando o movimento e a iniciativa foram dos próprios servidores contratados insatisfeitos com a situação".
Já o secretário de comunicação da Prefeitura, Djalma Andrade, afirma que a denúncia é leviana. "Não existe isso. A lei de responsabilidade fiscal obriga os gestores a zerar os contratados na troca de gestão realizado de um ano para o outro. Todos os contratados que não eram concursados, foram afastados em novembro do ano passado. Devido aos gastos da campanha eleitoral, que foi um pouco extrapolado, o prefeito foi obrigado a afastar esses funcionários para não inicar a nova gestão como ficha suja". Ainda de acordo com o secretário, o orgão ainda está finalizando o processo de contratados. "Começamos a contratar novos funcionários em março e ainda estamos finalizando essas contratações. Não temos como atrasar os salários em quatro meses se ainda nem finalizamos o processo".
Fonte  :  Diário de Pernambuco

PASSIRA REVELA ATLETAS NOS CAMPEONATOS.


Noticia Passira revela atletas nos campeonatosA cidade de Passira pode se orgulhar de ter tantos filhos de sua terra se destacando nas atividades esportivas oferecidas nos campeonatos regionais. A secretaria de esportes de Passira, junto com o diretor de Esporte Rivaldo Santos, sente-se felizes e orgulhosos em ver a participação dos atletas passirenses, bem como suas conquistas nas competições. Dessa vez a equipe do taekwondo foi quem se destacou na competição. No 8º campeonato Chãgrandense de Taekwondo 2013, realizado na cidade de Chã grande-PE, no último dia 17 de março, os alunos da academia Dragões de Passira, conquistaram 8 ouros, 2 pratas e 2 bronzes.

Já no 2º campeonato Pernambucano Taekwondo 2013, realizado em Igarassu-PE, no último domingo (7) de abril no Ginásio Jota Raposo, a equipe de Passira obteve 2 campeões e 1 vice-campeão. Fábio Laurentino foi campeão na categoria juvenil, Israel Laurentino, campeão na categoria adulto e José Ivanildo vice-campeão na categoria adulto faixa preta. O campeonato pernambucano serviu de seletiva para o brasileiro de Taekwondo que será realizado em setembro na cidade de São Paulo. Os atletas campeões de Passira estão concorrendo com grande possibilidade de embarcar para o Estado de São Paulo, representando o município de Passira que se orgulha em ver tantos talentos da terrinha.

Atletas campeões do Campeonato Chãgrandense realizado no dia 17/03:Alessandro Vieira- Campeão
  • Allef Santana- 3º colocado
  • Amanda Carine- Campeã
  • Anderson Felipe- Campeão
  • Fábio Laurentino- Campeão
  • Gabriel Barros- Campeão
  • Jandson José- 3º colocado
  • Josivaldo Nascimento- Vice-campeão
  • Juan Igor- Campeão
  • Ruan Medeiros- Vice-campeão
FOTOS: (clique para ampliar)
8º campeonato Chãgrandense de Taekwondo - Chã Grande - PE
8 campeonato chagrandense de Taekwondo Cha Grande PE 01   8 campeonato chagrandense de Taekwondo Cha Grande PE 02   8 campeonato chagrandense de Taekwondo Cha Grande PE 03

2º campeonato Pernambucano Taekwondo 2013 - Igarassu - PE
2 campeonato Pernambucano Taekwondo 2013 Igarassu PE 01   2 campeonato Pernambucano Taekwondo 2013 Igarassu PE 02   2 campeonato Pernambucano Taekwondo 2013 Igarassu PE 03
 Fonte  :  Portal Passira

SEMENTEIRA MUNICIPAL DE GRAVATÁ ESTÁ RECEBENDO CUIDADOS PARA MELHOR SERVIR A POPULAÇÃO.


Localizada na Perimetral nas proximidades do Baviera, a Sementeira Municipal de Gravatá está recebendo todo o serviço de manutenção para melhor atender a população gravataense. O espaço que abriga dezenas de mudas de árvores e outras plantas estava sujo e mal cuidado, e através do trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Animal está totalmente limpo e passando por reparos. As mudas estão à disposição para serem distribuídas com os munícipes. 

