CONEXÃO PASSIRA: 28 de fevereiro de 2013

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

MAIS UM SUICÍDIO NA PONTE CASCAVEL EM GRAVATÁ.

Outro suicídio foi registrado na manhã desta quinta (28/02) na ponte Cascavel que corta a BR 232 ligando os municípios de Gravatá e Pombos, agreste do estado. Um senhor de 55 anos de idade identificado como João Barros da Silva, atentou contra a própria vida ao pular da ponte esta manhã. A vítima era natural de Vitória de Santo Antão.
A PRF esteve no local controlando o transito até a chegada do IML, que realizou o levantamento cadavérico e a identificação da vítima. Não se sabe o motivo que levou o senhor João Barros a cometer o suicídio, ele havia estacionado o carro e em seguida pulado para um salto mortal.
Com este, sobe para 10 os casos de suicídios na referida ponte, que tem cerca de 500 metros de extensão e 53 metros de altura.

Fonte  :  Blog do Caju

PREFEITO SILVESTRE EMPOSSA CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE.


Na manhã desta quinta feira (28/02/13) o prefeito da cidade de Passira Severino Silvestre de Albuquerque (PSDB) empossou os membros do Conselho Municipal de Saúde, um Órgão colegiado deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), da esfera municipal e é integrante da estrutura básica da Secretaria Municipal de Saúde do município de Passira. O Conselho Municipal de Saúde consagra a efetiva participação da sociedade civil organizada e representa um polo de qualificação de cidadãos e cidadãs para o controle social. A criação do Conselho Municipal de Saúde é estabelecida pela lei Nº 320, de 21 de março de 1991, com base na Lei federal Nº 8142/1990, que dispõe sobre a participação social na gestão do SUS. A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores com início as 9:00h da manhã.


Fonte  :  Repórter Passira

EREMAG DE PASSIRA TEM 15 ALUNOS APROVADOS NA UFP.


Nesta quarta-feira (27), saiu o resultado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), depois de levantamentos, a Escola Estadual de Referência de Passira (EREMAG) conseguiu aprovar 15 alunos no vestibular. O diretor na unidade escolar, Benedito Silva, comemorou a grande expressão de aprovação e postou no Facebook a relação dos alunos. Veja: 

1. CONCEIÇÃO ELIDIANE – BIOMEDICINA – UFPE
2. RUBEN FÉLIX – LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FISICA – UFPE
3. MARIANA CAROLAYNE – SAÚDE COLETIVA - UFPE
4. AILTON CESAR – LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UFPE
5. LEONARDO CHALEGRE – LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – UFPE
6. KAMILLA ROCHA – PEDAGOGIA – UFPE
7. ANDERSON MAIKE – LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – UFPE
8. TAMIRES FERNANDA – LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FISICA – UFPE
9. FELIPE AUGUSTO – HOTELARIA – UFPE
10. JOANA DARC COSTA – LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UFPE
11. MARIA JOSÉ ADELINO – LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UFPE
12. ENIO LUCAS – LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA- UFPE
13. EVERALDO SEBASTIÃO – LICENCIATURA EM FÍSICA – UFPE
14. LAIS LOPES – LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – UFPE
15. AMANDA DE MORAIS FELIX – LICENCIATURA EM LETRAS - UFPE

Fonte  :  Secretaria de Edecação

GRAVE INCÊNDIO EM LIMOEIRO DEIXA


Nesta quinta (28) por volta das 16hs aconteceu no Alto do Reservatório em Limoeiro, um Incêndio de graves proporções, na residência da senhora Alaíde que veio a Óbito carbonizada.
Na residência se encontrava ela e sua filha que segundo as informações e deficiente mental. Populares informaram que a senhora era fumante de cachimbo, e ao tentar acender o cachimbo, usou álcool que veio a derramar sobre a cama, causando o incendeio que rapidamente alastro se tomando toda a casa.
A filha de dona Alaíde, teria saindo correndo com medo do fogo , quando tentou retornar para socorrer a mãe já era tarde, o fogo tinha destruído todo o teto da casa que veio a cair.
O Corpo de Bombeiro Foi acionado mais que devido a distancia apenas veio cumpri o chamado, onde já se encontrava a Policia Militar. a policia Civil foi acionada para fazer o levantamento cadavérico e encaminha a vitima para o IML na Capital Pernambucana.

