CONEXÃO PASSIRA: 16 de julho de 2014

quarta-feira, 16 de julho de 2014

POLÍCIA APREENDE 120 KG DE MACONHA NA BR-232 EM GRAVATÁ.

Um Homem de 25 Anos foi Preso em Flagrante com 120 kg de Maconha na BR-232 em Gravatá.

De acordo com a Polícia Federal, a Prisão ocorreu por meio de Fiscalizações de Rotina da PF com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A Droga estava no Porta Malas de um Carro e dividida em 120 Tabletes.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Polícia Federal, o Suspeito informou que Morava em Jardim (CE) e ao visitar o Município de Salgueiro, no Sertão, conheceu um Homem que teria oferecido R$ 2.500,00 para fazer o Transporte do Entorpecente.

O Suspeito disse também que a Droga seria levada para Traficantes no Recife, o  Material foi apreendido no Domingo (13-Jul-2014) e a divulgação foi realizada nesta terça-feira (15-Jul-2014).

Ainda segundo o Departamento, a Quantidade Apreendida Equivale a 24.000 Papelotes de Maconha.

Após prestar depoimento, o Homem passou por Exame de Corpo de Delito e foi encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel) onde ficará à disposição da Justiça Estadual de Gravatá.

Caso seja Condenado, poderá pegar Penas que Variam de 5 a 15 Anos de reclusão.

Fonte : Polícia Federal / Blog do Matuto

INSCRIÇÕES PARA O EXAME SUPLETIVO 2014 SEGUEM ATÉ 10 DE AGOSTO.

As inscrições para o Exame Supletivo 2014 começaram na última quinta-feira (10) para os interessados em concluir o ensino fundamental e médio. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto. Aos 65 anos, o motorista aposentado, Mário Dornelas, vai tentar concluir seus estudos. Entusiasmado ele vai prestar o exame para o ensino médio. Após cursar até a 2ª série do ensino fundamental, Mario abandonou os estudos para se dedicar ao trabalho, reingressando em 1975 para prestar o supletivo do nível fundamental.

Após 39 anos o aposentado reconheceu a importância de concluir os estudos. Durante esse intervalo estudou música e fez um curso de informática, e a cada dia percebe que não deseja mais parar e seu objetivo é conseguir o certificado de conclusão do ensino médio. “É importante e muito gratificante voltar a estudar, mesmo estando com uma idade avançada, é necessário aprender alguma coisa tanto pra viver como para passar adiante. Pretendo ingressar em um curso técnico depois, mas ainda não tenho nada definido, eu tenho o curso de música e acho que vou seguir por essa área”, ressaltou. 

Mário também deixa uma mensagem de encorajamento para os que assim como ele interrompeu os estudos. “Nunca é tarde. A idade não pode atrapalhar, quando temos a condição de caminhar, mesmo se a saúde não estiver 100%, mas sente esse desejo, qualquer tempo é tempo e a cada aprendizagem vamos nos sentimos ainda mais realizados” declara.


Fonte: Secretaria de Educação e Exportes
Foto: Alyne Pinheiro

GOVERNADOR JOÃO LYRA NETO É HOMENAGEADO PELA FECOMÉRCIO.

O governador João Lyra Neto foi agraciado com o Troféu Empresários Destaque 2014, concedido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), em solenidade realizada na noite de ontem (14/07), no auditório do Senac. Além do chefe do Executivo Estadual, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, também foi homenageado. Criado há dois anos para comemorar o Dia do Comerciante, festejado em 16 de julho, o evento de entrega do troféu tem por objetivo homenagear empresários e autoridades que contribuíram para o desenvolvimento do comércio de bens, serviços, turismo e para o crescimento da economia da região.
A honraria, entregue pelo presidente da instituição, Josias Albuquerque, foi concedida ao governador por sua "contribuição extraordinária" como gestor público e empresário. "Como gestor do Estado, o trabalho de João Lyra tem sido muito eficiente. É uma pessoa muito ética no desenvolvimento das suas atividades. E como empresário, ele facilitou a vida dos Caruaruense. Na época não havia estrada, ela já tinha sua empresa já trabalhava em benefício de Pernambuco", disse Josias Albuquerque.
O governador João Lyra Neto enalteceu a Fecomércio pela iniciativa de agraciar empresários de Pernambuco, que "estão contribuindo, ao longo de sua existência, alguns há mais de 50 anos, para o desenvolvimento do nosso Estado". O governador também ressaltou a importância da Fecomércio pela prestação de serviço, através do Sesc/Senac, para formação da população no Estado. "Só no ano passado, foram formados mais de 130 mil pernambucanos. Isso faz com que o nosso Pernambuco se reencontre no caminho do desenvolvimento. E não há outro caminho, senão o do conhecimento", afirmou João Lyra Neto
HOMENAGEADOS - Também foram agraciados com o trófeu o empresário Luiz Gil Siuffo, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); Djalma Farias Cintra, do Grupo Bonanza; o provedor Alberto Ferreira da Costa, do Real Hospital Português; Guilherme Ferreira da Costa, do Grupo Ferreira Costa; Carlos Aurélio de Carvalho Nunes, da Tupan Construções, além de Rudi Marcos Maggioni, da Frutas Cantu; Heraldo Menezes de Sá, do Grupo Compare; João Duque de Sousa, do Grupo João Duque Comercial e o deputado estadual Antônio Moraes.

