CONEXÃO PASSIRA: 25 de janeiro de 2013

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

PREFEITO DE CUMARU NÃO É MAIS CANDIDATO À PRESIDENTE DA AMUPE.


O prefeito de Cumaru, Eduardo Tabosa (PSD), o “Eduardinho”, renunciou nesta quinta-feira à candidatura à presidência da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco).
Ele disse que desistiu de se candidatar porque tem muito o que fazer em sua cidade, “que está cheia de problemas e precisa de minha presença aqui todos os dias”.
Com a saída dele do processo, deverá entrar no páreo o prefeito reeleito de Petrolândia, Lourival Simões (PR).
O outro candidato é João Mendonça (PSD), prefeito reeleito de Belo Jardim. A eleição está marcada para o dia 14 de fevereiro.

Fonte  :  Meta Blonca

PREFEITO DE BEZERROS REABRE UNIDADE MISTA SÃO JOSÉ.


Por ordem do novo prefeito de Bezerros, Severino Otávio (PSB), o “Branquinho”, a Unidade Mista São José já foi reaberta e está funcionando em toda sua plenitude.
Ela foi encontrada em situação pré-falimentar – sem médicos e sem medicamentos. Mas, segundo a assessoria do prefeito, já existem médicos plantonistas todos os dias, além de um ortopedista e aparelho de Raio X.
Ela esteve fechada por uns dias porque não tinha condições de funcionamento. Foi entregue à nova gestão em péssimas condições, segundo o secretário de Saúde Humberto Sobreira.
Fonte  :  Blog do Inaldo Sampaio

PREFEITO ANUNCIA DATAS DE PAGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS REFERENTE AO MÊS DE JANEIRO.


O prefeito de Gravatá Bruno Martiniano informa que o pagamento dos salários referentes ao mês de janeiro dos funcionários efetivos será pago até o dia 28 de janeiro. Já os cargos comissionados receberão até o 5º dia últil do mês de fevereiro. Bruno Martiniano esclarece que está buscando uma solução viável quanto ao pagamento da folha de dezembro não efetuado ainda, “Vamos encontrar uma saída viável para esta pendência, esperamos solucionar o quanto antes e efetuar o pagamento da folha de dezembro”, disse o prefeito. 
Contatos:
Maria do Carmo Andrade – Secretária de Comunicação e Imprensa – (081) 9635-9740

Fonte  :  Blog do Caju

GRAVATÁ VAI ENTRAR COM PEDIDO JUNTO AO ESTADO E GOVERNO FEDERAL PARA DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA PELA ESTIAGEM.

A Prefeitura de Gravatá através da Secretaria Municipal de Defesa Civil está preparando a documentação para dar entrada junto ao Governo do Estado e Governo Federal a solicitação de Decreto de Situação de Emergência pela Estiagem. A iniciativa se deve aos levantamentos que estão sendo feitos nos últimos dias apresentando os prejuízos causados pela seca. De acordo com o secretário Alex Andrade a região mais afetada na cidade é o Agreste onde estão situados os distritos de Russinhas, Avencas e Lagoa do Fernando abrangendo os sítios Várzea Grande, Cotunguba e outras localidades. 

Até a próxima semana a solicitação será enviada e o pedido, sendo acatado, o município será reembolsado podendo oferecer melhorias aos que estão sendo prejudicados pela seca. O secretário esclarece também que toda e qualquer ação depende destes documentos, “Estamos agilizando toda a documentação necessária para enviarmos os mais rápido possível ao Governo do Estado e Governo Federal. Não podemos tomar nenhuma atitude sem antes resolvermos esta pendência. Infelizmente as previsões de chuva são desanimadoras e os prejuízos já são percebidos. A situação de emergência sendo decretada nós poderemos auxiliar de forma mais efetiva os prejudicados”, disse Alex Andrade. 


Fonte  :  Assessoria de Imprensa

PRIMAVERA: ELEITORES INTERDITAM TRECHO DA BR -101 SUL.


Em contato com o blog, há pouco, a jornalista Maira Morais informou que moradores do município de Primavera, na Zona da Mata Sul do Estado, interditaram um trecho da BR-101 Sul, próximo à cidade de Escada.
Os manifestantes atearam fogo em pneus e estão rasgando seus títulos eleitorais como forma de protesto contra as recentes decisões da Justiça, que decidiu pela diplomação e posse do segundo colocado no pleito de outubro do ano passado, o Galego do Gás (PR).

Fonte  :  Blog do Magno Martins

JOSÉ QUEIROZ TEM DIREITOS POLÍTICOS CASSADO.


O prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), teve seus direitos políticos cassados por três anos e ainda foi condenado a devolver parte do dinheiro gasto em 2009 com propaganda institucional. A decisão foi do juiz da Vara da Fazenda Pública de Caruaru, José Fernando Santos de Souza.
A ação tem como titular o Ministério Público, mas foi provocada por uma representação do Diretório Municipal dos Democratas, que alegou promoção pessoal e divulgação de assuntos pertinentes à população de Caruaru, em outras cidades. O fato veio à tona ontem (24), mas Queiroz informou que foi notificado da decisão ainda na quarta-feira passada.
De acordo com o secretário de Administração do município, Antônio Ademildo, apesar da decisão caber recurso no TJPE, a defesa tentará mudar o resultado da decisão ainda na Primeira Instância.

Fonte  :   Jornal do Commercio.

MOTOFRENTISTAS TEM ATÉ 02 DE FEVEREIRO PARA ADEQUAR ÀS NOVAS REGRAS DO DETRAN.

