CONEXÃO PASSIRA: 17 de junho de 2014

terça-feira, 17 de junho de 2014

SECRETARIA DE CULTURA DIVULGA RESULTADO DO 7º EDITAL FUNCULTURA AUDIOVISUAL.



Novos filmes, de curta e de longa-metragem, produtos para televisão, festivais, mostras, cineclubes, pesquisas, cursos e oficinas irão receber o incentivo público do Governo de Pernambuco, por meio do 7º edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco – Funcultura Independente 2013/2014. Do total de 370 propostas inscritas, 119 foram selecionadas pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, que destina anualmente R$ 11,5 milhões para o setor audiovisual. O resultado está disponível no portal Cultura.PE - http://www.cultura.pe.gov.br/

Foram selecionados quatro projetos de pesquisa, dez de formação, 15 de difusão, 17 de curta-metragem (sendo 5 Ary Severo), 15 de produtos para TV, 25 de longa-metragem (sendo 6 para distribuição, 3 para finalização, 7 para produção e 8 para desenvolvimento de roteiro), 21 de cineclubes e 12 na categoria Revelando Pernambucos, destinada a projetos por Região de Desenvolvimento (RDs) do Estado, dos quais 6 são de curta-metragem e 6 de difusão. Veja a lista dos projetos aprovados em anexo.

“O cinema pernambucano está hoje espalhado pelos festivais e salas de cinema do mundo inteiro, em parte, por este edital que todos os anos lança no mercado produções de muita qualidade e diversidade. O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, vem se empenhando para garantir as conquistas do segmento. Neste momento de anúncio de novos vencedores do edital, estamos ainda comemorando a aprovação da Lei do Audiovisual, que chega para impulsionar o audiovisual e criar bases para a transformação de Pernambuco num polo cinematográfico sem precedentes no Brasil”, comemora Marcelo Canuto, secretário de Cultura do estado.

SELEÇÃO - Os projetos aprovados passaram por três fases durante a seleção: análise documental, julgamento do mérito cultural e defesa oral. Dos 370 inscritos, 320 foram habilitados para o julgamento do mérito cultural, dos quais 148 foram selecionados para a fase final de apresentação oral das suas propostas. Apenas as categorias de Incentivo ao Cineclubismo e Revelando Pernambucos não são submetidas à defesa oral.