CONEXÃO PASSIRA: 11 de abril de 2017

terça-feira, 11 de abril de 2017

HOMEM MORRE ATROPELADO POR CAMIÃO EM LIMOEIRO.

No início da tarde dessa segunda-feira (10) um homem morreu atropelado por um caminhão durante manobra realizada na Rua Doutor José Cordeiro, no Centro de Limoeiro. A vítima foi identificada como José Cláudio de Freitas Barros, 39 anos, que morava no Bairro da Pirauíra. De acordo com informações coletadas na delegacia regional de Limoeiro, o veículo pertence a uma distribuidora de alimentos do Rio de Janeiro e, no momento do acidente, estava realizando entregas em Limoeiro. O motorista Luciano Rosa da Silva, 41 anos, prestou depoimento e foi liberado. 

Ele disse na delegacia que a vítima passou por trás do caminhão durante manobra para estacionar e acabou atingido. Cláudio ficou preso embaixo do veículo e morreu no local. O motorista disse ainda que tentou prestar socorro, mas como percebeu que o homem estava morto e as pessoas começaram a xingá-lo, deixou o local e se abrigou em um estabelecimento comercial para aguardar a polícia. O representante da empresa em Pernambuco disse a nossa reportagem que todas as despesas e apoio necessário aos familiares da vítima serão garantidos. O caso será investigado pela delegacia da cidade


Fonte  :  http://blogdoagreste.blogspot.com.br/

POLICIAIS MILITARES APREENDEM SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS EM GRAVATÁ.

Na manhã da última segunda-feira (10), por volta das 09h00, Policiais militares com o apoio do serviço reservado da PMPE, Foram averiguar uma denúncia de tráfico de drogas na residência da pessoa José Leôncio da silva, de 23 anos, localizado na rua da Linha, Área Verde, em Gravatá, Agreste de Pernambuco. De acordo com os policiais o mesmo foi localizado na porta de sua residência porém com ele nada foi encontrado.

Ainda segundo o policiamento durante busca na casa do suspeito foi encontrado a quantidade Aproximadamente de 30 (trinta) gramas de maconha pronta para o consumo. Diante dos fatos os policiais conduziram o acusado Juntamente com material apreendido a delegacia de policia civil da cidade para que fossem tomadas as medidas cabíveis, o José foi levado para audiência de custódia na tarde desta terça-feira, onde após ser ouvido o mesmo foi conduzido para o presidio em Vitória de Santo Antão. 

Fonte  :  plantao365.com.br

CRIME DE MORTE REGISTRADO EM SAPUCARANA.

 
Um comerciante de Sapucarana, distrito de Bezerros, de nome Elias Francisco do Nascimento, vulgo "Gordo", foi morto em seu próprio estabelecimento comercial na vila do distrito. Dois homens em uma motocicleta teriam efetuado os disparos que atingiu uma segunda pessoa, possivelmente um cunhado da vítima.  O homem assassinado já morou em Camocim de S. Félix e já foi detido em 2015 por porte de arma, munição e uma carteira de identidade falsa.

Fonte  :  http://bezerroshoje.ne10.uol.com.br/

EM PASSIRA, CHUVA DE MINUTOS DERRUBA MURO DE ESCOLA ESTADUAL.

No final da manhã desta terça-feira (11) um verdadeiro temporal caiu no município de Passira, Agreste de Pernambuco. Os poucos minutos de chuva forte bastaram para derrubar um muro que faz a proteção da Escola de Referência Manoel Guilherme da Silva, localizada no Alto São José.


Destaca-se que Passira sofre com uma das maiores estiagens do século, culminando em colapso hídrico, por fim deixando a população totalmente desassistida pelo abastecimento de água pela COMPESA.

Fonte  :  http://aventurapassira.blogspot.com.br 

PREFEITURA DE PASSIRA INTENSIFICA ARAÇÃO DE TERRAS DOS AGRICULTORES.

 A prefeitura de Passira iniciou na segunda quinzena do mês de março o programa de aração de terra dos agricultores do município. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Agricultura, 12 tratores estão circulando pelas comunidades rurais. Nesta segunda-feira (10), o Sítio Apara foi o contemplado. Segundo a prefeita Renya Carla (PP), as máquinas passaram desde o lançamento do programa por Cafuba, Assentamento Patativa do Assaré, Varjada (Mata), Assentamento Recreio 1, Recreio 2, Borba de Cima, Lagoa Rasa, Varjada, Sítio Paulinas, Comunidade do Breu e Poço do Pau. 

