CONEXÃO PASSIRA: 15 de maio de 2014

quinta-feira, 15 de maio de 2014

A 28 DIAS PARA A COPA DO MUNDO, MOVIMENTOS VÃO ÀS RUAS PROTESTAR CONTRA EVENTO.

 Faltam 28 dias para a Copa do Mundo. No portal oficial da Copa 2014, a contagem regressiva é feita em meio ao verde, amarelo e azul da bandeira do Brasil. Já no site do Comitê Popular da Copa de São Paulo, ela é feita em preto, com a pergunta: "Copa pra quem?". O questionamento expressa a indignação de movimentos sociais, organizações civis, partidos políticos, pessoas atingidas por grandes obras e ativistas que irão às ruas nesta quinta-feira (15) com a bandeira: "Copa sem povo: tô na rua de novo".
As mobilizações deste 15 de Maio, intitulado 15M - Dia Internacional de Lutas contra a Copa, foram definidas no início do mês, no Encontro dos Atingidos – Quem Perde com os Megaeventos e Megaempreendimentos, organizado pela Associação Nacional dos Comitês Populares da Copa (Ancop), para denunciar violações de direitos humanos que ocorreram durante a preparação do Mundial.
Estão agendadas manifestações em, pelo menos, sete cidades-sede da Copa do Mundo - Rio de Janeiro, Distrito Federal, Fortaleza, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Salvador, além de Vitória, no Espírito Santo e, Santiago, no Chile. As confirmações pelo Facebook passavam das 12 mil até a noite de ontem (14).
Os manifestantes pretendem tomar as ruas, como ocorreu em junho do ano passado, quando uma série de atos mobilizou milhares de brasileiros durante a Copa das Confederações. Em manifesto, ativistas e movimentos que convocaram o 15M apresentam 11 reivindicações, dentre as quais, o arquivamento dos projetos de lei que tipificam crime de terrorismo ou ampliam penas para danos causados durante manifestações. Os atos também cobram a desmilitarização das polícias, pensão vitalícia para as famílias dos nove operários mortos trabalhando na construção de estádios da Copa, bem como a responsabilização das construtoras.
Os movimentos também reivindicam o fim dos despejos e das remoções forçadas, a realocação de todas as famílias atingidas e a garantia de moradia digna. Defendem a democratização dos meios de comunicação, com ênfase nas transmissões dos jogos, que será feita com exclusividade pela Rede Globo, e investimentos em transporte público de qualidade, além da tarifa gratuita nos transportes públicos – pauta que movimentou o país, no ano passado.
Cada cidade tem uma programação própria dos atos, mas a maior parte das passeatas está prevista para o período da tarde.
Fonte  :  Folha pe

Auditor do TCE assume secretaria de Educação do Recife.

Os professores da rede municipal farão paralisação de advertência, como era esperado e como antecipou mais cedo o Blog de Jamildo. Estão no seu papel de buscar melhorias salariais.
A paralisação será o primeiro desafio do novo secretário de Educação, Jorge Vieira, ex-secretário executivo de Coordenação Geral da pasta e que assume o cargo nesta quinta em substituição a Valmar Corrêa. O novo secretário é auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE) desde 1995.
Quem conhece o estilo de Geraldo Júlio, sabe que não se trata de uma coincidência. O prefeito tem obsessão de cobrar resultados e metas. Ele defende que a gestão pública tem o dever de ser eficiente.
Jorge Vieira está na pasta desde setembro de 2013 e fez parte das duas gestões do governo Eduardo Campos. Foi Secretário Executivo de Gestão Estratégica, na Secretaria de Planejamento e Gestão, na qual era responsável por monitorar as metas prioritárias de todas as áreas do governo, e secretário executivo de Coordenação Geral na Secretaria de Saúde.
Como é praxe na área política, o prefeito Geraldo Julio elogiou o secretário que saiu.
“Valmar teve grande importância nesse um ano e cinco meses de gestão, lançando diversos projetos que têm ajudado a melhorar a educação das nossas crianças, como a entrega de tablets para os alunos da rede municipal, construção de creches-escolas e investimento na implantação de escolas de referência. Só tenho a agradecer a ele e desejar sorte nessa nova missão”, afirmou, em nota oficial.
Segundo a PCR, em 1 ano e 5 meses à frente da Secretaria de Educação do Recife, Valmar Corrêa comandou o lançamento de projetos “inovadores”, como os Tablets PCs e o Programa Robótica na Escola, que teriam alavancado a presença da tecnologia em sala de aula. Já a construção de creches-escolas teria implantado nas comunidades um atendimento modelo na educação infantil. Corrêa também esteve à frente do anúncio de 21 escolas de referência para os anos finais do ensino fundamental, que estarão prontas até 2016, em um investimento que ultrapassa os R$ 120 milhões.
Fonte  :  Blog do Jamildo

Rede tenta evitar racha para partido não chegar dividido na convenção.

Integrantes do PSB mineiro ensaiam uma composição para evitar que o partido saia dividido no estado. Os socialistas da Rede tentam se aproximar da ala liderada pelo deputado federal Júlio Delgado, presidente da legenda em Minas, defensor de uma aliança com o candidato do PSDB ao governo do estado, Pimenta da Veiga. A intenção é evitar que o partido chegue na convenção com dois pré-candidatos ao governo do estado. Apolo Heringer, que preside a Rede no estado, era até então o único nome. Mas com a decisão do PSB nacional de não intervir na legenda e deixar que as duas correntes decidam sozinhas, o nome de Júlio Delgado passou a ser cogitado para a disputa pelo governo.
No entanto, não há certeza de que Delgado concorde em abrir mão de disputar a reeleição para a Câmara dos Deputados para se aventurar em uma campanha majoritária. A Rede também recebeu sinalização de que pode contar com o apoio do vereador Daniel Nepomuceno (PSB) e do presidente do Atlético, Alexandre Kalil (PSB), que foi sondado para ocupar a segunda suplência do candidato do PSDB ao Senado, o ex-governador Antonio Anastasia. Um fortalecimento do PSB em Minas interessa a Nepomuceno, que tem intenção de disputar a Prefeitura de Belo Horizonte em 2016. Kalil pode sair deputado ou então tentar o Senado na chapa do PSB, que poderá contar em Minas com o PPS e o PPL.

Por outro lado, a Rede tenta evitar ir para a convenção com o partido dividido, pois não conta com o apoio dos delegados, controlados majoritariamente pelos candidatos a deputado e pelos 34 prefeitos da legenda no estado. Mas, se não houver acordo, já avisou que vai para a disputa de qualquer jeito. Apolo já protocolou pedido formal de instalação da comissão que vai definir as regras da convenção partidária caso não haja acordo. Pela lei eleitoral, as convenções partidárias devem ser realizadas até julho. A intenção do partido é fazer seu encontro em junho.

Fonte  :  Diário de pernambuco

O jogo do governo é pesado contra sucesso da CPI.

Pelos cálculos dos aliados de Dilma, mais um fator pode contribuir para o esvaziamento ou a lentidão das CPIs: o Congresso não teria
estrutura e pessoal suficientes para suportar três comissões. A avaliação é de Vera Magalhães, na sua coluna desta quinta-feira, no jornal Folha de S.Paulo.
Uma coisa é certa: o governo joga pesado, e jogará mais ainda, contra o sucesso na CPI da Petrobras. E exemplo disso é o que se passou ontem no Senado, quando o governo tirou de letra na constituição da Comissão Parlamentar de Inquérito ali instalada. Foi toda chapa branca

Fonte  :  Blog do Magno Martins