CONEXÃO PASSIRA: 30 de abril de 2013

terça-feira, 30 de abril de 2013

TENTATIVA DE ASSALTO A UM ÔNIBUS EM AGRESTINA TERMINA COM DOIS BALEADOS.


Continua internado no Hospital Regional do Agreste de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, um dos homens baleados durante uma tentativa de assalto a um ônibus em Agrestina, também no Agreste. O homem baleado seria um dos bandidos envolvidos na ação que foi realizada nessa segunda-feira (29) na BR- 104.
Segundo a polícia, Bruno Henrique da Silva, 18 anos,  e outro rapaz, identificado apenas como Josimar, teriam entrado no ônibus se passando por passageiros até que em um certo ponto da viagem anunciaram o assalto. Dois policiais que também estavam dentro do veículo tentaram prender os dois e os bandidos acabaram sendo baleados. Bruno não conseguiu fugir, já Josimar desceu do veículo, fugiu e até a manhã desta terça (30) não foram baleados.
Nenhum pertence dos passageiros que estavam no ônibus foi levado. O ônibus da empresa EAS, fazia a linha Caruaru-Panelas.
Fonte  :  Do NE10  Núcleo SJCC/Caruaru

MINISTRO PROMETE MAIS DE 400 MIL HECTARES DE TERRAS IRRIGADAS EM 2014.


Ao receber, ontem, em Brasília, lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) dos Estados de Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Pará, Paraná e Rio Grande do Sul, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, prometeu irrigar mais 400 mil hectares de terra em 2014 pelo programa “Mais Irrigação”.
Segundo o ministro, “temos um cenário de baixa produção em quase 130 mil hectares do total de 330 mil, por razões diversas: ausência de assistência técnica, dificuldade de acesso ao crédito, entraves na comercialização”.
Por isso, acrescentou, o programa “Mais Irrigação” está introduzindo uma nova política de apoio a redes de empresas, que funcionarão como “âncoras agrícolas” para dar suporte aos agricultores familiares.
A primeira experiência deverá acontecer no projeto Pontal, em Pernambuco, onde a empresa que coordenará a ocupação do perímetro vai fornecer todo o suporte necessário aos pequenos produtores.
A baixa quantidade de hectares irrigados tem sido alvo de críticas ao governo de Dilma Rousseff por parte do prefeito de Petrolina, Júlio Lossio (PMDB) e do ex-deputado Osvaldo Coelho (DEM).
Fonte  :  Blog do Inaldo Sampaio

GOVERNO DO ESTADO VAI COBRAR POR ÁGUA DE POÇOS.


Sem falar em prazos, o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, José Almir Cirilo, afirmou nesta terça-feira (30) que o governo do Estado vai cobrar pela água utilizada por meio de poços. A pasta já iniciou um estudo para mapear as cavidades existentes e irá monitorar a quantidade de água retirada delas.

"O objetivo não é arrecadar. A cobrança é um mecanismo de controle. Vai chegar um momento em que vamos cobrar com o objetivo de disciplinar e recuperar nosso mananciais", explicou o secretário, em entrevista à rádio JC/CBN Recife.

José Almir Cirilo contou que um dado inicial aponta que, quando há cobrança de água, são retirados de um poço cerca de 200 litros por habitantes por dia. Quando não há a fiscalização, o valor sobe para 700 litros por habitantes por dia.
Algumas regiões, como áreas de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, estão proibidas de perfurar poços, porque estão no limite do fornecimento.

Apenas no Grande Recife há 6 mil poços, mas o estudo vai utilizar uma amostra de 700 cavidades. Destas, 200 já foram mapeadas.
Fonte  :  Blog do Jamildo

SENADO APROVA INSEÇÃO DE IPI PARA MÁQUINAS AGRÍCOLAS.

O Senado aprovou nesta terça-feira (30) o projeto de lei que isenta máquinas e equipamentos agrícolas, veículos utilitários, tratores e caminhões novos, de fabricação nacional, do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A proposta, que agora vai tramitar na Câmara dos Deputados, estende a isenção aos mesmos produtos fabricados por países do Mercosul.