"Os tratoristas estão arando as terras de homens e mulheres de fibra que suam a camisa para produzir o nosso alimento. Os calos nas mãos dessa gente servem de exemplo para os mais jovens", postou a prefeita em sua página no Facebook. "Em breve, o homem do campo estará plantando e sendo abençoado pela chuva" completou. Os agricultores devem procurar a secretaria para agendar a ida do trator. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Passira tem uma população de cerca 28 mil habitantes. Desse total, metade mora no campo. Na agricultura, o plantio de milho se destaca como potencialidade econômica. (Imagem | Reprodução Facebook)


Fonte  :  http://blogdoagreste.blogspot.com.br

SEMANA SANTA DE GRANDES ATRAÇÕES NA CIDADE E NA ZONA RURAL DE GRAVATÁ.

 Semana Santa de Gravatá 2017 , que acontece entre os dias 13 a 16 de abril, está com uma programação intensa,  e a novidade este ano é que haverá eventos não só durante à noite e apenas na área urbana, os dias do feriado serão preenchidos com muito forró pé de serra e sofrência também na Zona Rural, onde o arrasta pé será comandado por atrações como Irah Caldeira, Maciel Melo, Capim com Mel entre outros. No pátio de Eventos, dentro da programação oficial da prefeitura haverá o tradicional Teatro da Paixão com centenas de
atores e figurantes e atracões como Padre João Carlos, Padre Joãozinho e Fulô de Mandacaru.
A Segurança será intensa

Para garantir a tranquilidade da festa, foi organizada uma operação especial integrada entre diversos órgãos para garantir os serviços de infraestrutura e segurança  durante o feirado. A Polícia Civil terá uma Delegacia Móvel no Pátio de Eventos e contará com um efetivo de 18 a 20 policiais por dia além dos que já estão sediados na cidade. A Polícia Militar terá um efetivo de 450 policiais da Cavalaria, Rocam, Rádio Patrulha, BEPI (Antiga CIOSAC), CIPCÃES, BPTran, CIOI, CIATur (policiais falam língua estrangeira para atender melhor os turistas) distribuídos pelos quatro dias em vários pontos da cidade. A Polícia Federal vai atuar  diariamente com 12 homens em quatro viaturas e no sábado o efetivo será duplicado,  haverá a Lei Seca na entrada de eventos e posto Rodoviário entre outros locais.
Para dar fluidez ao trânsito, 25 a 30 homens do DETRAN irão trabalhar diariamente em 2 turnos 8h às 10h  de terça a domingo em oito carros e oito motos na  Operação de circulação com fiscalização,  abordagens e a  aplicação de multas.
Infraestrutura 
A Compesa vai contar com uma equipe de prontidão com carros pipas para reforçar o abastecimento e também vai colaborar com cerca de 2000 garrafinhas pet que  serão distribuídas na entrada do evento (sábado) para impedir a circulação de materiais cortantes.
A CELPE terá equipes de plantão (eletricistas e engenheiro) para o atendimento de ocorrências, denúncias, inspeção, monitoramento que poderá ser acionadas pelo telefone de Prontidão(116).
Saúde e Ação Social
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude fará por meio da  AEPETI (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) diversas ações durante o período nos três turnos para coibir o trabalho e abuso infantil. Serão montados dois stands de apoio no Centro e no Pátio de Eventos, onde psicólogas e assistentes sociais darão orientações e informações. Haverá panfletagem no Polo Moveleiro, Mercado Municipal, Cruzeiro, Sinal no centro e nos Stands. O Conselho Tutelar também estará de plantão atuando para atender denúncias e orientar os visitantes e moradores.
SAÚDE
O Hospital dr. Paulo da Veiga Pessoa contará com equipe extra e a Secretaria Municipal de Saúde vai promover a distribuição de preservativos em hotéis e locais de eventos e  ações de bloqueio contra o mosquito Aedes Aegypti.
Emprego e Renda 
A Secretaria Municipal da Mulher vai instalar dez  barracas destinadas aos artesãos de entidades não governamentais para gerar renda para os trabalhadores do setor, em frente ao CNA.  Entre as instituições participantes estão: a Casa da Mulher, a Estação do Artesão, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato dos artistas Plásticos.
O prefeito Joaquim Neto está otimista com sucesso da programação e da tranquilidade no município. " Fizemos várias reuniões para afinar todos os setores e  envolvidos para promover a infraestrutura adequada e segurança. Fomos atendidos em nossos pleitos para promover a segurança e a equipe da guarda municipal irá reforçar a atuação

