CONEXÃO PASSIRA: 25 de março de 2012

domingo, 25 de março de 2012

O POLÊMICO TRABALHO INFANTIL EM FEIRA LIVRE DE PASSIRA.

AGRESTE ONG de Passira provocou reação nas redes sociais ao entregar carros de mão para menores. Diante da repercussão, Superintendência do Trabalho fará fiscalização. 
A entrega de carros de mão e batas padronizadas para crianças e adolescentes de Passira, Agreste, gerou polêmica sobre o trabalho infantil na feira livre. A iniciativa da organização não-governamental (ONG) Associação Comunitária dos Agrícolas Alto da Esperança, que fez a distribuição semana passada, provocou reação de moradores e nas redes sociais. Informados peloJC sobre a ação, o conselho tutelar afirmou não ter conhecimento de que crianças trabalham na feira da cidade e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) prometeu investigar as denúncias hoje.
Os meninos carregam compras na feira que acontece aos sábados, no Centro. Foram entregues 14 carros de mão a jovens de 13 a 17 anos, segundo a presidente da entidade, Maria Auxiliadora Soares. Ela justifica que a ONG tomou a iniciativa a partir do pedido das mães dos adolescentes.
“Os meninos já faziam frete há muito tempo. Mas eles não tinham carro e precisavam alugar para ganhar um trocado”, informou. Para identificar quem recebeu os carros, a associação distribuiu batas vermelhas.
Os carros ficam sob responsabilidade dos pais dos garotos e não podem ser vendidos nem alugados. A associação prometeu a fazer a manutenção.
O prefeito do município, Miguel Freitas (PP), que participou da entrega dos equipamentos, disse que há fiscalização na feira, mas não para coibir o trabalho infantil. “Eles são autônomos, trabalham quando querem. Essa é uma atividade antiga na cidade e é uma forma de eles ajudarem os pais em casa”, comenta o prefeito que diz não ter apoiado financeiramente a ação.
Apesar de as fotos mostrarem crianças que aparentam ter 10 anos de idade recebendo o carro de mão, o gestor alegou que eles têm mais de 16 anos. A presidente do Conselho Tutelar, Maria Cecília dos Santos, disse que não sabia da prática.
A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelecem que é proibido o trabalho de crianças e adolescentes até 16 anos incompletos, exceto se tiver mais de 14 anos e na condição de aprendiz. “A atividade de carregador de mercadorias está na lista das piores formas de trabalho infantil. Pelo que vi, a prefeitura está sendo conivente com a situação”, explica a coordenadora do projeto Combate ao Trabalho Infantil da SRTE, Paula Neves. O decreto federal 6481, de 2008, descreve entre os prováveis riscos da ocupação a exposição à violência, drogas, assédio sexual e tráfico de pessoas, exposição à radiação solar, chuva e frio, acidentes de trânsito e atropelamento.
Em 2011, cerca de 600 crianças e adolescentes foram encontrados trabalhando em feiras livres em 30 municípios do Estado, durante fiscalização da SRTE.
Fonte  :  Jornal do Comércio

FALTAM MÉDICO NO HDPVP DE GRAVATÁ.

Foto Blog do Matuto
Por falta de uma equipe médica para realizar partos no Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa em Gravatá, a doméstica Adriana Cristina Silva Santos, 38, precisou ser socorrida pela Polícia Militar até a cidade de Vitória de Santo Antão no início da noite de sábado (24). A gestante entrou em trabalho de parto e ao chegar à unidade hospitalar acompanhada da polícia encontrou uma infinidade de dificuldade, inclusive com transporte. Graças a coragem e determinação da PMPE, a gestante conseguiu ser atendida com êxito e até o fechamento desta reportagem o estado de saúde dela era de fora de risco de morte.
Fonte  :  PMPE / Portal GN

CAIXA ELETRÔNICO É SAQUEADO EM GRAVATÁ.

Os assaltantes encapuzados e fortemente armados chegaram ao Centro de Informações Turísticas de Gravatá por volta das 4hs da tarde deste sábado (24/03), renderam funcionários e com a ajuda de um pé-de-cabra e maçarico arrombaram o caixa eletrônico do Banco do Brasil (BB) instalado no local. Os funcionários do espaço situado às margens da BR-232 só foram liberados por volta das 20hs, quando os assaltantes fugiram em motos e carros levando determinada quantidade em dinheiro ainda não contabilizada. Os funcionários [nomes preservados] foram conduzidos à 62ª DEPOL de Gravatá ouvidos e em seguida foram liberados. O IC (Instituto de Criminalística) foi até a cena do crime e realizou a pericia. Felizmente ninguém ficou ferido. 


