CONEXÃO PASSIRA: 17 de janeiro de 2013

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

SECA: ESTADO DE EMERGÊNCIA POR SECA CONTINUA MESMO COM CHUVA DE VERÃO.


Novo município pernambucano é reconhecido nacionalmente em estado de emergência por conta da seca. A cidade é Vicência, na Zona da Mata, conforme publicação no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (15). O cenário chama atenção aos significativos prejuízos provocados na agricultura estadual em consequência da estiagem, mesmo com as chuvas recentes. O setor canavieiro é um deles. Houve uma redução de 35% na produção em virtude do déficit de 50% do índice pluviométrico nos meses do desenvolvimento da safra. A seca levou diversas cidades produtoras de cana de açúcar a solicitar estado de emergência nacional.

Vicência é o oitavo município produtor reconhecido a nível nacional em estado de emergência por conta da longa estiagem. As demais são Pombos, Passira, Carpina, Nazaré da Mata, Orobó, Paudalho e Bom Jardim. “Mais cidades aguardam a análise da Defesa Civil Nacional” diz Alexandre Andrade Lima, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). São elas: Catende, Chã de Alegria, Condado, Ferreiros, Limoeiro, Macaparana e Timbaúba.

O dirigente informa que, somente após o reconhecimento de estado de emergência pelo governo federal, os produtores das cidades afetadas poderão participar das medidas emergenciais governamentais. Uma das ações é a negociação de dívidas e financiamentos a juros menores. “A chuva de verão começou, mas os agricultores estão descapitalizados, porque perderam 50% do faturamento com a seca”, diz Lima. Além do mais, ainda convivem com a redução no preço da tonelada de cana, agravando os problemas financeiros, impossibilitando as condições ideias para realização dos tratos culturais na entressafra.

 FONTE  :  ALEXANDRE ANDRADE LIMA:   Folha de Limoeiro

PREFEITO CONVOCA REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL PARA QUE SE APRESENTEM OFICIALMENTE.

O prefeito Bruno Martiniano está convocando os representantes da sociedade civil de Gravatá, participantes de associações e demais segmentos para que apresentem suas cartas sindicais à Prefeitura o mais breve possível. A iniciativa tem como objetivo ampliar o diálogo da administração com estes setores e trabalhar de forma transparente com todos os representantes. 

A Carta ou Registro sindical é o ato de concessão, pelo Poder Público, da personalidade jurídica sindical para as entidades que cumprem as formalidades exigidas pela lei, tornando pública a sua existência e habilitando-as para a prática de atos sindicais, tais como a representação da categoria e a negociação coletiva.


Fonte  :  Assessoria de Imprensa

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROGRAMA DE TENÇÃO À MULHER GESTANTE EM GRAVATÁ.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Gravatá informa que estão abertas as inscrições para o Programa de Atenção à Mulher Gestante realizado pela Prefeitura através do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social. O programa é destinada à beneficiárias do Bolsa Família e oferece acompanhamento interdisciplinar feito por uma equipe de profissionais capacitados. As gestantes poderão participar de atividades de educação física, palestras, oficinas, entre outras. As inscrições seguem até o dia 01 de fevereiro e podem ser feitas nas unidades dos CRAS, as interessadas devem levar os seguintes documentos: RG, CPF, Cartão Bolsa Família, 02 Fotos 3x4, e original e Xerox do comprovante de residência. 

Locais de Inscrição:

CRAS I – Rua Princesa Isabel, 28, Cruzeiro (Ao lado da Antiga SUCAM). Fone – 3533-0907

CRAS II – Rua Auditor Jurandir de Medeiros, s/n, Área Verde (Em frente ao PSF Ana Caminha). Fone – 3533-2862

CRAS III – Rua João Soares de Oliveira, 154, Bairro Novo (Próximo a padaria de Josué). Fone – 3533-2965

CRAS IV – Avenida Brasil, s/n, Alpes Suíço (No final da Rua da Pipoqueira) 


Fonte  :  Assessoria de Imprensa

CARRETA TOMBA NA BE 232 EM PERNAMBUCO.


Uma carreta sem carga tombou no quilômetro 22,9 da BR-232 no município de Moreno, Região Metropolitana do Recife, por volta das 4h desta quinta-feira (17), e interditou uma das faixas da rodovia, no sentido interior-Recife. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), motorista teria cochilado ao volante e perdido o controle da direção. Ele sofreu ferimentos leves.
O caminhão vinha de Caruaru em direção a uma empresa na BR-101. A carreta é particular e só pode ser retirada pelo reboque solicitado pelo proprietário. Não há previsão de quando ela vai ser movida da pista.
Uma equipe da PRF está no local para controlar o trânsito, que já está complicado.
Fonte  :  G1 PE

EM BREJO DA MADRE DE DEUS, MULHER MATOU O EX-MARIDO APÓS TER SIDO ESTUPRADA POR ELE..


Na tarde desta quarta-feira (16), um homicídio chocou o Brejo da Madre de Deus. A tragédia aconteceu na casa de Iraci Maria de Souza, 39 anos, residente na Rua 6 no Bairro Boa Esperança.

Segundo informações da polícia, por volta das 15h30min, Iraci estava em casa dormindo quando o seu ex-companheiro, Genivaldo da Silva Bezerra, de 42 anos, conhecido por Vavá, entrou na residência e a estuprou, ela pegou uma faca e atingiu o ex no peito, o golpe atingiu o coração, em seguida a mulher ligou pedindo socorro. Uma ambulância foi acionada e levou Vavá para o hospital, mas o mesmo não resistiu ao ferimento e morreu.

