CONEXÃO PASSIRA: 12 de junho de 2013

quarta-feira, 12 de junho de 2013

EM POMBOS, PM MATOU JOVEM POR CAUSA DE BRINCADEIRA COM UM PRATO DE MACAXEIRA.

(Fotos: reprodução - TV Clube).

Foi sepultado nesta terça-feira (11), na cidade de Pombos, agreste do Estado, o estudante José Diogo Gomes da Silva, de 22 anos, filho de um policial militar. O rapaz foi assassinado com um tiro no ouvido dentro de uma churrascaria, na BR 232, naquele município. O crime foi cometido no último domingo por um PM lotado no 21º Batalhão de Polícia Militar, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. O assassino que até então era amigo da vítima teria se desentendido com José Diogo por causa de uma brincadeira com um prato da macaxeira.
Segundo a mãe de José Diogo, Josefa Maria Gomes, o filho foi morto por um motivo extremamente banal. “Simplesmente ele estava com um prato de macaxeira, botou a macaxeira no garfo e na boca do amigo, que não gostou e saiu da mesa. Quando ele voltou já foi executando meu filho.”
Uma parente do estudante, que não quis se identificar, esteve com José Diogo horas antes do crime. Segundo ela, a vítima não estava bêbada, parecia tranquila e cheia de planos. “ele só estava bebendo para se divertir. Não estava alterado, era uma pessoa que não tinha maldade e gostava de brincar. Por causa de uma bobagem, uma coisa banal, tiraram a vida dele”. Afirmou a mulher. José Diogo era universitário e tinha trancado o curso de Fisioterapia.
De acordo com o Delegado de Vitória de Santo Antão, Ariosto Esteves, o estudante, não teve se quer chance de defesa. “A autoria do crime está praticamente definida. Para concluir o inquérito precisamos ouvir outras testemunhas. Então, vamos definir a responsabilidade criminal do autor”, disse o delegado. A Polícia espera que o PM se apresente na delegacia até esta sexta – feira.
Fonte  :  TV Clube  /Voz da Vitória

ENCIUMADO, ESPOSO MATA MULHER A FACADAS EM BELO JARDIM.

Uma mulher foi assassinada no final da manhã de ontem (11/06), em Belo Jardim. A vítima, Mônica dos Santos Cavalcante, de 22 anos, morava na Avenida Custodio Ferreira Mergulhão, no Bairro Santo Antônio. Ela foi Assassinada com vários golpes de faca-peixeira e o crime foi praticado pelo marido conhecido por João Vigia. A tragédia aconteceu na residência da vítima, na cama do casal, e depois do crime o assassino fugiu e só algum tempo depois a policia foi acionada, e chegou ao local, onde realizou os procedimentos e o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.

A vítima vivia com o assassino há quatro anos com quem tinha uma filhinha de 3 anos e meio. Populares comentaram que o motivo do crime foi ciúme, pois o assassino que tem 55 anos, teria ameaçado de morte a esposa que na semana passada, participou de um reality show de uma emissora de rádio local, onde obteve o 2º lugar, e de acordo com o seu irmão Leonardo dos Santos, um locutor da rádio teria procurado a jovem para entrevistá-la, o que revoltou ainda mais o marido que na manhã de ontem mandou a cunhada levar a criança para sua casa e matou a companheira.

Fonte  :  Blog do Adielson Galvão

ATLETA PASSIRENSE CAROLINE É DESTAQUE EM CAMPEONATOS.


Carolline Gomes participou nesse final de semana do XXII Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação de Inverno/Troféu Dr. Arthur Sampaio Carepa em Belém-PA, onde participou das provas do 200m livre, 100m livre (ficando na 10ª colocação), 50m livre (ficando com a 10ª colocação) e o 200m medley (estabelecendo a 6ª melhor marca do país e a melhor marca do Norte-NE). Um bom resultado, ficou dentre as TOP 10 do Brasil.
Caroll foi superada apenas por de 3 Atletas sendo elas do Pinheiros, 1 Sesi e 1 do Corinthians uma concorrência um tanto desleal já que devemos considerar que esses clubes investem cerca de 1,5 milhão de Reais na formação de atletas enquanto nossa Passirense luta conta a falta de estrutura e investimento.
Em contato com nossa equipe Júnior Gomes representante de Caroll comentou:
“Em todos os Brasileiros participados nunca Caroll havia chegado tão perto de uma medalha, mesmo ainda sem a estrutura que uma Atleta pré convocada para uma Olímpica necessita ter. Por essa razão saímos com a consciência do dever cumprido por haver representado e honrado nossa terraPassira e nosso povo até a última braçada.”
Com os bons resultados nessa competição Caroll se qualifica dentro do índice exigido pela CBDA(Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) para participar do Campeonato Brasileiro de Natação de Verão que será realizado em Santa Catarina (em novembro). com maior possibilidade de trazer pra nossa terra uma medalha.
Fonte  :  Entranessapassira

EMPOSSADO NESTA TERÇA-FEIRA O NOVO SECRETÁRIO DE AGRICULTURA FAMILIAR.


