CONEXÃO PASSIRA: 21 de maio de 2014

quarta-feira, 21 de maio de 2014

O PAI DO SENADOR HUMBERTO COSTA MORRE DE ENFARTE.

O pai do senador Humberto Costa (PT-PE), o empresário Manoel de Barros Lima, morreu nesta quarta-feira, 21, de enfarte. Ele tinha 85 anos e teve uma primeira parada cardíaca ainda em casa. Chegou a ser socorrido para um hospital, onde teve mais duas paradas e faleceu.

Líder do PT no Senado, Costa é esperado no Recife no início da noite. Ele estava em Brasília, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O velório tem início às 19 horas no Cemitério Morada da Paz, no município de Paulista, onde o corpo será sepultado nesta quinta-feira, 22, às 14 horas.

Fonte  :  Diário de Pernambuco

FESTA DO CAVALO DE GRAVATÁ VAI AMPLIAR NEGÓCIOS NO CAMPO.

Gravatá vai sediar de 23 a 31 de maio, a 8ª edição da Festa do Cavalo, uma realização da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) com o apoio do Sebrae Pernambuco e Serviço
Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PE). O evento acontece no haras Dr. Luiz Ignácio e conta com ampla programação, com leilões, provas hípicas, competições, palestras, cursos de formação, estandes comerciais, programação para a garotada e, pela primeira vez, vai sediar a etapa final do Campeonato Nordeste do cavalo Mangalarga Marchador.
O evento, considerado o maior da região no segmento equestre, nasceu de pesquisa realizada há quase uma década pelo Sebrae Pernambuco, que destacou a cadeia produtiva da criação de cavalos, principalmente, no que tange ao turismo rural equestre, como uma das vocações econômicas do município. A partir disso, foi criada a Associação de Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador de Gravatá (ACM), e foram abertas e sinalizadas trilhas para cavalgadas com material gráfico próprio e instituída a Festa do Cavalo.
O turismo equestre e a Festa do Cavalo de Gravatá contribuem cada vez mais com o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo rural e movimentando a economia local. Essa nova realidade incentivou proprietários locais a diversas opções de negócios para o esporte e lazer. Hoje, o município de Gravatá possui a maior concentração de haras e pensões para cavalos do País.
“O propósito da Festa do Cavalo de Gravatá é ampliar a oferta de produtos turísticos na região, contribuir para o desenvolvimento das atividades equestres de alta qualidade, respeitando a vocação econômica do agreste pernambucano, e fomentar a comercialização de produtos derivados da atividade agrícola”, explica Pio Guerra, presidente da Faepe, e organizador do evento.

Fonte  :   Informações da Assessoria.

TERRA DA FARINHA VIRA PALCO DE CULTURA.

Feira Nova será sede do I Encontro dos Gestores de Cultura do Agreste Setentrional, que acontecerá próximo sábado (24) às 08:30hs, em pauta o fortalecimento do artesanato da região,a parceria com o SEBRAE para a realização das jornadas das oportunidades (feira de artes e negócios) e mini- cursos para a população e também a construção da agenda cultural da região onde mostrará as riquezas culturais das cidades do agreste setentrional.

De acordo com Gestor de Cultura da cidade de Feira Nova, Eric Leonardo de Sousa, um dos organizadores do evento, o encontro é de fundamental importância para o desenvolvimento da cultura na região. “Com planejamento estratégico podemos desenvolver ainda mais nossas ações de cultura para o desenvolvimento sustentável da nossa cultura em Pernambuco,” Pontua Eric.


Fonte  :  Revista Goitacaz

ANTÔNIO MORAES COMENTA APURAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO SOBRE DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES EM CARPINA.

O deputado Antônio Moraes, do PSDB, parabenizou, nesta terça (20), o procurador-geral do Ministério Público Estadual, Aguinaldo Fenelon, determinando que a segunda Promotoria de Carpina investigue denúncias referentes à prefeitura do município. De acordo com o parlamentar, há indícios de práticas irregulares da administração do prefeito Carlos Vicente de Arruda.
O parlamentar ressaltou, ainda, que o procurador-geral do Ministério Público vai delegar aos promotores poderes para pedirem, na Justiça, a quebra dos sigilos fiscal, telefônico e bancário do gestor municipal. Segundo Antônio Moraes, as investigações podem confirmar o que o povo de Carpina já sabe: lixo nas ruas, funcionários públicos sem salários, fornecedores que não recebem da Prefeitura, entre outros problemas.
O deputado espera que o caso, ao ser submetido ao Tribunal de Justiça, resulte na aplicação rigorosa da lei.

