CONEXÃO PASSIRA: 29 de abril de 2013

segunda-feira, 29 de abril de 2013

LULA ACHA DIFÍCIL TIRAR EDUARDO DA DISPUTA.

SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já considera difícil de ser revertido o lançamento da candidatura do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, ao Palácio do Planalto em 2014. Em conversas com aliados, o líder do PT avaliou que o socialista aumentou ainda mais o tom das críticas ao governo federal na propaganda partidária da sigla, que foi ao ar na última quinta-feira (25), o que o afastará ainda mais do projeto de reeleição de Dilma Rousseff em 2014.

No programa, Eduardo Campos citou problemas atualmente enfrentados pelo País e disse que o PSB é quem dará um passo adiante que o Brasil precisa. As críticas acenderam o sinal vermelho no Planalto e têm levado alguns petistas a defenderem a retirada de aliados do dirigente do PSB da Esplanada dos Ministérios. Nos últimos dias, interlocutores de Eduardo informaram a Lula que o socialista gostaria de se reunir com ele em maio, em São Paulo, para discutir o cenário eleitoral de 2014.

O ex-presidente petista, no entanto, ainda considera cedo para ter essa conversa. Na avaliação dele, ela deve ocorrer apenas no segundo semestre, quando o cenário eleitoral estiver mais definido. Na opinião do petista, no cenário atual, seria muito arriscado para o socialista entrar numa disputa eleitoral, uma vez que não haveria espaço no campo da esquerda para mais uma candidatura presidencial.

Para viabilizar uma candidatura, Lula avalia que Eduardo terá de se aproximar da direita e, assim, abrir mão de bandeiras eleitorais do atual governo federal, como o combate à miséria e a ascensão da população à classe média. Ainda que dê sinais cada vez mais claros de que será candidato, Eduardo disse em março para a presidente Dilma Rousseff que o PSB decidirá pela candidatura própria apenas em 2014 e que, até lá, continuará na base aliada do governo.

A avaliação de empresários e sindicalistas com quem o socialista tem conversado nas últimas semanais, contudo, é de que sua candidatura é irreversível.


Fonte  :  Jornal do Commercio / Por Gustavo Uribe, da Agência O Globo

PF VAI INVESTIGAR CONTRATOS DA MINHA CASA, MINHA VIDA.

A Polícia Federal vai investigar a contratação de obras no maior programa habitacional do governo Dilma, o Minha Casa, Minha Vida.
O Ministério das Cidades divulgou nota anteontem informando que o pedido para a PF apurar fraudes foi feito ao ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), que determinou a "abertura do inquérito".
Segundo reportagem publicada pelo jornal "O Globo", construtores subcontratados em municípios de até 50 mil habitantes afirmam pagar propina à uma empresa de ex-funcionários do Ministério das Cidades. A taxa teria inviabilizado o trabalho dos subcontratados, que deixaram as obras.

Fonte  :  Blog do Magno Martins

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE EXPLICA CADASTRO AMBIENTAL RURAL.

Foto Divulgação
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade e presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Sérgio Xavier, estará nesta segunda-feira na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), para falar da participação dos municípios no tocante ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). O registro eletrônico será obrigatório para todos os imóveis rurais. 

Na ocasião, Xavier também vai falar sobre o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) e sobre o Programa Estadual de Resíduos Sólidos. 


A inscrição no CAR deverá ser requerida no prazo de um ano, contado a partir da implantação do cadastro, podendo haver prorrogação de mais um ano, dentro deste prazo.  Para viabilizar este procedimento, o Estado utilizará o Módulo de Cadastro Ambiental Rural disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente/Ibama no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar).

O objetivo principal do CAR é integrar as informações referentes à situação das Áreas de Preservação Ambiental (APP), de Reserva Legal (RL), dos Remanescentes de Vegetação Nativa, de Uso Restrito e Consolidadas das propriedades e posses rurais de todo o País. Ele é uma novidade advinda do Novo Código Florestal (Lei 12.651/2012) e, para a CPRH, se constituirá em uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento da vegetação nativa.

Para os proprietários dos imóveis, por sua vez, o Cadastro Ambiental também trará vantagens, entre elas: a isenção de impostos na compra de insumos e equipamentos utilizados nos processos de recuperação e manutenção das de APP, de RL e de uso restrito (fio de arame, postes de madeira tratada, bombas d’água, trado de perfuração do solo); obtenção de crédito agrícola, em todas as suas modalidades, com taxas de juros menores e prazos maiores que os praticados no mercado, dentre outras.
Fonte  :  Diário de Pernambuco

PREFEITURAS"SE ESQUECEM" SECA.


