CONEXÃO PASSIRA: 19 de fevereiro de 2013

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

EM PRIMEIRO DIA DE AULA, TODAS AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL TEM MERENDA ESCOLAR.


Não foi a toa que a Equipe da Secretaria de Educação comandada por Selda Eudes trabalhou de domingo a domingo, como noticiamos em matéria anterior a equipe da educação trabalhou firme e os laboratórios de informáticas das escolas de Tamanduá, Bengalas, Caçatuba, Varjadas e Escola Maurina estão prontos e em funcionamento, 
mas outro fato que chamou a atenção da comunidade escolar foi o inicio das aulas ser marcado com merenda escolar.

Hoje dia 18 de Fevereiro no primeiro dia de aula da rede municipal as dispensas escolares estavam com certeza abastecidas e prontas para alimentar os mais de 3 mil alunos da rede municipal de educação, coisa que até então nunca tinha acontecido, era rotineiro que as merendas apenas chegassem na escola 15 dias após o inicio das aulas e dessa vez a gestão de Silvestre chegaram antes do inicio das aulas.

O Prefeito Silvestre e a Secretária de Educação receberam vários elogios pela atitude inovadora que PROVA o que poderia ser feito pelas gestões anteriores.

Fonte  :  Entra Nessa Passira

ADOLESCENTE COMETE SUICÍDIO EM LAGOA DO ITAENGA.


Uma adolescente tirou a própria vida, na tarde desta segunda-feira (18), no município de Lagoa de Itaenga. O caso aconteceu na residência da garota, no bairro de Nova Itaenga.
 
 A adolescente Jeilis Natacha Rodrigues de Queiroz, 15 anos, foi encontradaem seu quarto,  pela própria mãe, ainda com vida. A adolescente teria se enforcado com um barbante, que estava amarrado no teto do quarto.
 
Josenilda Lourenço Rodrigues ainda chegou a socorrer a sua filha para a Unidade Mista Josefa Petribu, mas a jovem não resistiu e veio a óbito. O corpo da adolescente foi levado para o IML, no Recife.
 
Os motivos que levaram a jovem a tirar a própria vida ainda é desconhecido. O caso será investigado pela 54ª DP.

Fonte  : Folha de Limoeiro

VENENO QUE VEM DO PASTO PÕE EM RISCO O RIO SÃO FRANCISCO.



Abaeté, Martinho Campos, Pompéu –  Boiadas que tanto inspiraram a obra do escritor João Guimarães Rosa, quem diria, se tornaram ameaça à saúde do Rio São Francisco. Tradição do Centro-Oeste ao Norte de Minas, a pecuária tem contribuído para a poluição do rio mais importante do estado por conta do manejo inadequado em parte das propriedades. Derrubada de mata ciliar, lançamento de dejetos em cursos d’água e pouco cuidado com fertilizantes são algumas das práticas que refletem o crescimento desordenado da atividade e têm reflexo sobre a qualidade da água do Velho Chico. A pecuária é tema da terceira reportagem do Estado de Minas sobre a poluição no Rio São Francisco. 

A criação de gado cresce em ritmo acelerado ao longo do rio. Dados do IBGE mostram que enquanto o rebanho em Minas diminuiu 7,5% entre 2004 e 2011, o número de cabeças de gado cresceu 15% nos 43 municípios banhados pelo São Francisco – de 1,97 milhão para para 2,27 milhões de animais no período. O crescimento se torna problemático quando o manejo não é feito de forma adequada. Um dos exemplos está no Centro-Oeste mineiro: a abertura de pastagens em Pompéu, Martinho Campos e Abaeté é apontada como uma das causas para a grande quantidade de fósforo nas águas do São Francisco na região, segundo relatório do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) concluído no terceiro trimestre de 2012.
No ponto de coleta da confluência com o Rio Pará, foram encontradas quantidades de fósforo 430% superiores ao limite de tolerância estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O nível máximo não poderia ultrapassar 0,05 miligrama por litro de água, mas chega a 0,215 no ponto de medição. A presença de fósforo é prejudicial à fauna aquática porque favorece a proliferação de algas e micro-organismos que consomem o oxigênio das águas, além de dificultar a penetração da luz solar no interior do rio. A presença de fósforo também propicia a reprodução de cianobactérias que podem produzir toxinas com efeitos danosos à saúde humana e da fauna. 