Fonte  :   Assembleia Legislativa de Pernambuco.

OPOSIÇÃO DENUNCIA PARTIDOS QUE NÃO INDICARAM NOMES PARA A CPMI DA PETROBRAS.

Partidos que compõem a oposição à presidente Dilma Rousseff (PT) no Congresso Nacional lançaram uma página na web para denunciar os partidos que ainda não indicaram parlamentares para compor a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar a Petrobras. A lista inclui o PT na Câmara; e, no Senado, PT, PDT, PMDB e PP.
A página é mantida por Democratas, PSDB, Solidariedade, PPS e PSB. Ela também apresenta formas de contato com as lideranças das legendas que não indicaram nome, e pedem que a população pressione pela indicação dos demais integrantes.
Até o momento, já foram indicados 20 nomes para compor a CPMI, o que já da margem para que ela seja instalada. A oposição espera realizar a primeira reunião nesta quarta-feira (21), elegendo o presidente e o relator.
A Comissão é criada logo em seguida a uma outra Comissão que existe só no Senado, da qual os opositores não querem participar. A CPI do Senado é presidida pelo PMDB e relatada pelo PT.
A oposição prefere a CPI Mista porque a avaliação é que na Câmara Federal há mais desgaste com o PT. Na Casa, o líder do PMDB, Eduardo Cunha, que integra a CPMI, tem batido de Frente com o Planalto.

Fonte  :  Blog do Jamildo

GOVERNO DO ESTADO GARANTE RIGOR NA INVESTIGAÇÃO E PUNIÇÃO DOS SAQUEADORES.



O governador João Lyra Neto recebeu, na tarde desta segunda-feira (19/05), o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio), Josias Albuquerque. Eles entregaram ao chefe do Executivo estadual imagens dos saques realizados nas cidades de Abreu e Lima e Paulista, durante a greve da Polícia Militar, ocorrida na semana passada, como forma de contribuir com as investigações.
Através do secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o Governo do Estado garantiu que fará cumprir a lei. "Nós temos por dever de ofício que instaurar inquérito policial para apurar eventuais condutas criminais de quem participou dos saques ou liderou o movimento. Igualmente, estamos tomando medidas do ponto de vista disciplinar, instaurando sindicância", garantiu o secretário. Alessandro Carvalho também destacou a continuidade dos esforços do Governo do Estado no restabelecimento da segurança em Pernambuco com o apoio da Força Nacional e Exército, que permanecem no Estado até o dia 29 deste mês.
Aguinaldo Fenelon garantiu o apoio e parceria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) na elucidação dos crimes. "Todos os inquéritos que chegarem nas procuradorias terão um tratamento diferenciado. O mais rápido possível vamos denunciar todos os envolvidos. Mesmo os que entregarem (produtos saqueados) serão denunciados. O Ministério Público não aceita saqueadores. Vamos dar uma resposta à sociedade pernambucana", afirmou o procurador-geral, que também incentivou a devolução dos produtos pela população sob a condição de atenuação a pena.
Por sua vez, Josias Albuquerque informou que a Fecomércio está fazendo um levantamento técnico junto com as empresas para consolidar os prejuízos. "Cada empresa terá que fazer um boletim de ocorrência comprovando os prejuízos que sofreram, apresentando os seus estoques com documentos. É evidente que vamos à Justiça, mas através de provas concretas", salientou. O presidente da Fecomércio também solicitou ao governador João Lyra Neto intervenção junto aos bancos oficiais a fim de garantir uma linha de crédito especial para os comerciantes, bem como a possibilidade de restituição dos impostos pagos antecipadamente pelos comerciantes.

Fonte: Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Foto. Paulo Sérgio Sales/SEI

PERNAMBUCO RECEBERÁ A CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE ÁREA LIVRE DA FEBRE AFTOSA.

