CONEXÃO PASSIRA: 16 de janeiro de 2013

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

LIXO DE GRAVATÁ ESTÁ É MATÉRIA DO JORNAL DO COMMERCIO.


Vergonhosa e lastimável é falta de comprometimento da Prefeitura de Gravatá, visto que aquela aprazível e sempre visitada cidade encontra-se com os depósitos externos de lixo dos condomínios sem coleta regular. 
De tão abarrotadas que estão as lixeiras, verificam-se lixos derramados pelos leitos das ruas, infestando as casas de moscas  e outros insetos. 

É o caso, por exemplo, da Rua Flávio Romero Assis de Lima, que confronta os Condomínios Alameda Boulevard, Pinheiros e Alameda dos Ipês.

Trata-se de atentado contra a saúde pública. Pedem-se urgentes providências.

Por Justo Duarte/JC

GRAVATÁ: UM HOSPITAL DESESTIMULADO.


Esta semana o caos foi implantado dentro dos corredores do Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa, principal emergência do município de Gravatá, interior de Pernambuco. Foram registrados sete óbitos, outros sete internamentos e três emergências. Entre as emergências, destaque para uma mulher em situação de aborto e um acidente automobilístico.
O que mais chama a atenção é o fato de 90% dos funcionários daquela unidade, apesar de todo o esforço ingente, estão com seus salários atrasados pelo poder público municipal. Até agora o prefeito Bruno Martiniano (PTB) não se manifestou acerca do pagamento daqueles que essenciais para a manutenção da cidade serrana.
O Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa dispõe de um quadro efetivo de funcionários competentes e que se desdobram em dois para melhor atender os pacientes da cidade e zona rural, mas, infelizmente a falta de consideração atrelada ao atraso salario só desestimula os trabalhos de tais profissionais.
Fonte  :  Portal GN

PROFESSORAS SE REÚNEM COM PROMOTORA.


Em nota divulgada na rede social FACEBOOK.com a líder do sindicado dos professores do município de Gravatá externou sua satisfação em ver a mobilização da categoria em busca da regularização do salário atrasado deste o mês de dezembro de 2012. Janaína Lúcia lamentou o problema que a categoria vem enfrentando e comunicou que aconteceu uma audiência com a Promotora da cidade de Gravatá, Dra. Fernanda Henriques da Nóbrega e que na oportunidade a autoridade redigiu uma carta ofício endereçada ao gabinete do atual prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano (PTB). O documento recomenda que no prazo de 24 horas o pagamento seja efetuado.
Ainda de acordo com Janaína Lúcia, logo após o encontro com a promotora, o sindicato preparou outra documentação e nesta quarta-feira (16/01) entrarão com um mandato de segurança pedindo soluções preventivas. A competente profissional da educação ainda aproveitou para agradecer a todos os companheiros (as): “_Agradeço muito a todos educadores presentes, e espero do próximo caso seja necessário duplicarmos o numero de profissionais em busca de um direito nosso afinal salario é sobrevivência”, finalizou.
Nossa equipe de reportagem conversou com uma das partes interessadas, Prof. Simone Lira. Por telefone ela esclareceu a atual situação com relação ao atraso do pagamento dos professores referente ao mês de dezembro de 2012.

OUÇA A ENTREVISTA:

Reportagem: Clebson Amsterdan

MIL E DUZENTOS TÍTULOS DE PROPRIEDADES SERÃO ENTREGUES A AGRICULTORES DO AGRESTE.

Agricultores familiares de 19 municípios do Agreste de Pernambuco receberão titularidade de terras nesta quinta-feira (17), em Garanhuns.

A solenidade de entrega dos 1.200 títulos acontece na quadra de esportes da Escola Estadual Professor Jerônimo Gueiros, às 16 h, no município. A ação faz parte de um convênio celebrado entre o Governo de Pernambuco e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e beneficiará agricultores dos municípios de Lajedo, Jurema, Lagoa do Ouro, Jupi, Paranatama, Iati, São João, Saloá, Garanhuns, Palmeirina, Terezinha, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Correntes, Calçados, Canhotinho e Jucati.

O título de propriedade é a última etapa no processo de regularização fundiária. Para o agricultor, o título é uma prova do exercício da atividade rural, garantindo-lhe acesso ao crédito agrícola e aos benefícios previdenciários. Além disso, a titulação elimina os conflitos pela posse da terra, os confrontos por limites de propriedade e dá ao agricultor a segurança jurídica.


Fonte  :  Do NE10
SJCC/ Caruaru

VEREADORA DE GRAVATÁ COBRA PRESTAÇÃO DE CONTAS DE JOAQUIM NETO E OZANO BRITO.