 O discurso político e a prática nem sempre andam de mãos dadas quando a pauta é a seca nossa de cada dia. Embora 127 municípios pernambucanos estejam em estado de emergência por conta da estiagem, só há 22 projetos em análise pela Secretaria de Planejamento do Estado para realizar abastecimento de água nos municípios através do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Municipal.
As 184 cidades pernambucanas terão direito a R$ 228 milhões, mas os 22 projetos representam apenas um pequeno recorte dos 437 enviados pelas prefeituras após o governador Eduardo Campos (PSB) criar o fundo, em fevereiro passado.

O fundo foi criado para movimentar a economia, incentivar os investimentos dos municípios e, como pano de fundo, servir de plataforma política para a eventual campanha presidencial do governador pernambucano. Mas em um cenário de estiagem como este, poucos municípios decidiram usar os recursos para realizar obras de abastecimento. Os prefeitos, no tocante ao combate à seca, ficam mais como espectadores, aguardando grandes obras dos governos federal e estadual.

Cada cidade pernambucana terá direito de receber o valor médio equivalente a uma parcela do Fundo de Participação Municipal (FPM) paga pelo Governo Federal no ano passado. Mas a prioridade das prefeituras passou longe de criar medidas que possam aliviar a seca das cidades. Cerca de 70% dos prefeitos solicitaram para seus municípios obras de pedra e cal, como calçamentos de ruas.

O Governo do Estado ainda está fazendo a análise dos pedidos feitos pelos gestores, por meio da Secretaria de Planejamento. Ninguém imagine, contudo, que haja grandes investimentos para aliviar o drama da seca.
De acordo com o presidente da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), José Patriota (PSB), a maioria dos prefeitos optou por investir em calçamento porque a população do campo está migrando para os centros urbanos dos municípios por falta de água e muita gente, nesse momento, precisa de emprego. Segundo ele, os municípios hoje só podem fazer o feijão com arroz e não poderiam perder a oportunidade dada pelo Governo do Estado.
“No último dia 20, a parcela do FPM caiu 48%. Estamos com as mãos atadas. [...] Também tem outro aspecto. O calçamento de ruas é uma questão de saúde. Quando não chove, tem poeira nas casas. Quando chove é lama”, explicou.

Para o pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, João Suassuna, os municípios são pouco criativos e passivos em relação à seca. Segundo ele, os prefeitos poderiam ter feito projetos para usar parte dos recursos para aliviar o drama da estiagem em 2014, já que a previsão de chuvas para este ano não é alta. “É lamentável que apenas 22 projetos tratem do assunto. É um disparate, porque os municípios têm que se precaver”, declarou

Fonte  :  Blog do Magno Martins

MULHER JOGA FILHOS NO RIO DA CIDADE DE BARREIROS.


Permanecem na sede do Conselho Tutelar de Barreiros, na manhã desta segunda-feira (29), as duas crianças que foram encontradas dentro de um rio após terem sido jogadas pela própria mãe. O caso aconteceu no último sábado (27). Segundo a polícia, existe a suspeita de que a mulher tenha problemas psiquiátricos.
Ainda de acordo com a polícia, Maria Betânia Conceição da Silva, 32 anos, é acusada de jogar os dois filhos, um de apenas oito meses e outro de dois anos, no rio. Ela teria levado as crianças até a Ponte Lívio Tenório, empurrado-as e em seguida se jogado também. Pessoas que estavam próximo da ponte, que viram tudo, socorreram os menores e a mulher.
Maria Betânia foi autuada em flagrante e, em seguida, levada para um hospital psiquiátrico no Recife, onde permanece nesta segunda-feira. As crianças estão no Conselho Tutelar até que algum familiar se apresente e possa levá-las.
Fonte  :  NE 10

CANTOR DE SERESTA É MORTO A TIROS EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO.


O cantor de seresta Severino Eugênio da Silva, de 21 anos,  residente no Bairro do Cajueiro em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata do Estado, foi morto a tiros por volta das 13 horas do último sábado (27), no Loteamento Luiz Gonzaga.
Segundo informações de populares, o Ninho da Seresta, como era conhecido, estava sentado na Rua Rei Luiz Gonzaga, quando um homem, ainda não identificado, se aproximou do cantor e efetuou 3 disparos de arma de fogo, fugindo em seguida.
Após o levantamento cadavérico feito no local do crime, o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Bairro de Santo Amaro, em Recife. O caso está sendo investigado pela Delegacia do Município.
Fonte  :  A Voz da Vitória