VEJA A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA SEMANA SANTA DE GRAVATÁ
13 DE ABRIL 2017 - quinta-feira

MAIOR NÚMERO DE VEÍCULOS DISPONIBILIZADOS PARA LEILÃO PELO DETRAN-PE

A Secretaria Estadual das Cidades (SECID) está disponibilizando 499 veículos no 5º Leilão do DETRAN-PE de 2017. É o maior número de veículos oferecidos na história dos leilões promovidos pelo Orgão. O evento acontece na quinta-feira dia 13 de abril a partir das 9h da manhã no pátio da empresa Coliseum, localizada em Vitória de Santo Antão, às margens da Rodovia Luiz Gonzaga, BR 232.

Os interessados podem fazer a visita prévia dos lotes nos dias 11 e 12 de abril, das 9 às 16h. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o veículo removido, e não reclamado por seu proprietário dentro do prazo de sessenta dias, seja levado a leilão.

O Edital, contendo as informações gerais sobre o leilão, a exemplo das normas, documentação exigida e taxas de administração a serem pagas pelos arrematantes, pode ser acessado no site do DETRAN:www.detran.pe.gov.br.
O dinheiro arrecadado no leilão é usado para pagar as dívidas dos veículos apreendidos. Quitados os débitos, o resíduo restante – caso haja – volta para o proprietário anterior do veículo.

O Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, explica que o arrematante deverá requerer e pagar pela expedição da 2º via do Certificado de Registro do Veículo (CRV). “Cabe a ele também arcar com o valor dos serviços de Baixa do Gravame dentre outras taxas como a de Licenciamento, a de transferência do veículo e a taxa de Emplacamento”.

Serviço:
5º Leilão 2016 de veículos apreendidos pelo DETRAN-PE
Quando: 13 de abril de 2017, às 9h da manhã.
Onde: sede da Coliseum Leilões, em Vitória de Santo Antão, Rodovia Luiz Gonzaga, BR-232-Km 41- Distrito Ind. Vitória Sto. Antão/PE.

Fonte  :  Jô Lima / Assessora de Imprensa

DETRAN-PE REALIZA AÇÃO EDUCATIVA NA SEMANA SANTA.

Durante a pré-estreia da apresentação do maior espetáculo ao ar livre do mundo, que aconteceu na última sexta-feira (07), em Nova Jerusalém, Agreste do Estado, foi realizada blitz educativa com agentes da Operação Trânsito Seguro – OTS, acompanhados de técnicos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito e artistas educadores da Turma do Fom-Fom. Foram abordados, além das autoridades que foram ao teatro, inclusive o Governador Paulo Câmara, que na ocasião recebeu kit com material educativo da turma do Fom-Fom, motoristas e motociclistas que receberão orientações sobre os principais cuidados  para evitar acidentes, além de folders educativos, bafômetros descartáveis e cabides de retrovisor.

Ainda durante os dias de evento os técnicos de educação abordarão motoristas dos ônibus e carros estacionados próximo ao Teatro, com objetivo de alertar os perigos do trânsito, além de realizar distribuição de materiais educativos produzidos pelo Órgão. Os bares da localidade estarão sendo ponto de ação, onde o público é conscientizado por técnicos e a Turma do Fom-Fom a respeito do perigo da mistura do álcool e direção e receberão bafômetros descartáveis.

Até o próximo dia 15 quando é encerrado o feriadão da Semana Santa, a Secretaria das Cidades – Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, estará realizando ações educativas no município do Brejo da Madre de Deus, onde acontece a encenação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Devido ao evento, a cidade, as BRs e PEs do entorno recebem um grande fluxo de veículos de todas as regiões do estado e país.

De acordo com o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, por determinação do Governador Paulo Câmara, o Órgão vem investindo ainda mais na educação no trânsito para atuar de forma preventiva. “Nosso foco é sempre na prevenção de acidentes, principalmente no período de festividades e feriados, que só torna possível quando é atrelado a fiscalização prévia e a educação, o que estimula a boa conduta do motorista no trânsito”, destaca.