 Fotos e informações de WILKER MATTOS

PREFEITURA EM PARCERIA COM GOVERNO DO ESTADO TRAZ CARRO FUMACÊ PARA GRAVATÁ.

De 25 de fevereiro a 8 de março, o Carro Fumacê, utilizado no combate ao mosquito Aedes Aegypti em sua fase adulta (transmissor da dengue), estará em Gravatá atuando nos bairros com maior índice de infestação do mosquito. A vinda do Carro Fumacê deve-se a parceria entre a Prefeitura de Gravatá através da Secretaria de Saúde e Governo do Estado. Os bairros de atuação do Carro Fumacê são: Bairro Novo, Bairro São José, Prado, Petur, Bairro Norte, entre outros. 

De acordo com o secretário de saúde, Dênis Oliveira, a ação tem o objetivo atuar na cidade de forma preventiva, “O carro vai atuar nos bairros indicados com grande infestação do mosquito, para assim prevenirmos a população contra a dengue. Tendo em vista que, estamos passando por um período de seca, onde os moradores costumam armazenar água, e isso feito de forma incorreta, pode provocar a proliferação do mosquito e consequentemente, aumento do número de pessoas com a doença”, afirmou. 

O carro circula na cidade pela manhã, a partir das 4 horas, e no final da tarde a partir das 17 horas. 


Fonte  :  Assessoria de Imprensa

ADAGRO DETERMINA INTERDIÇÃO DO ABATEDOURO DE PRIMAVERA, PE.


A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) determinou a interdição do Matadouro de Primavera, na Mata Sul de Pernambuco, nesta quinta-feira (28) por causa de uma série de irregularidades encontradas no local. A gerente-geral da Adagro-PE, Erivânia Camelo, afirma que o abate será transferido para o Matadouro de Escada, que será inaugurado no dia 1º de março.
“Primavera já deveria ter sido interditado. Várias vezes nós tentamos ir a Primavera em janeiro e fevereiro para interditar o abatedouro”, explica Erivânia Camelo. “A inspeção é feita por semana, a gente tem um funcionário da própria prefeitura que fica no caso fazendo a inspeção, a qualidade dos animais”, explica o secretário de agricultura de Primavera, José Leandro.
Lá, o gado fica numa área sem higiene e os animais são mortos com pancadas na cabeça. O abate acontece três vezes por semana e o sangue se acumula no chão, junto com as carcaças dos bois e vacas. Do lado de fora, as vísceras e o couro são limpos e a sujeira deságua no Rio Ipojuca, que fica ao lado do matadouro e fornece toda a água para a limpeza do estabelecimento.
O abatedouro de Primavera é um dos 171 matadouros municipais de Pernambuco. Quarenta deles estão interditados. O estado tem outros sete matadouros estaduais, sendo dois de pequeno porte. A Adagro não conseguiu estimar o número de abatedores clandestinos.
Fonte: G1

MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO (MPPE) FAZ RECOMENDAÇÕES AO PREFEITO DE PASSIRA.


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu duas recomendações para o prefeito de Passira (Agreste), Severino Silvestre de Albuquerque, com a finalidade combater atos de perseguição política e o nepotismo. Os documentos são de responsabilidade da promotora de Justiça Mirela Maria Iglesias Laupman, a qual solicita o cumprimento de uma série de medidas para que eventuais problemas no município sejam sanados.
Foi após receber denúncias na Promotoria de Justiça sobre casos de perseguição política que a representante do MPPE decidiu emitir recomendação para que o gestor se abstenha de tomar medidas que configurem esses atos na administração municipal. Conforme o documento, algumas denúncias relataram casos de servidores efetivos que foram transferidos de função aleatoriamente. Por causa dessas atitudes, a promotora de Justiça solicitou que todas as transferências na gestão sejam fundamentadas.
A recomendação de combate ao nepotismo, também emitida para o presidente da Câmara Municipal, orienta a exoneração, em 60 dias, de todos os ocupantes de cargos comissionados ou funções de confiança que sejam cônjuges, companheiros ou parentes consanguíneo até terceiro grau do prefeito, do vice-prefeito, dos secretários municipais, do presidente da Câmara e de todos os demais agentes públicos que possuam atribuições de chefia, direção e assessoramento.
Não realizar contratações temporárias de parentes dos gestores municipais também foi uma das advertências do MPPE assim como a exigência de declaração de parentesco daquele que for nomeado para cargo em comissão ou função de confiança, quando empossado.
O prefeito e o presidente da Câmara, em 10 dias úteis após o prazo dado para a exoneração, terão que enviar à Promotoria de Justiça a cópia de todos os atos de exoneração e rescisão contratual. Caso a recomendação não seja cumprida, todas as medidas necessárias para a implementação serão adotadas, inclusive com a responsabilização daqueles que não respeitarem os itens propostos.