De acordo com o secretário Gustavo Gomes, as pessoas que desejarem plantar árvores ou outros tipos de plantas em suas casas ou terrenos, podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Animal, "Nossa secretaria está a disposição de todos que desejem adquirir estas mudas, é só nos procurar na Rua Rui Barbosa no mesmo prédio da Secretaria de Finanças que de imediato iremos disponibilizar as plantas", afirmo
u. 

Fonte  :  Assessoria de Imprensa

CHÃ GRANDE: LIBERAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DEPENDERÁ SOMENTE DOS VEREADORES.



Após longos dias de espera, em cima do prazo final para aprovação de uma série de projetos públicos que beneficiarão milhares de pessoas em Chã Grande, nesta Sexta-Feira(12),  a reunião dos vereadores na Casa Paulo Viana de Queiroz, será fator decisivo para a votação da lei que cria o FUNDO DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL. A mesma, é uma das exigências para que a cidade possa receber o recurso destinado ao bairro da rua das Palmeiras. Os moradores daquela localidade, esperam há anos pela construção de muros de arrimo.  Várias residências foram construídas em encostas e barreiras, e estão em área de risco, segundo a defesa civil.
Prefeito Daniel Alves acompanha engenheiro designado para elaboração do projeto de urbanização do loteamento Padre Cícero
Além da rua das Palmeiras, obras como a urbanização do loteamento Padre Cícero e pavimentação do Bairro Newton Carneiro, também estão na dependência da votação do legislativo, para que possam literalmente saírem  do papel. O orçamento geral dessas obras, equivale a mais de 840 mil reais. Apesar da criação da lei ter sido proposta em caráter de urgência pelo atual prefeito de Chã Grande, Daniel Alves,  até o momento, os vereadores não realizaram a votação, que é necessária para que as construções possam, de fato, acontecer. Caso os procedimentos necessários não sejam executados até a próxima Segunda-Feira(15), os moradores dos bairros anteriormente citados, não serão beneficiados com as respectivas melhorias e a cidade terá uma grande perda.
 A expectativa para a noite desta Sexta-Feira, é que a Câmara de Vereadores de Chã Grande, terá um alto número de populares que irão acompanhar de perto e conferir o que será feito pelos vereadores, eleitos exclusivamente para representar o povo.


 Fonte  :  Brasilonlinenotícia  /  Reportagem: B.O.N  /Cleiton Pereira

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE PASIRA DIFICULTA A ENTREGA DA" DAP" PARA AGRICULTORES E CASA DA CAIXA PODE FICAR DISTANTE PARA ALGUNS.


Noticiamos há alguns dias que  Governo Federal, Governo Estadual, Governo Municipal de Passira juntamente à Caixa Econômica Federal entregará casa para famílias, que não possuem, da Zona Rural de Passira, na Comunidade de Candeais, Placas e Varjadas.

Em meio a vários documentos necessários para aquisição da casa própria é solicitado a DAP - Declaração de Aptidão do PRONAF. Porém o Sindicato dos trabalhadores Rurais da cidade de Passira teria dificultado na entrega desta declaração, o que deixou vários agricultores, postulantes as casas, desapontados, alguns, inclusive, desistiram do grande sonho.
Segundo informações para estes três Sítios (Candeais, Placas e Varjadas) serão disponibilizadas 60 casas. Porém o que teria deixado muitos cidadãos tristes e abatidos, foi que um dos integrantes do Sindicato dos Trabalhadores teria disparado:"Nem se animem, pois só sairão 06 casas desse projeto."

Outros chegaram a comentar para o Blog, que acham que o ocorrido se dá por motivação política. O Blog Aventura Passira tentou entrar em contato com o Sindicato, porém não obteve êxito.

O que é DAP?

Como realizo o credenciamento da DAP?
Os órgãos e entidades autorizados a atuarem como emissores de DAP devem providenciar seu cadastramento.

O Blog Aventura Passira reforça o seu papel diante da sociedade de informar acerca do que ocorre na cidade de Passira e do Agreste. No entanto o texto acima reflete a indignação de algumas pessoas que procurou este meio de comunicação para tal. Deixamos claro que este veículo encontra-se disponível para quaisquer esclarecimentos acerca do ocorrido.

Fonte  :  Aventura Passira

PRESIDENTE DA CASA LEGISLATIVA DE PASSIRA,TEM POSTURA DE MEDIADOR E NÃO PARTICIPA DE DEBATES.