Segundo informações do Comissário Cícero da Polícia Civil, o casal era problemático e as brigas eram constantes. Iraci já procurou a polícia e registrou vários Boletins de Ocorrência por violência domestica. “Genivaldo estava sendo procurado pela polícia”, disse o comissário.

O corpo de Genivaldo foi encaminhado para o IML de Caruaru. Depois Iraci se entregou a polícia e foi presa em flagrante, sendo encaminhada para a Colônia Penal Feminina de Buíque.

Fonte  :  Estação Notícias e Blog do Adielson Galvão

CHÃ GRANDE QUER CONQUISTAR SEU ESPAÇO.


O caçula do campeonato disputará a Série A1 pela primeira vez na sua história com um monte de problemas. O Chã Grande começou a pré-temporada bastante atrasado. Os atletas só se apresentaram ao treinador Paulo Júnior no dia 2 de janeiro.
Segundo o diretor de Futebol, Carlos Neves, o problema foi as festa de final de ano. “Depois da Série A2, demos férias aos jogadores. Então no fim de ano, deixamos eles ficarem com a família”, confessa.
Paulo Júnior afirma que não tem grandes pretensões no campeonato. “Vamos brigar pela zona intermediária. Se entrar pensando em não cair cai. O G4 é uma pretensão distante, mas vamos ver se dá no segundo turno”, revela.
Chã Grande é mais um time sem casa
Assim como o time do Pesqueira, o Chã Grande não poderá jogar em sua cidade. O estádio Municipal Ewerson Simões Barbosa (Barbozão) não passou na vistoria da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Sendo assim a equipe de Paulo Júnior mandará seus jogos em Vitória de Santo Antão.
“Atrapalha muito, pois temos um campo muito bom aqui. Então vamos treinar em um gramado ótimo, mas jogar em um péssimo” critica. “Também é ruim jogar longe da torcida. Aqui sempre é casa cheia. Espero que o torcedor de Vitória adote a gente como time de coração”.
“Vitória é perto. Temos certeza que não será problema para nossa torcida ir lá nos apoiar. Nós fomos a maior renda de público na Série A2 nos últimos três anos. Chã Grande gosta de futebol”, afirma Carlos Neves.
Meias armadores são as esperanças do time
Paulo Júnior aponta como principal setor do Chã Grande, o seu meio-campo. E os armadores Thiago e Mizael, que já jogam juntos desde o ano passado, são as armas do treinador.
Thiago, de 29 anos, tem bagagem, já disputou a primeira divisão do Pernambucano pelo Sete de Setembro, Salgueiro e Náutico. “Agora é diferente, é um time que está disputando pela primeira vez” admite. Pela Série A2 do ano passado, ele mostrou eficiência ofensiva. “Marquei 11 gols. Chego bem na área, mas meu estilo é mais cadenciado”.
A velocidade do setor fica por conta de Mizael, de 26 anos. “Sou rápido e ele cadencia. Vem dando certo até agora”, fala. “Na primeira divisão a responsabilidade é maior, mas renovamos por ter identidade com o time”, explica.
Fonte  :  Brasil Online

SUCESSORA DE SEVERINO CAVALCANTE PEDE SOCORRO A DEPUTADO DO PDT.


Sob a alegação de que recebeu a prefeitura em situação pré-falimentar, a nova prefeita do município de João Alfredo, Maria Sebastiana (PTB), esteve no escritório político do deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE), no Recife, para pedir socorro.
Ela disse que a situação do município é de calamidade, herança do seu antecessor, Severino Cavalcanti (PP), alvo de uma matéria negativa na “Folha de São Paulo” da última segunda-feira devido às condições em que entregou a prefeitura à sua sucessora.
Também pediu socorro a Corte Real o novo prefeito de Igarassu,  Mário Ricardo (PTB), segundo quem o município está um caos, além do novo prefeito de Goiana, Fred Gadelha (PTB).
Ambos disseram ao deputado que encontraram as prefeituras sem dinheiro, devendo e com os serviços públicos praticamente paralisados.
Fonte  :  Blog do Inaldo Sampaio

NOVA FEIRA DE GADO DE SURUBIM SERÁ INAUGURADA NESTA SEXTA.

Uma nova feira de gado será inaugurada na nesta sexta feira (18), aqui em Surubim nas margens da PE 90 em frente ao posto de gasolina de Zé do bode. O local fica a três km do trevo de Surubim.
 O evento terá aboiadores, forró pé de serra e a apresentação de Zito Barbosa junto com comerciantes de gado de Surubim e cidades circunvizinhas. 
A feira funcionará  nas sextas e sábados. Na segunda etapa do projeto será edificado um pesque e pague e uma casa de recepções que servirá também de casa de shows. 
Contamos com a sua presença. 


Fonte  :  iSurubim

MAIS UM MOTOCICLISTA MORRE EM ACIDENTE NA PE-90.


Um motociclista morreu na noite desta terça-feira (15), na zona rural de Frei Miguelinho.
Claudemir Patrício do Nascimento de 35 anos, trafegava pela PE-90, nas proximidades do sítio Pintos e caiu em uma ribanceira.
De acordo com a Polícia Militar, o rapaz perdeu o controle da moto em um quebra-molas da pista.
As informações dão conta de que a vítima vinha da Festa de Santo Amaro, em Taquaritinga do Norte.
Claudemir ainda foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para o Hospital de Vertentes, mas morreu ao dar entrada na Unidade de Saúde. O corpo dele foi levado para o IML de Caruaru.
Claudemir era morador do sítio Gancho do Galo aqui em Surubim.

Fonte  :  Blog da Integração FM