GRAVATAENSE MORTO A TIROS EM POMBOS.

O gravataense José Danilo da Silva, 20 anos, foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto na cidade de Pombos (zona da mata) nesta tarde de quarta-feira (27/02). O jovem que residia no Bairro do Cruzeiro mesmo ferido foi socorrido por populares que presenciaram o crime. O rapaz trabalhava vendendo prestação em um caminhão do tipo baú. Os autores do crime permanecem desconhecidos até o fechamento desta reportagem. O corpo da vítima já foi encaminhado ao IML e em seguida será entregue aos familiares.

Fonte  :  Portal Gn

FORAGIDO DA POLÍCIA É PRESO PELA POLÍCIA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO.


Policiais Civis da Delegacia de Vitória de Santo Antão, prenderam no bairro Cajueiro – área urbana de Vitória, o Motorista José Florêncio de Medeiros, 29 anos, residente em Cavaleiro – Jaboatão dos Guararapes (RMR). Contra o motorista pesava um Mandado de Prisão expedido pelo Juiz Alexandre Pinto de Albuquerque, da Comarca de Passira, no Agreste do Estado.
“Dél Soldado” como é conhecido, é apontado pela Polícia pela prática de vários estupros em Jaboatão e no interior do Estado, entre eles o de Pombos, onde a vítima foi uma menina de 12 anos. José Florêncio, já teve passagem pelos Presídios de Itamaracá, Cotel e Barreto Campelo.
Fonte  :  A Voz da Vitória

PREFEITURA DE PASSIRA MELHORA A VIDA DOS ESTUDANTES QUE ESTUDAM EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO.



A Prefeitura Municipal de Passira visando melhorar a vida do estudante Passirense resolveu coloca mais um ônibus na rota Passira – Vitória de Santo Antão, o fato é que na gestão anterior apenas um ônibus fazia a rota transportando diariamente cerca de 85 alunos que após uma noite de estudos tinham que vir em péssimas condições e a pé no ônibus.
Observando o fato o Prefeito Silvestre decidiu colocar mais um ônibus na rota e assim dar melhores condições aos estudantes, agora todos os estudantes vão sentados e voltam no conforto de 
suas poltronas, além de colocar mais um ônibus foi decidido ainda que todos os usuários devem realizar um cadastro junto a secretaria de educação para assim receber sua carteira de transporte e usufruir do beneficio.
A Secretária de Educação Selda Eudes visando formalizar o serviço entregou a todos os usuários do transporte público um código de conduta informando os direitos e deveres do usuário melhorando assim o convívio social dos estudantes. 
Fonte  :  Entra Nessa Passira

ASSEMBLÉIA DE PERNAMBUCO TAMBÉM VAI EXTINGUIR O 14° E O 15º SALÁRIOS DOS PARLAMENTARES..


O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa (PDT), vai discutir com os líderes de bancada, na próxima semana, a extinção do 14º e do 15º salários que hoje são pagos aos parlamentares a título de “ajuda de custo”.
A tendência é seguir a mesma linha da Câmara dos Deputados, que aprovou nesta quarta-feira, em votação simbólica, o projeto que determina o fim dessa regalia. Ele já havia sido extinto no Senado em 2012.
O projeto é de autoria da senadora licenciada Gleisi Hoffman (PT-PR), atual ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República.
Antes de sua aprovação, cada congressista tinha direito a dois salários extras, por ano, no valor de R$ 26.723,13. Somados, os dois subsídios adicionais acresciam R$ 53.446,26 aos contracheques dos parlamentares.
Fonte  :  Blog do Inaldo Sampaio

MOTOTAXISTA MORTO À TIROS EM PLENA LUZ DO DIA EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO.