A Vereadora de Gravatá, no Agreste do Estado, Angélica de Ademir (PTB), deu o mote para esquentar o debate político na Câmara Municipal. Ela solicitou através de indicação para ser votado em caráter de urgência, que a Câmara de Gravatá mande ofício para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), solicitando o envio das Prestações de Contas das gestões dos ex-prefeitos Joaquim Neto (PSDB) e Ozano Brito (PSD).
A parlamentar alertou que há mais de 10 anos que o legislativo de Gravatá não vota uma prestação de contas enviada pelo TCE.
A indicação da vereadora Angélica de Ademir foi a mais polêmica da noite dessa terça-feira (15) na reunião dos parlamentares de Gravatá. Ela pediu em caráter de urgência (e conseguiu a primeira votação por unanimidade ontem mesmo) que seja enviado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) o mais rápido possível o pedido das prestações de contas das gestões dos dois ex-prefeitos.
Tanto o ex-prefeito Joaquim Neto quanto Ozano Brito estão muito complicados com as suas respectivas prestações de contas que nunca foram aprovadas no TCE.
A última prestação de contas enviada pelo TCE que chegou para ser julgada na Câmara foi em 2003, referente aos anos anteriores (o ano de 2001 – e os três primeiros meses de 2002) na gestão do finado ex-prefeito Dr. Sebastião Martiniano Lins (pai do atual prefeito Bruno Martiniano – PTB).
Fonte: Blog do castanha

BLOGUEIROS SE ENCONTRARÃO EM BOM CONSELHO.


O 4º Encontro de Blogueiros e Redes Sociais da cidade de Bom Conselho, no Agreste, organizado pelo radialista e blogueiro, Cláudio André O Poeta, deverá reunir parte da blogosfera pernambucana, com a presença de membros da Associação dos Blogueiros de Pernambuco (ABLOGPE), entre os dias 19 e 20 de janeiro, no Educandário Menino Jesus de Praga.
Aguarda-se as presenças de blogueiros, twitteiros, facebokeiros ou apenas usuário das redes sociais neste encontro. Na noite do sábado (19), haverá a recepção para os blogueiros e convidados na Churrascaria Tempero Gaúcho. Já no domingo (20), a partir das 08h30, a abertura do evento terá o debate sobre o Marco Civil na Internet com o presidente da Associação dos Blogueiros de Pernambuco, Lissandro Nascimento.
Durante o encontro, os participantes contarão com a palestra do Blogueiro Lúcio Mário, do município de Bom Jardim, sobre o Google Adsense, além de Ronne Pereira sobre Webdesigner. Para tratar sobre Informação com segurança na internet, será a vez do advogado Renato Curvelo, onde deverá abordar quanto as causas jurídicas existentes por conta do Facebook, quais os tipos de sanções e se existe regulamentação sobre o uso da internet.
As presenças podem ser confirmadas através do email: claudioandreopoeta@bol.com.br 

Fonte: Blog Coisas da Vida

PREFEITURA DE LIMOEIRO REALIZA MUTIRÃO DE CIRURGIAS AMBULATORIAIS DERMATOLÓGICAS.


Em parceria com a Escola Superior de Cirurgiões Dermatologistas, a prefeitura de Limoeiro, no Agreste Setentrional, através da secretaria municipal de Saúde, estará promovendo o Mutirão de Cirurgias Eletivas da Área de Dermatologia. A ação coletiva será realizada no dia 23 de fevereiro, a partir das 8h, na Policlínica Inacinha Duarte, localizada à Rua Antônio Fernandes Salsa, Bairro José Fernandes Salsa.
De acordo com o secretário de Saúde, Orlando Jorge, o mutirão contará com a participação de 25 profissionais da área de dermatologia em pequenas cirurgias de pele, a exemplo da retirada de sinais. “Vamos distribuir os profissionais médicos nas salas da policlínica e atender a nossa demanda de pacientes. Dependendo da dificuldade e do problema do paciente contaremos com o apoio da estrutura do Hospital Regional de Limoeiro”, explicou o secretário.
Segundo Orlando, os beneficiados com o mutirão estão passando por uma triagem. O cadastramento está sendo realizado até está quarta-feira (16), na Central de Regulação, que fica na secretaria municipal de Saúde, localizada à Avenida Severino Pinheiro, no Centro de Limoeiro, nos turnos da manhã e da tarde. No momento do cadastramento, o beneficiado deve apresentar documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.

Fonte  :  Departamento de Imprensa

PROGRAMA IDOSO EM MOVIMENTO DE LIMOEIRO É REFERÊNCIA NO INTERIOR PERNAMBUCANO.