“Os efeitos das grandes concentrações de fósforo na água são tão nocivos quanto os do esgoto doméstico”, compara o coordenador do laboratório de Ecologia de Peixes da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Paulo dos Santos Pompeu. “A pecuária sozinha não é uma vilã, mas é um grande problema quando associada ao desmatamento e à perda ciliar”, acrescenta o especialista. Ele ressalta que há formas sustentáveis de ampliar a atividade, com manutenção florestal. “Isso impede o assoreamento, que torna os rios mais rasos e com menos peixes”, diz. 

Fertilizantes 

Ao percorrer pastagens de beira de rio entre Martinho Campos e Pompéu é possível constatar que matas ciliares que serviam de proteção para as margens são suprimidas para dar lugar a capim e cercas. No encontro das águas mansas do Rio Pará com o curso turbulento do Rio São Francisco, a água é espessa e há concentração de nutrientes, onde florescem aguapés. Tambores plásticos de fertilizantes ficam espalhados nas pastagens novas e plantações de cana-de-açúcar, alguns deles em meio à água empoçada das chuvas. É com as precipitações que fertilizantes dissolvidos no solo chegam ao leito do Velho Chico e do Rio Pará.

Os currais também não são preparados para tratar excrementos e implementos agrícolas e acabam despejados em valas que correm pelo solo e invariavelmente atingem as águas do rio. Em Abaeté, onde a pecuária é um dos símbolos da cidade de clima sertanejo, nem mesmo o parque de exposições municipal se preocupa com os lançamentos de dejetos. Valas permitem que estrume e urina do gado cheguem diretamente ao Rio Marmelada, afluente do São Francisco.

Fonte  :  Diário de Pernambuco   / Fotos da Internet

BANDIDOS EXPLODEM CAIXA ELETRÔNICO EM LIMOEIRO.


Desta vez o alvo foi os caixas aqui em Limoeiro. Assaltantes por volta das 4h da manhã colocou  dinamites em um dos caixas que explodiu  causando danos ao mesmo e não houve tantos danos ao edifício que fica na Av. Santo Antônio.

Apenas um caixa eletrônico foi destruído e não houve arrombamento. A única dúvida é saber como os bandidos entraram na agência. A polícia acionada conseguiu em tempo chegar na agência e ver os bandidos  saindo em um Fiat Punto vermelho, mas foram seguidos pela Polícia até Lagoa do Carro e os assaltantes despistaram da polícia conseguindo fugir. Ainda não se sabe a quantia levada pelos assaltantes. 

A Caixa Econômica Federal está neste momento interditado onde nem mesmos os funcionários podem entrar até que a perícia seja terminada.

Fonte  :  Limoeiro em foco      Fotos: Wilker Mattos  /  

SAI RETRATO FALADO DE MULHER QUE LEVOU BEBÊ EM CHÃ DE ALEGRIA.


Retrato falado da principal suspeita de ter levado de casa um bebê, com apenas 18 dias de vida, no último sábado (16), na cidade de Chã de Alegria, foi concluído na noite  desta segunda-feira (18).
A descrição da fisionomia da acusada foi feita por Ana Gabriela Araújo, irmã da mãe da menina. A genitora, portadora de deficiência mental, e a avó da recém-nascida não tiveram condições de colaborar no processo. Elas ainda estão muito abaladas com o fato.
De acordo o titular da delegacia de Chã de Alegria, Sérgio Moreira, o retrato falado será distribuído para todas delegacias do Estado e imprensa, a fim de que a acusada seja identificada e localizada o mais rápido possível.
“Segundo descrição da testemunha, a suspeita seria uma mulher morena escura, magra, de altura mediana, em torno de 1,68 metro, que utiliza cabelos amarrados”, detalha. 

Fonte: Giro Mata Norte.