MOTOFRENTISTAS tem até o dia 2 de fevereiro de 2013 para se adequar às nova regras do DETRAN, sobre pena do condutor receber 5 pontos na carteira e pagar multa de R$ 125,00. As exigências são: idade mínima de 21 anos; habilitação na categoria "A" com pelo menos 2 anos e diploma do curso de especialização para esse tipo de serviço, equipamentos obrigatórios, como capacete com viseira, colete, calça resistente, camisa de mangas compridas e sapato fechado ou bota, proteção para as pernas ( mata-cachorro). A moto tem que ter antena corta-pipa e baú traseiro, devidamente sinalizado.

GOVERNADOR LANÇA PROGRAMA TERRA PRONTA EM PETROLINA.


O governador Eduardo Campos (PSB) e o secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, lançam, neste momento, em Petrolina, o Programa Terra Pronta e Distribuição de Sementes.
Com o retorno das chuvas, o Governo do Estado entrega três mil toneladas de sementes à 145 mil famílias da Zona Rural Pernambucana. Para a edição deste ano, serão investidos R$ 20,7 milhões, que irão beneficiar produtores da agricultura familiar dos municípios onde as chuvas já são suficientes para o sucesso do programa.

Fonte  :  Blog do Magno Martins

MPPE COBRA PROIBIÇÃO DE NEPOTISMO EM MUNICÍPIOS.

Os prefeitos e os presidentes das Câmaras de Vereadores dos municípios de João Alfredo e Salgadinho, ambos no Agreste, receberam recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para observarem a proibição do nepotismo no preenchimento de cargos de confiança no Executivo e Legislativo, prática vedada no serviço público pela Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O documento, assinado pelo promotor de Justiça Luiz Guilherme Lapenda, alerta para que não sejam nomeados para os cargos parentes até terceiro grau do prefeito, vice, secretários e de qualquer outro agente público com atribuição de chefia e direção. A recomendação orienta que, em 90 dias, sejam exonerados familiares dos gestores que trabalhem nos dois municípios. Terminado o prazo, a Promotoria de Justiça deverá receber, em 10 dias úteis, a cópia dos atos de exoneração e rescisão contratual.
Já aqueles que vão ocupar os cargos comissionados ou assumir funções de confiança deverão declarar por escrito, e sob as penas da lei, não possuir vínculos com os agentes públicos de cada município.
O MPPE também orienta evitar as duas prefeituras e Câmaras manterem contrato com empresas que tenham, como empregados, parentes dos gestores públicos. Caso as recomendações não sejam cumpridas, todas as medidas necessárias a sua implementação vão ser tomadas, inclusive, com a responsabilização daqueles que desrespeitarem as solicitações.

Fonte  :  Bom Jardim Notícias / Por – José Accioly

COMUNIDADES DE BENGALAS, TAMANDUÁ E VARJADAS SERÃO CONTEMPLADAS COM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.


Com menos de 1 mês a frente da Prefeitura Municipal de Passira já é notório a melhora na cidade de Passira, trânsito organizado, calçamento sendo restaurado entre todos esses benefícios está a implantação de 3 grandes laboratórios de informática nas escolas das comunidades de Bengalas, Tamanduá e Varjadas.
Cada escola esta recebendo 16 computadores, 2 impressoras, pintura e a mobilha, além do ar-condicionado e Roteador com o sinal WI-FI, a implantação está na fase final, o  laboratório tem sido muito visitado pelos moradores da comunidade que comemoram a iniciativa do Prefeito Silvestre.

O implantação faz parte do Projeto Passira Digital que prevê modernizar as escolas da cidade e levar a tecnologia ao dia-a-dia das pessoas, a implantação está sendo feita pela Secretaria de Educação com Selda Eudes e pelo Departamento de Informática com Atailton Tavares

Abaixo confira fotos preliminares de como anda a implantação, futuramente mostraremos o antes e o depois dos laboratórios. Nas fotos abaixo os laboratórios ainda não estão totalmente prontos.

Fonte  :  Entra Nessa Passira

PRESIDENTE DA CÂMARA ESCLARECE DÚVIDAS.


Nem bem o ano de 2013 começou, e algumas polêmicas permeiam a Câmara de Vereadores de Passira. Nos últimos dias, o novo presidente da casa, o vereador Jamilson Pereira, foi alvo de diversas críticas disparadas pelos colegas de trabalho. Dessa vez, as críticas são por conta dos salários dos legisladores municipais.
O problema em questão é que a verba repassada para a Câmara, como previsto em Lei, não mudou do ano passado para cá. Ou seja, o percentual repassado para o Legislativo Municipal sobre a receita do município é de 7%. No entanto, com a aplicação da Emenda Constitucional 58/2009 que institui o número de 11 vereadores para municípios com mais de 15 mil habitantes, Passira ganhou mais duas vagas de vereadores.
Outro agravante é que todos os estados e municípios brasileiros tiveram uma redução na arrecadação devido às medidas tomadas pelo Governo Federal para tentar conter a crise econômica que todo o mundo vem passando. Além disso, as contas do município de Passira, referente a 2012, não foram fechadas até o momento.
Além do mais, todas as instâncias governamentais (federal, estadual e municipal) e os legislativos têm um limite orçamentário, previsto pela na Constituição Federal, que é destinado para a Folha de Pagamento. Esse valor não pode ultrapassar os 70% dos subsídios repassados para essa instituição.
“A Câmara de Vereadores de Passira também têm o compromisso com a sociedade e com a Lei”, lembrou o vereador Jamilson Pereira. “Por isso não temos como aumentar o salário de nenhum vereador. Além disso, nossas contas estão à disposição que qualquer pessoa para ser analisada”, completou.

Fonte  :  Enta Nessa Passira