Um homicídio chamou a atenção dos moradores do Bairro Jardim São Pedro, no Loteamento Luiz Gonzaga, em Vitória de Santo Antão. O crime ocorreu por volta das 11h da manhã de ontem. A vítima foi um mototaxista identificado como Alex Francisco de Souza, de 22 anos, que residia no Loteamento Caiçara I, em Vitória.
Segundo informações, dois homens em uma motocicleta de modelo e cor não identificados, chegaram ao local onde a vítima trabalhava, efetuando os disparos de arma de fogo. Sem chances de reação, Alex veio a óbito no local.
Uma equipe da Polícia Civil esteve no local para recolher mais informações que possam identificar a autoria e motivação do crime ocorrido em plena luz do dia, às margens da Avenida Henrique de Holanda –  uma das vias mais movimentadas da cidade.
De acordo com informações colhidas no local, a vítima teve uma irmã assassinada juntamente com o esposo, há um ano, em terras do Sítio Várzea Grande – zona rural da Vitória de Santo Antão. A execução será investigada pela Delegacia local.
Fonte  :  A Voz da vitória

GRAVATÁ: MAIS UM DETENTO PRIVILEGIADO COM TORNOZELEIRA É CAPTURADO POR SAIR DAS REGRAS.

A equipe do GATI da 5ª CIPM, foi ativada na manhã desta terça-feira (26), pois o detento Ricardo Heleno da Paz, o qual é privilegiado pelo Sistema Penitenciário com a liberdade acompanhada de uma tornozeleira, e o mesmo violou os limites de distância do quadrante que é imposto pelo sistema, desrespeitando as regras. O GATI, comandado pelo sargento Vilar, conseguiu capturar o mesmo em sua residência, na Travessa São Jorge, 35, Bairro do Cruzeiro em Gravatá, o qual foi encaminhado ao presídio Juiz Plácido de Souza em Caruaru.

O referido detento foi condenado a uma pena de 26 anos por homicídio e mais 4 anos por fugar de um presídio, mesmo assim foi privilegiado com um beneficio da liberdade com a tornozeleira e não correspondeu.

Fonte  :  Blog do Adielson Galvão

PISO NACIONAL DOS PROFESSORES É VÁLIDO A PARTIR DE ABRIL DE 2011.


Tai uma notícia que vai interessar muito aos 5.668 prefeitos do Brasil.
Ontem, ao julgar recursos apresentados pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Ceará contra a decisão da Corte na Ação Direta de Inconstitucionalidade 4167, que considerou constitucional o piso nacional dos professores da rede pública de ensino, o STF decidiu que o pagamento do piso salarial dos professores instituído pela Lei 11.738/2008 passou a valer a partir do dia 27 de abril de 2011.
Os governadores que reclamaram contra o piso alegam que a União não tem competência para estabelecer o salário que eles devem pagar aos professores dos seus estados. A sessão foi presidida pelo ministro Joaquim Barbosa.
Fonte  :  Blog do Inaldo Sampaio

PREFEITO SILVESTRE E SECRETÁRIO DE FINANÇAS DAMIÃO FABIANO SURPREENDENDO SERVIDORES E ANTECIPAM PAGAMENTOS DE SALÁRIOS,


Surpreendendo a todos os funcionários da Prefeitura Municipal de Passira o Prefeito Silvestre e o Secretário de Finanças Damião Fabiano iniciaram os pagamentos dos funcionários públicos do município de Passira, antecipando assim, o salário referente ao mês de Fevereiro.
Nesta Quarta (27/02) os funcionários da Secretaria de Educação já receberam e os demais funcionários receberam amanhã quinta (28/02), a Prefeitura desse modo realiza o pagamento de duas folhas em um único mês, lembramos que no inicio de Fevereiro a Prefeitura pagou os proventos de Janeiro e agora antes do termino do mês de Fevereiro inicia os pagamentos referente a Fevereiro, fato até agora nunca visto na Terra do Bordado Manual e do Milho.
Aos poucos o Prefeito Silvestre vai consolidando seu nome como um “Prefeito que veio pra fazer história” o pagamento antecipado deve fortalecer a economia local e diminuir a inadimplência que teve seus índices mais elevados em 2012 devido a falta de Pagamentos da antiga Gestão do ex-prefeito Miguel Freitas.
Fonte  :  Entra Nessa Passira