Fonte: Secretaria de Imprensa de Pernambuco
Foto: Raul Buarque/SEI

FIG VAI FORTALECER TRADIÇÕES QUILOMBOLA PERNAMBUCANAS.

Durante o Encontro de Povos Tradicionais, que acontece entre os dias 22 e 25 de julho, no Quilombo Castainho, o público do 24º Festival de Inverno de Garanhuns terá a oportunidade de conhecer melhor as tradições culturais das comunidades quilombolas do Agreste pernambucano.

O Polo Castainho, que fica a aproximadamente 5 km do centro da cidade, terá apresentações musicais com percussão afro, danças e grupos de coco. O Coral Vozes do Quilombo, formado por crianças e adolescentes da comunidade Estivas, será um dos destaques da programação.

Oficinas de dança, percussão, confecção de instrumentos e de jogos, destinadas exclusivamente para pessoas de comunidades quilombolas, indígenas e rurais também são destaques. Já no Polo Quilombo Estivas, os moradores vão conferir a palestra “Rede de Saúde e Cultura: plantas que curam e alimentam”, que será ministrada por representantes da Fiocruz e do MinC, na terça-feira (22), das 14h às 17h.

De acordo com Francisco de Assis, articulador regional de Povos Tradicionais e Populações Rurais da Secult-PE, a inclusão de oficinas na programação de polos como Castainho e Estivas, objetiva durante o festival “ampliar conhecimentos, permitir trocas das técnicas e elementos culturais específicos de cada comunidade, além de deixar um aprendizado que possa ser repassado e fortalecido após o festival”, comentou.

Também na programação voltada à valorização dos povos tradicionais, há o lançamento do livro “Castainho Contando a História”, que acontece na Praça da Palavra (centro), na terça-feira (22). Durante o evento, que começa a partir das 13h, haverá bate-papo com Seu Zé Carlos, liderança do quilombo e membro da Comissão Estadual Quilombola. Já no Quilombo Timbó, acontece de 17 a 26 de julho, a Expedição e Exposição Fotográfica “Instantâneas da África”, do fotógrafo Diego Di Niglio. 

Programação do Encontro de Povos Tradicionais no Quilombo Castainho:

Terça-feira, 22/7
17h – Grupo Nação Quilombola (Quilombo Tigre)
17h30 – Canto Coral Vozes do Quilombo (Quilombo Estivas)

Quarta-feira, 23/7

17h – Grupo de Dança Afro Estrela (Quilombo Castainho)
17h30 – Coco do Mestre Juarez (Quilombo Timbó)

Quinta-feira, 24/7

17h – Coco Castelo Branco (Quilombo do Castainho)
17h30 - Negra-Atitude (Quilombo Estivas)

Sexta-feira, 25/7
14h – Socialização dos Resultados das Oficinas Temáticas
16h – Dança Afro Tigre (Quilombo Tigre)
16h30 – Quilombo Axé (Quilombo do Castainho)
17h – Percussão Afro Estrela (Quilombo Estrela)             

Expedição e Exposição Fotográfica “Instantâneas da África”
Local: Quilombo Timbó
De 17 a 26 de julho

Programação de Formação nos Quilombos de Castainho e Estivas:

Oficina de Danças (didática e coreografia)

Local: Quilombo do Castainho
De 21 a 25 de julho
Público: 20 jovens dos cinco grupos de dança dos Quilombos

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h (total: 30h/a)
Oficineiro(a): Orunmillá Santana

Oficina de Percussão (Qualificação artística dos grupos)

Local: Quilombo do Castainho
De 21 a 25 de julho
Público: 20 jovens dos cinco grupos dos Quilombos
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h (total: 30h/a)
Oficineiro(a): Carlos Henrique (Negro Henrique)

Oficina de Confecção de Instrumentos

Local: Quilombo do Castainho
De 21 a 25 de julho
Público: 15 jovens dos cinco grupos dos Quilombos
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h (total: 30h/a)
Oficineiro(a): Afonso Filho (Mestre Afonso)

Oficina Recreativa de Jogos e Brincadeiras

Local: Quilombo do Castainho
De 21 a 25 de julho
Público: 80 crianças e adolescentes do Quilombo do Castainho

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h (total: 30h/a)
Oficineiro(a): Lucas José e Márcia Maria (Marília Marley)

Palestra “Rede de Saúde e Cultura: plantas que curam e alimentam”

Local: Quilombo Estivas
Data: 22 de julho
Público: Moradores da comunidade

Horário: 14h às 17h
Palestrantes: Gisela dos Santos e Mariana Olívia (Fio Cruz e MinC – Nordeste)


Fonte: Secretaria de Cultura de Pernambuco
Foto: Val Lima