Os idosos de Limoeiro sorriem. Sorrisos que representam felicidade, autoestima e dignidade. Os idosos de Limoeiro dançam, cantam, participam de atividades físicas, viajam, se confraternizam e, principalmente, são vistos pela gestão municipal como cidadãos atuantes e que merecem respeito. O Programa Idoso em Movimento (PIM) é uma marca registrada da cidade. Para se ter uma ideia, o projeto antes de 2009 contava com cerca de 400 idosos. Nos últimos quatro anos, o número de integrantes mais do que dobrou. Atualmente, o PIM conta com aproximadamente 900 idosos, entre homens e mulheres. É a prova de como o município vem cuidando da terceira idade.
O PIM é uma organização de idosos que são acompanhados pela gestão municipal, com a finalidade de proporcionar as mesmas uma série de atividades com o objetivo de garantir dignidade, autoestima e a felicidade de quem muito tem a ensinar. Para que isso ocorra, o projeto engloba exercícios físicos, motivação e outras séries de atividades. Vale destacar que os idosos da cidade são sempre acompanhados por médicos.
Atualmente, Limoeiro conta com 13 grupos do PIM espalhados pelos bairros da cidade. “Sempre realizamos confraternizações e muitos passeios. Este programa me ajudou muito mais do que qualquer um pode imaginar”, ressaltou Maria de Lurdes, 71 anos, que faz parte do grupo Vida, Superação e Alegria. O prefeito Ricardo Teobaldo destaca que o PIM é referência na região e no Estado. “É notório que o PIM melhorou a qualidade de vida dos idosos. O cuidado com as pessoas tem sido prioridade em nossa gestão e vamos continuar investindo no programa e proporcionando uma vida ativa e alegre para todos”, completou.
Crescimento – Para a professora Ceça Amorim, coordenadora de um dos grupos, este número expressivo que o PIM vem alcançando se deve a muito investimento. “O prefeito acreditou e investiu neste importante programa. Agora serão criados mais dois grupos na Zona Rural, pois uma das ideias do prefeito é que o projeto seja itinerante, ou seja, nos deslocamos para dar oportunidade a todos. Serão mais idosos que terão a oportunidade de serem mais felizes”, disse.
A técnica operacional Helena Cristina destaca que Limoeiro é referência no programa e elogiou o prefeito que apostou nele. “Quando o Governo Federal vetou a verba muitos municípios imediatamente pararam com o projeto. Teobaldo fez diferente. Ele sabia a importância do projeto e continuou incentivando o programa apenas com verba municipal”, destacou Helena. Já a atual secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ana Cristina, adiantou que está em estudo a ampliação do programa, com a implantação de novos núcleos na cidade e nas comunidades rurais.

Fonte  :  Taciana Carvalho e Alfredo Neto | Matéria Especial

SINDICATO DENUNCIA IRREGULARIDADES NA EDUCAÇÃO DE LIMOEIRO.

O Sindicato dos Professores de Pernambuco realizou um levantamento de dados educacionais na cidade de Limoeiro onde diversas irregularidades foram encontradas. No relatório apresentado ao Promotor de Justiça Muni Azevedo Catão estão questões como a aplicação do piso salarial dos professores da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal e denúncias relativas à folha de pagamento.

Outro ponto abordado no documento constata a presença de nomes de profissionais de outras áreas recebendo na folha de educação benefícios como aulas excedentes, aulas substituição, gratificação de incentivo e difícil acesso. Devido a irregularidades como estas, professores que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental no município foram prejudicados financeiramente em seus vencimentos, um déficit de R$ 2.880 para cada docente em 2012.

Na audiência realizada na última terça-feira (15), o promotor determinou que a Comissão dos Profissionais de Educação, formada por representantes da Câmara Municipal, da Secretaria de Educação, do Fundeb e do SINPRO, apresentem até o dia 31 a relação de nomes para regularizar as questões reivindicadas.


Fonte  :  Blog do Magno Martins

MP QUER IMPEDIR CANDIDATURAS DE POLÍTICOS COM CONTAS REPROVADAS.

A procuradora-geral da República em exercício, Sandra Cureau, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar impedir, na prática, a candidatura de políticos que deixem de apresentar regularmente suas contas de campanha. A apresentação regular, de acordo com o Ministério Público, significa que o candidato forneceu as contas de campanha da maneira exigida e, além disso, não tem contas de campanhas anteriores desaprovadas pela Justiça Eleitoral.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entende que a simples apresentação de contas de campanha - aprovadas ou não - é suficiente para obter a certidão de quitação eleitoral, exigida no registro das candidaturas.
O Ministério Público discorda da interpretação. Para Sandra Cureau, a certidão de quitação eleitoral só poderia ser fornecida com a apresentação regular das contas. Na ação direta de inconstitucionalidade, ela argumentou que o registro de candidaturas com contas desaprovadas fere os princípios constitucionais da moralidade, probidade e transparência, e que a interpretação do TSE reduz a prestação de contas a um processo meramente formal.

Segundo o Valor Online, a prestação de contas é requisito para obter a certidão de quitação eleitoral que, por sua vez, é exigida no registro das candidaturas, conforme as leis 9.504/97 e 12.034/2009.


Fonte  :  Blog do Magno Martins