CONEXÃO PASSIRA: 21 de abril de 2017

sexta-feira, 21 de abril de 2017

TRAJETÓRIA DO REFRIGERANTE FRATELLI VITA É TEMA DE LIVRO DO CENTRO DE ESTUDOS DA HISTÓRIA MUNICIPAL.

“Nesses tempos em que o sol/ Parece fogo, crepita/ Só nos salva o Guaraná/ Feito na Fratelli Vita// A própria insolação/ Já com a gente o acredita/ Se toma o Guaraná/ Somente o Fratelli...evita...”.  Este poema de Zé Prosa publicado na página quatro do Jornal do Recife, em 4 de setembro de 1927 é o texto de abertura do livro No tempo da Fratelli Vita, do pernambucano Gustavo Arruda, que o Centro de Estudos da História Municipal (CEHM), acaba de editar como volume 35 da Coleção Tempo Municipal.

O CEHM é uma gerência da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, e tem como objetivo promover o resgate da memória municipal, estimulando os historiadores a preservarem a memória local, a conservarem o rico acervo documental dos municípios e a registrarem fatos e informações acerca da história das cidades pernambucanas. A Coleção Tempo Municipal contém livros que contam aspectos, episódios, história de personalidades de determinado município ou região de Pernambuco. 

O presidente da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima, comenta que a memória é um dos alicerces que dá sentido à vida e que preservar a memória, através do apoio aos historiadores, é uma ação que visa manter a história pernambucana viva. “Para isto, é preciso conservar fotos, documentos, objetos e organizar o registro dos fatos. Os erros e acertos do passado ajudam a entender o presente e planejar as ações futuras”, afirmou. 

VOLUME - O autor, que é administrador de empresas pela

NOVO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL É APRESENTADO EM FÓRUM DE ENTIDADES DE PLANEJAMENTO E PESQUISA.

O presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, Maurílio Lima, representou Pernambuco no 5° Fórum de Presidentes e Dirigentes da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes). O evento ocorreu na sede do Conselho Federal de Economia – Cofecon, em Brasília, nos últimos dias 17 e 18. No local, houve a realização de palestras e a divulgação do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) da entidade, que tem a finalidade de caracterizar os municípios brasileiros no que se refere ao desenvolvimento municipal, por meio de indicadores sensíveis a variações de curto prazo. O indicador está estruturado em três dimensões, que mostram as condições atuais dos 5.565 municípios brasileiros em termos de renda, saúde e escolaridade.

Participaram do encontro representantes de 14 instituições de planejamento e pesquisa que integram a Anipes e também do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo foi o de promover a troca de informações sobre as atividades que estão em andamento em cada uma delas e também, elaborar um plano de trabalho para as próximas ações em comum. Na ocasião, os dirigentes puderam traçar um diagnóstico da realidade vivida pelos produtores de informações estatísticas no País.

No primeiro dia do evento, a representante do IBGE, Leila Ervatti, debateu com os dirigentes das demais organizações as diversas atividades que os órgãos têm em parceria com o instituto nacional. No segundo dia, técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (STI/MP) apresentaram detalhes da ação Infraestrutura Nacional de Dados Abertos.

Estiveram presentes representantes da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SAGI/MDS), do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc); Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (CEPRO-PI); Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag-AL); Superintendência de Estudos Econômicos (SEI-BA); Fundação João Pinheiro (FJP-MG); Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN-ES); Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade-SP); Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP-PR); Instituto Mauro Borges (IMB-GO); Instituto Brasiliense de Estudos da Economia Regional (IBRASE-DF), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan-DF).

IDM – Maurílio Lima conta que foi um longo