A medida valerá exclusivamente para o maquinário utilizado por agricultores familiares ou empreendedor familiar rural. A autora do projeto de lei, senadora Ana Rita (PT-ES), disse que a isenção poderá ser solicitada uma vez ao ano ou nos casos em que ocorra a destruição completa ou furto do equipamento. “Embora não tenha o rendimento e a produtividade da agroindústria, a agricultura familiar é essencial nas políticas agrícola, fundiária e de meio ambiente do país”, disse a parlamentar.

A cobrança do IPI é mantida na aquisição de matérias-primas, produtos intermediários e material de embalagem usados no processo de industrialização de equipamentos previstos como isentos. O imposto também vai incidir normalmente sobre qualquer acessório comprado que não seja equipamento de série ou original do produto beneficiado.

De acordo com o projeto, a isenção fiscal passa a valer quando houver publicação da lei no Diário Oficial da União.


Fonte  :  Blog do Magno Martins

PREFEITOS FARÃO PROTESTO NA ALEPE.

Inconformados com os recursos financeiros destinados pelo Governo Federal para enfrentar os problemas administrativos, sobretudo, a seca que assola o Estado, no dia 13 de maio, os prefeitos membros da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizarão um protesto na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).  O ato servirá para chamar a atenção da Casa quanto à realidade e às dificuldades enfrentadas pelas prefeituras, que sofrem com a seca e a diminuição no repasse das verbas oriundas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Durante a mobilização, encabeçada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e que ocorrerá em todas as capitais nordestinas, um documento mostrando a situação das cidades será entregue aos deputados. O material começou a ser elaborado ontem, no encontro dos prefeitos pernambucanos na sede da Amupe, e será finalizado hoje em Maceió, durante reunião entre as associações de municípios do Nordeste. No dossiê, além da seca e do FPM, serão abordadas questões relacionadas à iluminação pública, que a partir de 2014 será de responsabilidade dos municípios; e as obras dos habitacionais do programa “Minha Casa Minha Vida”. Este último, segundo o presidente da Amupe, José Patriota (PSB) está com obras inacabadas em várias cidades.
No dia do protesto as prefeituras fecharão as portas, mas mantenham os serviços essenciais. Segundo Patriota, além da Alepe, o Legislativo Nacional será alvo do próximo ato. “Hoje o problema não é só com o Poder Executivo. O Congresso, com os parlamentares, tem tudo a ver com essa situação que está aí. Ficam aprovando leis que atrapalham a vida dos municípios também. Então, no dia 4 de julho vamos ao Congresso”, prometeu.
Fonte  :  Folha de Pernambuco

ESCOLA JOÃO HERÁCLIO DUARTE CONVIDA TODOS PARA COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MÃES.


SECRETARIA DE AGRICULTURA DE PASSIRA PRETENDE ATENDER MAIS DE 500 AGRICULTORES COM ARAÇÃO DE TERRA.

A secretaria de agricultura de Passira está com a intenção de beneficiar mais de 500 agricultores do município com a aração de terra, onde o agricultor terá direito a dois hectares arados.  Hoje a prefeitura dispõe de 10 tratores que já atenderam várias comunidades rurais, dentre elas estão: Sítio Varjadas, Paulinas, Tanque do Vieira, Barbosa, Cuba, Olho D'agua de Bengalas, Borba, Independência, Placas, Salgado, Serra do Padre, Poço do Pau, Caçatuba e na periferia da cidade.

Outras comunidades ainda serão beneficiadas, são elas: Olho D'agua do Figueiras, Carrapicho,Várzea da Passira, Tamanduá, Apara, Taó e Cacimbinha.
Segundo o secretário de agricultura do município Junior de Biá, a meta é de superar em duas vezes a quantidade do ano passado que foram arados só 400 hectares. Pelo menos são os dados que se encontrou da gestão passada. O secretário ainda nos informou que foi solicitado através de ofícios sementes de milho e feijão ao IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco) e a secretaria de agricultura do estado.