O secretário de Agricultura de Pernambuco, Aldo Santos, empossou nesta terça-feira José Cláudio da Silva como novo secretário executivo de Agricultura Familiar.
Cláudio exercia anteriormente o cargo de gerente de Desenvolvimento Territorial na Secretaria. Na ocasião, também foi empossado o novo gerente geral do Prorural, Walmar Isacksson Jucá.
Natural do município de Lagoa de Itaenga, o novo secretário da Agricultura Familiar é formado em Filosofia, com habilitação em Teorias Sociais e Produção de Conhecimento.
Ele iniciou sua carreira profissional junto aos movimentos sociais como membro das comunidades eclesiais de base de Pernambuco.
Já o novo gerente geral do Prorural é economista, especialista em Planejamento Agrícola e exercia o cargo de superintendente técnico do Programa desde 2011.
Fonte  :  Blog do Inaldo Sampaio

SECRETÁRIA ESTADUAL LAURA GOMES VISITA PRESÍDIO DE LIMOEIRO.

Foto: Laura Gomes

Verificar a realidade prisional da população carcerária com suas necessidades operacionais e administrativos existentes nas unidades prisionais de Pernambuco, para melhorar as condições do Sistema Penitenciário. Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, esteve em Limoeiro, Agreste do Estado, mais precisamente na Penitenciária Dr. Ênio Pessoa Guerra, que abriga 1.389 privados de liberdade, onde conheceu o equipamento, visitou o refeitório, salas de aula e ambulatório, além de conversar com os detentos e almoçar com os agentes de segurança penitenciária. 

 A secretária falou da importância que a visita teve para concretização da meta estipulada pelo governador Eduardo Campos, que é promover uma política ressocializadora com eficácia. “O trabalho se propõe a minimizar as questões emergenciais em tempo hábil e assim, solucionar as demandar encontradas”. Durante a visita que Laura Gomes fez na Escola Estadual Paulo Freire, localizada dentro da penitenciária, o gestor do equipamento prisional, Paulo Uchoa, falou da importância do trabalho em parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - SEDSDH, meio da Secretaria Executiva de Ressocialização – SERES, e a Secretaria de Educação. “Contamos com 6 salas de aulas com 15 turmas, o que soma 690 vagas. 

Um exemplo é Antônio Marques de Albuquerque, 33 anos, casado, pai de uma filha, cumpre pena por tráfico de drogas, foi contemplado com bolsa de estudo do Programa Universitários para Todos – Prouni, o que vai permitir que ele curse administração de empresas”, destacou. Edvaldo Ferreira da Silva, funcionário público municipal, 47 anos, casado, dois filhos, acusado de homicídio, enquanto espera o julgamento, usa seu tempo estudando e pintando quadros, que vende ao preço de R$ 80,00 cada, dinheiro esse que ajuda a sua família. 

 A SEDSDH, por meio da Secretária Executiva de Ressocialização, é o órgão do Governo do Estado responsável pelo Sistema Penitenciário de Pernambuco, tendo a missão de ampliar a Lei de Execução Penal no cumprimento da sentença judicial, visando a ressocialização da população carcerária. Em Pernambuco, atualmente são cerca de 29 mil presos, em 18 unidades prisionais e 67 cadeias públicas.

Fonte  :  Giro Mata Norte

ARRAIAL DA GENTE PROMETE SER UM DOS POLOS MAIS ANIMADOS DO SÃO JOÃO DE GRAVATÁ.

Quem gosta de um bom forró, com cultura, diversão e segurança, a opção é forrozar no São João de Gravatá. E entre os polos de animação está o Arraial da Gente, localizado na Avenida Joaquim Didier com uma vasta programação que se inicia no dia 20 de junho e segue até o dia 29. As atrações começam a se apresentar a partir das 21 horas. 


Confira a Programação:

COMEÇA SÁBADO O SÃO JOÃO DO MERCADO CULTURAL DE GRAVATÁ.

Aquecendo o clima para um dos melhores festejos juninos do Brasil, Gravatá inicia as festividades de junho no próximo sábado (15/06) no Mercado Público Cultural que é um dos polos de animação do evento que conta com outros dois: Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar e Arraial da Gente que começam os festejos no dia 20 de junho. A festa começa a partir do meio dia com a apresentação de Ricarte e Rivaldo e em seguida o Trio Chapéu de Couro. No domingo a programação continua com as atrações: Dinha e Gersino Vaneirão. 

Confira a Programação do Mercado Público Cultural

CÂMARA APROVA EMENDA DO DEPUTADO MENDONÇA FILHO PARA REDUZIR O PREÇO DO GÁS DE COZINHA.