No final deste mês, Pernambuco receberá a certificação internacional de área livre da febre aftosa, durante a reunião da Organização Internacional de Epizootias, que acontecerá em Paris. Será um momento marcante para a pecuária pernambucana. Além do reconhecimento internacional, o certificado faz com que o trânsito dos animais criados no estado possa ser feito de forma muito mais ágil (sobretudo, para estados e regiões com a mesma certificação), reduzindo tempo e custo dos pecuaristas. A notícia certamente também resultará em novos investimentos na economia de Pernambuco, beneficiando diversos outros setores.
O certificado é uma grande conquista do povo pernambucano e marca o fim da guerra contra a febre aftosa. Durante nosso governo, investimos cerca de R$ 5 milhões no combate à doença. Foi um trabalho intenso, que contou também com aprimoramento da vigilância sanitária e o trabalho de 88 escritórios presentes em quase 150 municípios pernambucanos, que usaram sistemas informatizados para a erradicação da aftosa. Agora, esta guerra foi vencida graças a este trabalho desenvolvido em conjunto com o agronegócio do estado, em uma parceria que teve a economia de Pernambuco como grande vitoriosa.
Fonte  :  Assessoria de Imprensa

MULHER É PRESA AO TENTA ENTRAR COM CELULARES, CARREGADORES E CHIPS EM .





Uma mulher foi detida em Caruaru, Agreste pernambucano, ao tentar entrar na Penitenciária Juiz Plácido de Souza escondendo dois celulares, dois carregadores e 100 chips na vagina. Luana Lúcia da Silva, 26 anos, foi visitar o marido quando tentou entrar com o material.
Luana informou a polícia que levava os telefones, carregadores e chips para o companheiro, Anderson Lourenço da Silva, preso por assalto. De acordo com a polícia, os chips seriam vendidos, provavelmente, pelo valor de R$ 30 (Luana comprou a R$ 10) e cada celular seria R$ 500.
A mulher juntou o material durante três meses. Luana foi detida quando agentes penitenciárias faziam a revista nela. Ela foi levada ao Presídio feminino de Buíque, no Sertão do Estado.

Fonte  :  TV Jornal

OPERAÇÃO PERNAMBUCO: SEGURANÇA RESTABELECIDA NO ESTADO



"A missão das Forças Armadas está sendo muito bem cumprida. Podemos assegurar à população que as condições de segurança foram restabelecidas e a cidade do Recife, bem como o Estado, vive um quadro de tranquilidade". A garantia foi dada pelo general Jesus Correia, comandante da 7ª Região Militar, nesta segunda-feira (19/05), durante apresentação do balanço da Operação Pernambuco, decretada após a deflagração da greve da Policia Militar no Estado, na última quinta-feira (18/05). Na ocasião, também estiveram presentes os secretários Luciano Vásquez (Casa Civil) e Alessandro Carvalho (Defesa Social).



"Tive a oportunidade, no sábado e no domingo (17 e 18/05), de transitar pela cidade, bem como de obter informações junto à Secretaria de Defesa Social, e os resultados são extremamente positivos. O que nós verificamos é que o sentimento da população quanto à tranquilidade foi restabelecido. Pelos bairros que transitamos, de Boa Viagem a Peixinhos, em Olinda, por exemplo, o que vimos foi o retorno da população à sua vida normal. Comércio aberto, feiras funcionando, pessoas passeando pela cidade, indo para a praia, sem qualquer preocupação, tendo suas vidas restabelecidas dentro da normalidade", relatou  o general Jesus Correia.



Com a segurança restabelecida no Estado, abre-se a possibilidade de que a Operação Pernambuco, deflagrada pela Lei de Garantia da Ordem e que se estende até o dia 29 deste mês, seja encerrada antes do prazo. "Cremos que muito em breve, mediante a determinação do Governo do Estado, teremos condições de realizar outra avaliação verificando, de fato, a real necessidade de suspender ou não atuação das forças armadas no Estado", informou o comandante da 7ª Região Militar.



Atuando em parceria com a Força Nacional e o Exército, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, também destacou o cenário de normalidade da segurança no Estado. "Não só o efetivo está nas ruas, assim como o padrão de produtividade - prisões e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) -, está de acordo e até superior, em alguns pontos, ao que nós tínhamos antes da greve", destacou o secretário.

Fonte: Secretaria de Imprensa de Pernambuco
Foto: César de Almeida