Fonte  :    Jô Lima   /     Assessora de Imprensa

GOVERNO DO ESTADO AUTORIZA CONCURSO PÚBLICO PARA UPE,. 270 VAGAS E SALÁRIO DE R$ 2.600,00.

Após diversas negociações com Governo do Estado, o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, conseguiu a autorização para realização de concurso público para o preenchimento de 270 vagas para servidores técnicos administrativos. O anúncio aconteceu na última quinta-feira (06/04), durante a inauguração de prédio com 16 salas de aula do campus da UPE em Garanhuns.

A decisão por um novo Concurso Público foi tomada pelo governo com base em três principais fatores, são eles: a interiorização da UPE, que ampliou a quantidade de unidades de ensino e de cursos, gerando a necessidade de mais servidores para atuarem nas atividades de apoio; o preenchimento de vagas geradas por aposentadorias e falecimento de servidores; e por encontrar-se com um número de servidores técnicos administrativos abaixo do preconizado pelo Ministério da Educação (MEC), o que interfere negativamente nos indicadores de educação.

Para o reitor da UPE a autorização é um excelente sinal. “Tendo em vista a atual necessidade da Universidade, o número autorizado para nomeação ainda não é o suficiente, mas já sinaliza a intenção do Governo em dar um encaminhamento positivo em solucionar a questão mesmo diante do momento de crise que estamos enfrentando”, ressaltou.

A seleção terá 128 vagas para Analista em Gestão Universitária (nível superior), com salário base no valor de R$ 2.605,45, e 142 para o cargo de Assistente em Gestão (nível médio), com vencimento base no valor de R$ 1.157,98.

O certame fará a seleção para o provimento das seguintes funções: administrador, advogado, analista de sistemas, assistente social, bibliotecário, biomédico, contador, biólogo, engenheiro, fisioterapeuta, pedagogo, psicólogo, secretária executiva, terapeuta ocupacional e tradutor, todos para nível superior.

Já para o nível médio as funções são: assistente administrativo, técnico administrativo, técnico em contabilidade, técnico em arquivo, técnico em informática, técnico em saúde bucal, técnico de laboratório, técnico em secretariado, técnico de enfermagem, técnico em edificações, técnico em radiologia e atendente de clínica odontológica.

O reitor da UPE, informou, ainda, que o edital deverá ser publicado em breve e que essa medida é um reforço para o funcionamento das atividades da Universidade.

A deliberação do concurso terá um custo

ALEPE INSTALA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

Foto  :  da web
Na terça feira (11), será instalada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), às 9h, a FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. A Frente é uma proposição da Deputada Terezinha Nunes (PSDB), e terá o objetivo de ampliar o debate com entidades do segmento da pessoa com deficiência para identificar as principais lacunas, traçar diagnósticos e sugerir políticas públicas executáveis voltadas para essas pessoas em todo o estado.

Segundo o censo do IBGE 2010, o Brasil possuía cerca de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Em Pernambuco, 23,9% da população possui deficiência. Multiplicando esse número por dois, pois cada ser envolve pelo menos dois entes de sua família (pai, mãe ou parente), atingiremos o número aproximado da população interessada na temática inclusão social. Com o estabelecimento da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/15), também conhecida por Estatuto da Pessoa com Deficiência, governos e empresas precisarão se empenhar ainda mais para contribuir com o processo de inclusão desses cidadãos e um dos principais objetivos da FRENTE é difundir  a LBI e validá-la em Pernambuco.  
Apartidária, a FRENTE tem como relatora a Deputada Laura Gomes (PSB) e como membros titulares os Deputados Jadeval de Lima (PDT), Roberta Arraes (PSB), Ricardo Costa (PMDB) e Clodoaldo Magalhães (PSB).


Fonte  :  Assessoria de Imprensa / Charles Andrade

ADRENALINA E DIVERSÃO: II DOMINGO NA ARENA RADICAL RECEBE GRANDE PÚBLICO.

A segunda edição do Domingo na Arena Radical comprovou, mais uma vez, o potencial multiuso da Arena de Pernambuco. Assim como ocorreu em 27 de novembro de 2016, o público abraçou as atividades repletas de adrenalina e emoção, e compareceu em grande número desde as primeiras horas da manhã na Praça Sul da Arena.
As atividades mais procuradas pelas mais de 16 mil pessoas que estiveram presentes no Arena Radical ao longo do dia foram, novamente, o passeio de tirolesa saindo do quarto nível da Arena, com os presentes curtindo o vento no rosto ao descer de uma altura de mais de 60m; descida de Rapel de 12m na face central da Arena.