Fonte  :  Portal GN

DEPUTADO HENRIQUE QUEIROZ DÁ ENTREVISTA A RÁDIO ATIVIDADE FM.

Na última quinta-feira(22/03) o Dep. Estadual Henrique Queiroz deu entrevista a Rádio Atividade FM, na cidade de Passira, onde os ouvintes puderam fazer suas perguntas atravéz do telefone. 


Veja alguns trechos da entrevista.


O locutor Leonildo Firmino, fez uma pergunta a respeito do seu reduto eleitoral e o mesmo respondeu que é cidadão passirense por diversas situações. "Sou filho de Limoeiro, e Passira pertenceu a Limoeiro; tenho um título que diz que sou passirense, que até foi me legado por um vereador que hoje se encontra na oposição, e  resido hoje em Passira como muitos já devem saber, com isso tenho o direito de concorrer a uma disputa eleitoral em Passira. Até porque ninguém questionou na justiça pela transferência de meu domicílio eleitora".


Questionado sobre a distribuição dos carros de mão ele de pronto respondeu: "A quantidade de crianças e jovens que estão ingressando nas drogas é uma quantidade absurda, e que você Leonildo sabe que já existia essa especie de trabalho em Passira, não é verdade?! Pois bem, o que "Auxi"(Presidente da Associação do Alto da Esperança) está querendo é colaborar com os pais dessas crianças, tanto na ajuda de custo como não os deixando se entregar as drogas. Esses jovens eram explorados por por alguns donos de carro de mão, que cobravam preços absurdos pelo aluguel. Já com essa iniciativa os jovens receberam batas para que possam ser identificados pelas pessoas, repassando-as mais confiança ao necessitar de um carro de mão para carregar sua feira.
Outros jovens que dispõe de seu próprio carro estão lenda para pintar e poder ganhar a sua bata, para que assim também se tornem organizados. O problema é que a oposição está procurando usufruir da situação já que não tem ação para o município". Em seguida o Deputado convidou o coordenador( Rúbens) da feira livre do município para repassar uma informação a qual o presidente do Conselho Tutelar de Passira, na gestão passada, haveria procurado a Prefeitura para ver a possibilidade de se fazer um cadastramento dos meninos que carregavam as feiras e que pudessem ter seus crachás e batas com identificação e um local para eles ficarem.


Perguntado pela Guarda Municipal: " Irei implantar a guarda municipal não só na área urbana, mais também na zona rural e darei total apoio, tanto que que a ampliarei e já é projeto meu aumentar o efetivo policial para dar sustentação a guarda que será modelo, e que terá como comandante um oficial militar"concluiu o deputado.

PREFEITO SAI FRUSTADO DE REUNIÃO EM BAIRRO CARENTE DA CIDADE.


Uma reunião realizada na noite desta sexta feira (23) na Casa das Mulheres, no bairro Maria Auxiliadora deixou o prefeito Ozano meio frustrado. Acompanhado de assessores e de parte do seu secretariado o prefeito foi para a comunidade para realizar mais uma edição do projeto “O prefeito com o povo”, que tem como principal objetivo ouvir as reivindicações da população e buscar melhorias para a localidade, porém na reunião desta sexta não foi bem isso que aconteceu, por falta de publico.
A reunião teve a presença de funcionários, secretários e assessores do prefeito Ozano que tentam alavancar o seu nome para disputar a reeleição em outubro, já o povo da comunidade mal compareceu ao evento, cerca de quinze pessoas da região, sem ligações com a prefeitura apareceram. Com isso, a reunião acabou antes do previsto e sem muitos “frutos” colhidos.
Nosso blog teve acesso a uma pesquisa de opinião na qual o prefeito Ozano aparece com 12% das intenções de voto. O projeto "O Prefeito com o povo" tenta justamente reverter esse quadro, mas, parece que no Bairro Maria Auxiliadora essa tentativa não deu muito certo.
Fonte  :  Blog do Caju