Mendonça Filho
A Câmara dos Deputados aprovou há pouco a emenda do deputado federal Mendonça Filho (Democratas/PE) à Medida Provisória 609, que reduz a zero as alíquotas do PIS/PASEP para o gás de cozinha.
“A desoneração tributária sobre o gás de cozinha vai representar redução no preço final do produto em cerca de 5%”, afirmou Mendonça Filho. A MP 609 segue para votação no Senado e, posteriormente, sanção da presidente Dilma.
O deputado Mendonça Filho apresentou a proposta de desoneração do preço do gás de cozinha desde 2011. Com o envio da MP 609 propondo a redução das alíquotas de PIS/PASEP para importação de produtos que compõem a cesta básica, Mendonça apresentou emenda para incluir o gás de cozinha. Segundo Mendonça, o setor de gás no País é muito cartelizado e a emenda tem como objetivo aumenta a competitividade no setor e beneficiar milhares de brasileiros, especialmente os mais pobres.
No Brasil, o gás de cozinha é um dos principais componentes da energia residencial e tem papel fundamental no dia a dia do brasileiro. Com a emenda, as empresas que comercializam – GLP receberão benefício fiscal para oferecer o gás de cozinha a preços mais acessíveis à população brasileira. “É indiscutível que essa é uma medida de grande alcance social e inteira justiça fiscal uma vez que beneficiará justamente os mais necessitados, os estratos mais carentes da população brasileira”, afirmou.
Fonte  :  Jornal de Caruaru

HOMEM É ASSASSINADO A TIROS POR EX-MARIDO DA ESPOSA EM PANELAS.

Na Noite de ontem (11.06), a polícia registrou um crime de morte na cidade de Panelas. O fato aconteceu na rua Beira Pista, as margens da BR 104. A vitima, o lavador de carros Josué Apolinário da Silva, tinha 24 anos e estava em sua residência com a atual companheira Maria das Dores, no momento em que o ex-marido dela, Maciel José da Silva, que adentrou no imóvel para executar o Josué.

Segundo informações, o assassino que era conhecido por Ciel, procurou a ex-companheira e disse que se ela estivesse com o Josué ele iria matar os dois e quando chegou no imóvel deu de cara com a vítima e cumpriu sua promessa. Foram efetuados quatro tiros de revolver, possivelmente calibre 38 e a vítima morreu no local.

As equipes das policias Militar e Civil, estiveram no local, o efetivo da PM comandado pelo Sargento Paulo, realizou rondas na tentativa de prender o assassino, porém ele havia se evadido.

O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Fonte  :  Adilson Galvão

EM SALOÁ, BLOGUEIROS FORTALECEM BASE DA ABLOGPE NO SERTÃO.


Ativistas da Web de Arcoverde, Águas Belas, Bom Conselho, Bom Jardim, Paranatama e Saloá estiveram no sábado (08), participando de mais um encontro regional na Câmara de Vereadores de Saloá, no Agreste Meridional de Pernambuco, organizado pelo Blogueiro e vereador presidente do Poder Legislativo local, Ronaldo Birunda. O intercâmbio serviu para agregar cada vez mais pessoas do Agreste e início do Sertão, que desejam lutar pela consolidação das mídias alternativas e ingressarem à Associação dos Blogueiros de Pernambuco – ABLOGPE.
Os diretores da AblogPE – Lissandro Nascimento (presidente), Lúcio Mário (vice-presidente), Cláudio André (diretor-executivo), Cristiano Pilako (Jurídico) e Ivan Maurício coordenaram os temas debatidos. O prefeito de Saloá, Ricardo Alves (PMDB), prestigiou o evento. O gestor se declarou leitor fiel dos blogs, reconhecendo o trabalho desenvolvido por esta mídia que detém ampla abrangência. “Os blogs trouxeram a revolução no modo de se informar, pois deram uma ‘surra’ nos jornais impressos já que a notícia chega na hora”, elogiou o gestor.
Saloá já vive a experiência da Internet Livre. Para isso basta os moradores pagarem em dia o IPTU para ter acesso. “No nosso governo garantiremos internet para todos, independente da taxa do IPTU. É nosso compromisso garantir a inclusão digital”, garantiu o prefeito Ricardo Alves, reforçando umas das bandeiras de luta da AblogPE que defende internet livre nos municípios pernambucanos. Ele vai democratizar o acesso a Web para a população. “Não para uma minoria, pois todo cidadão deve ter acesso a internet, independente da classe social. Vamos lutar para alcançar esse benefício para toda a cidade”, assegurou.
À noite, os blogueiros terminaram participando da Abertura do São João da cidade, tendo como principal atração a dupla Sirano & Sirino. Ao lado de Wellington Freitas, outro vereador blogueiro no município, Ronaldo Birunda considerou que foi um momento de muito aprendizado entre os profissionais da mídia digital que foram até Saloá, torcendo que este tenha sido o primeiro de muitos encontros na localidade.
A AblogPE confirma o calendário dos próximos encontros regionais: dia 29 de junho, será na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, onde mais de trinta blogs do Polo de Confecções estarão participando do evento. Em Julho, será a vez de Petrolina e Afogados da Ingazeira, ambos no Sertão.
Fonte  :  A Voz da Vitória