Os dois equipamentos de elásticos do Eurobungy também repetiram o êxito da edição de estreia, levando crianças e adultos a mais de 7m de altura. A galera também curtiu a apresentação de Krav Maga. Criado na década de 1940, o Krav Maga - que pode ser traduzido como “combate de defesa” ou “combate de contato” - é adotado por forças de segurança e em treinamentos para a população civil em todo o mundo, além de ser usado como técnica de defesa pessoal.

Além dos cabos de aço da tirolesa e do rapel, as rodas de diversos tipos e materiais ditaram o ritmo neste dia 09. Na Praça Sul, o público prendeu a respiração com a apresentação de manobras radicais da equipe Tshow de motos. Em apresentação aberta ao público e gratuita, os acrobatas realizaram manobras de alto grau de dificuldade, encantando o público, trazendo adrenalina e diversão.

As rodinhas também foram protagonistas. A escolinha de skate colocou os iniciantes em cima da prancha, realizando os primeiros movimentos. Próximo ao skate, a pista de patinação indoor, novidade desta edição do Radical, foi bastante procurada para quem queria curtir o dia com velocidade e segurança. O Secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, afirmou que a segunda edição do Radical foi um sucesso. 

“A segunda edição do Domingo na Arena Radical mostrou novamente o vasto potencial multiuso que tem a Arena de Pernambuco, e que o público pode contar, novamente, com emoção, adrenalina, diversão e segurança, no equipamento mais moderno de nosso estado. O público comprou a ideia mais uma vez, fazendo deste domingo mais um belo espetáculo”, encerrou.

Fonte  :   Gestor de Comunicação da Arena de Pernambuco                          
Fotos  :  Maurício Penedo/Arena de Pernambuco 

PARCERIA POSSIBILITA REVISÃO DO PLANO DIRETO DE TAQUARITINGA DO NORTE.

A equipe técnica da prefeitura municipal de Taquaritinga do Norte, Agreste pernambucano, esteve na quinta-feira, 06, na sede da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem para iniciar os trabalhos de revisão do Plano Diretor municipal. O último PD do município é datado de 2005, e, de acordo com a legislação, estes instrumentos normativos devem ser revisados a cada 10 anos.

Os técnicos de Taquaritinga do Norte foram recebidos pela diretora de Articulação e de Apoio ao Desenvolvimento Regional da Agência Condepe/Fidem, Graça Tavares, e a equipe da DADR. Foi agendada uma reunião técnica para esta terça-feira, 11, às 10h, no mesmo local com o objetivo de iniciar a revisão do plano onde a Agência dará apoio técnico na metodologia, no processo de elaboração da revisão do documento. Em uma próxima etapa será firmado um convênio de cooperação técnica entre as duas entidades e os secretários municipais serão envolvidos no processo através da realização de um seminário, onde haverá nivelamento  e avaliação do PD.

O secretário de Gestão de Taquaritinga, Evilásio Araújo, comentou a importância da parceria com a Agência Condepe/Fidem na revisão do PD, “a partir daí temos um norte para a melhor forma de conduzir este processo com segurança”. Ele acrescentou que já começou a montar a equipe municipal que vai estar à frente deste trabalho.

Segundo Evilásio Araújo, com a revisão do plano diretor, haverá uma radiografia atual do município, dos potenciais e das áreas que necessitam ser melhoradas. “Procuramos desenvolver as ações de acordo com as exigências que constam do PD em vigor, e conseguimos este feito em um patamar de 80% a 90%. Mas, existe sempre um ou outro item que necessita de ajustes”, disse o gestor. Ele aponta a questão da expansão urbana, como um dos pontos que devem ser reavaliados com mais intensidade, os critérios que devem ser seguidos para a criação dos aglomerados e dos povoados, por exemplo.

Já a diretora Graça Tavares enfatizou que é muito importante que o município venha procurar a Agência Condepe/Fidem, pois mostra que está consciente do papel que a entidade tem com relação ao fortalecimento municipal seja com relação à elaboração dos planos diretores ou à captação de recursos.

Fonte  :  Assessoria de Comunicação CONDEPE/FIDEM