Ontem (11), ocorreu mais uma reunião da Câmara de Vereadores de Passira. Com a plateia lotada, as polêmicas ficaram por conta dos dois vereadores irmãos e adversários políticos, Fia Luiz-PR e Tão Luiz-PSB, o segundo se diz injustiçado e, até, menosprezado pelo irmão durante o processo político, em suas falações Tão disse: "O tempo em que você vereador Fia se juntava com uma patotinha em Môzo [churrascaria] pra ficar dizendo coisas comigo, como vereador "liso" e de 100 votos, acabou. Ganhei com mais de 1 mil votos e não me importa o que você diz, você querendo ou não terá que me ouvir."

Muitos entram no mérito do debate e acabam defendendo ou acusando tais situações. Quem corre longe de tais boatos e debates é o Presidente da casa, o vereador Jamilson Pereira-PSD. Nesta reunião o mesmo não emitiu sua opinião acerca de nenhum posicionamento.

Jamilson, foi eleito no palanque tucano e deverá apoiar um deputado diferente do de Silvestre, Contudo a aliança política do Presidente com o Chefe do Executivo Municipal é mantida.

Deixamos claro, que os debates realizados na Câmara de Vereadores de Passira não refletem a opinião deste meio de comunicação e que a mesma é transmitida Ao Vivo pela Rádio Comunitária local.

Fonte  :  Aventura Passira

PRESO ACUSADO DE ASSASSINAR COMERCIANTE EM LIMOEIRO.

Foto: Bernardo Soares/JC Imagem

Já está no presídio de Limoeiro, Agreste de Pernambuco, o homem acusado de assassinar um comerciante. Edson Ferreira da Silva, de 35 anos, conhecido como “Nem pé podre”, foi preso na manhã dessa quarta-feira (10).
Edson é acusado de matar o comerciante Renato Nunes de Paula no dia 3 de abril de 2008, a golpes de faca peixeira. O crime transtornou a comunidade local pela futilidade. Edson teria entrado no estabelecimento da vítima, um bar localizado no Mercado Público da cidade, e passou a consumir bebidas alcoólicas. O acusado teria se recusado a pagar a conta e por isso foi expulso do local pelo proprietário. Quando a vítima saia do bar, Edson  então teria esfaqueado o comerciante até a morte.
Edson foi localizado em um  ônibus tentando sair de Carpina em direção ao Recife. Ele foi preso e condenado a 17 anos de reclusão pelo homicídio.
Fonte  :  NE 10

ABLOGPE PRESENTE NO ENCONTRO NACIONAL DE BLOGS DO PARANÁ.

(Lissandro Nascimento - Presidente da Associação /
 Foto: arquivo ABLOGPE).

Um encontro da mídia digital brasileira promete reunir entre os dias 12, 13 e 14 de abril, em Curitiba (PR), cerca de 250 blogueiros de todo o Brasil. O Paranáblog está na sua 2ª edição e vai discutir o Marco Civil na internet, assim como a Liberdade de Expressão e o ativismo nas redes sociais.
No encontro, marcarão presença o Deputado João Arruda, Presidente da Comissão Especial do Marco Civil da Internet na Câmara Federal; o Senador Roberto Requião; além de blogueiros renomados de todo o País. A abertura contará com o Debate sobre “a Democratização das Comunicações. Nada além da Constituição!”, com Leonardo Boff (teólogo, filósofo e escritor), Altamiro Borges (jornalista, do Blog do Miro) e Marcela Bomfim (#ParanáBlogs). Com extensa programação, registra-se no último dia do Encontro, Robson Guimarães, tratando da “Monetização de blogs” onde abordará a questão de como deixar o blog rentável.
De Pernambuco apenas dois estarão presentes, os Blogueiros Lissandro Nascimento, do Blog A Voz da Vitória, presidente da ABLOGPE (Associação de Blogueiros do Estado de Pernambuco), eCláudio André, do Blog do Cláudio André o Poeta, de Bom Conselho (representante da entidade no Agreste).
“Teremos a oportunidade de intensificar o intercâmbio e a parceria com outras regiões e firmar posições mais consequentes no Nordeste. Os blogueiros do Paraná nos pediram que a nossa presença no encontro seja para reforçar a ideia de uma união nacional na defesa dos interesses coletivos que iremos abordar nesta 2ª edição, além de contar nossa experiência enquanto entidade em Pernambuco e no Rio Grande do Norte”, adiantou Lissandro.
ENCONTRO – Já está agendado entre os dias 20 e 21 de abril, no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem – Recife, o encontro dos Blogueiros de Pernambuco, com a presença confirmada do renomado Blog do Noblat. Os associados à Ablogpe já estão sendo confirmados.
Fonte  :  ABLOGPE

TRE DEFINE DATA DO NOVO PLEITO ELEITORAL EM PRIMAVERA.


Foram aprovadas, ontem, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) as resoluções que definem as datas das novas eleições dos municípios de Primavera, na Zona da Mata, e Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do Estado. Nas duas cidades, o pleito ocorrerá no primeiro domingo do mês de junho, que corresponde ao dia 2, mas o calendário eleitoral, também aprovado ontem, já tem início na próxima segunda-feira, quando fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores e benefícios por parte da administração pública. De acordo com o presidente do TRE, o desembargador José Fernandes de Lemos, a data aprovada foi a mais próxima possível para permitir todos os trâmites previstos no calendário eleitoral. “Nós também temos pressa porque cada dia que passa prejudica o futuro prefeito eleito, que perderá tempo de administração”, salientou o desembargador eleitoral.
Já no próximo dia 18, inicia-se o prazo para a realização de convenções dos partidos que deliberam sobre coligações e os nomes dos candidatos a prefeito e vice. Esse prazo se encerra no dia 20. Ainda de acordo com o calendário eleitoral dos dois municípios, a propaganda elei­toral será liberara a partir do dia 23 de abril e o no dia seguinte (24) será encerrado o prazo para os candidatos requererem o registro perante o cartório eleitoral. Já a propaganda gratuita no rá­dio e na televisão (se for o caso) começa no dia 9 de maio.
Nos dois mu­­nicípios, os prefeitos eleitos em 2012 foram enquadrados na lei da Ficha Limpa e cassados. No caso de Primavera, o prefeito eleito Rômulo César (PRTB), mais conhecido como Pão com Ovo, concorreu sub judice e posteriormente teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O segundo colocado nesse município, Jadeildo Gouveia (PR), o Galego do Gás, chegou a ser empossado por liminar, mas, com a decisão de novas eleições, acabou sendo destituído. Pão com Ovo, se não puder concorrer em junho, pretende colocar sua mãe, Dona Naza, como candidata.
Já em Santa Maria da Boa Vista, o Tribunal ordenou que o prefeito eleito Jedro Gomes (PSB) não fosse diplomado e nem tomasse posse do car­go. Ele também teve a candidatura impugnada por abuso de poder econômico, político e inelegibilidade. De acordo com o desembargador José Fernandes, outros municípios ainda podem ter novas eleições. “Temos vários processos em julgamen­to, alguns já estão no TSE e têm chances de terem novos pleitos, como é o caso de Angelim e Água Preta”, concluiu.
Fonte  :  Folha de Pernambuco.

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL RECUPERA CARGA COM 15 TONELADAS DE ACÚCAR EM CARUARU.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou, no início da noite desta quinta-feira (11), um caminhão com cerca de 15 toneladas de açúcar, roubado e escondido em um depósito próximo ao autódromo Ayrton Senna em Caruaru, Agreste de Pernambuco. Nenhum suspeito foi preso.

A carreta seguia do Recife para Pesqueira, também no Agreste do estado, quando foi tomada de assalto em Encruzilhada de Bezerros. De acordo com o inspetor Arnaldo Neves, da PRF, os policiais chegaram até o veículo porque ele estava sendo rastreado. “O caminhão havia sido identificado no perímetro do parque da cidade. De posse da localização, fizemos uma investigação e chegamos a um local com cerca de seis ou sete galpões”, afirma Neves.

Em um dos galpões, o caminhão estava com a carga de açúcar intacta. "O galpão estava fechado, precisamos contactar um chaveiro. Ele foi ao local e abriu o galpão para que nós tivéssemos acesso", completa o inspetor. Nenhum suspeito foi localizado pela polícia porque o depósito era alugado e não havia ninguém no local.

Fonte  :  Blog do Adielson Galvão

MONITORA, GRAVATÁ.

O prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano (PTB), também adotou o esquema de monitoramento do governador e ontem passou o dia inteiro reunido com a sua equipe para avaliação dos primeiros 100 dias de governo. Saiu dizendo que convocará monitoramentos para fins de semana e feriados.

Fonte  :  Blog do Magno Martins