CONEXÃO PASSIRA: O POLÊMICO TRABALHO INFANTIL EM FEIRA LIVRE DE PASSIRA.

domingo, 25 de março de 2012

O POLÊMICO TRABALHO INFANTIL EM FEIRA LIVRE DE PASSIRA.

AGRESTE ONG de Passira provocou reação nas redes sociais ao entregar carros de mão para menores. Diante da repercussão, Superintendência do Trabalho fará fiscalização. 
A entrega de carros de mão e batas padronizadas para crianças e adolescentes de Passira, Agreste, gerou polêmica sobre o trabalho infantil na feira livre. A iniciativa da organização não-governamental (ONG) Associação Comunitária dos Agrícolas Alto da Esperança, que fez a distribuição semana passada, provocou reação de moradores e nas redes sociais. Informados peloJC sobre a ação, o conselho tutelar afirmou não ter conhecimento de que crianças trabalham na feira da cidade e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) prometeu investigar as denúncias hoje.
Os meninos carregam compras na feira que acontece aos sábados, no Centro. Foram entregues 14 carros de mão a jovens de 13 a 17 anos, segundo a presidente da entidade, Maria Auxiliadora Soares. Ela justifica que a ONG tomou a iniciativa a partir do pedido das mães dos adolescentes.
“Os meninos já faziam frete há muito tempo. Mas eles não tinham carro e precisavam alugar para ganhar um trocado”, informou. Para identificar quem recebeu os carros, a associação distribuiu batas vermelhas.
Os carros ficam sob responsabilidade dos pais dos garotos e não podem ser vendidos nem alugados. A associação prometeu a fazer a manutenção.
O prefeito do município, Miguel Freitas (PP), que participou da entrega dos equipamentos, disse que há fiscalização na feira, mas não para coibir o trabalho infantil. “Eles são autônomos, trabalham quando querem. Essa é uma atividade antiga na cidade e é uma forma de eles ajudarem os pais em casa”, comenta o prefeito que diz não ter apoiado financeiramente a ação.
Apesar de as fotos mostrarem crianças que aparentam ter 10 anos de idade recebendo o carro de mão, o gestor alegou que eles têm mais de 16 anos. A presidente do Conselho Tutelar, Maria Cecília dos Santos, disse que não sabia da prática.
A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelecem que é proibido o trabalho de crianças e adolescentes até 16 anos incompletos, exceto se tiver mais de 14 anos e na condição de aprendiz. “A atividade de carregador de mercadorias está na lista das piores formas de trabalho infantil. Pelo que vi, a prefeitura está sendo conivente com a situação”, explica a coordenadora do projeto Combate ao Trabalho Infantil da SRTE, Paula Neves. O decreto federal 6481, de 2008, descreve entre os prováveis riscos da ocupação a exposição à violência, drogas, assédio sexual e tráfico de pessoas, exposição à radiação solar, chuva e frio, acidentes de trânsito e atropelamento.
Em 2011, cerca de 600 crianças e adolescentes foram encontrados trabalhando em feiras livres em 30 municípios do Estado, durante fiscalização da SRTE.
Fonte  :  Jornal do Comércio

3 comentários:

  1. Vejam só o futuro da nossa Cidade!
    Até quando vamos esperar de braços cruzados esses politicos de meia tijela fazerem o que bem entenderem sem obdecer as leis e as regras da sociedade?
    Caros leitores, ouviram o que o Exmo Sr. Deputado e pré-candidato a prefeito falou em sua entrevista na Rádio "Atividade FM" de nossa cidade? Acredito que sim!
    Então analisem o que será de nossa cidade se confiarmos nossos votos em uam pessoa que apoia tais práticas! Pq não promovem cursos com ajuda de custo para essas crianças costuirem um futuro digno?
    Fica ai a questão...
    Caros leitores, façam valer o voto que vcs confiarão em alguém que passará 4 anos a frete desta cidade.

    ResponderExcluir
  2. com todo respeito sr anônimo, é vc q vai levar um pão ou um leite pra essas crianças? esse dinheirinho ajuda muito. Já passei por isso, nem todos serão doutores alguns daqui uns dias será calunga do caminhão de silvestre, outros funcionário da prefeitura etc...sem falar q alguns vão embora buscar seus objetivos, e os que se perdem pelo caminho? Gente o trabalho infantil é proibido quando se torna obrigatório, Meus filhos ñ só entregou feira como limpou mato no quintal de muitos ai. outra coisa quem paga por estes serviços na maior parte é a nata, porq a feira do pobre ele traz pendurada no dedo.As crianças tem a semana inteira pra estudar, conheço um jovem com 17 anos há dez ele carrega feira e é com esse dinheiro que paga o curso em limoeiro.Desculpe minha indignação mas eu tinha que falar, se o trabalho infantil for obrigatório serei a primeira a dar meu manifesto, agora tente viver no anonimato perante a sociedade mesquinha de passira pra sentir na pele o q acontece em muitos lares onde ñ se pode comprar o básico,.

    ResponderExcluir
  3. Essa pratica já é muito antiga, eu mesmo já trabalhei na feira quando era criança... Todos sabem que o trabalho infantil é crime e o consenlho tutelar sabia muito bem que existia isso... se não sabem é tão não estão a trabalhar direito em Passira, Ora bolas, Quem não viu essa pratica É CEGO OU ESTÁ SE FAZENDO DE BESTA... O Prefeito sabe muito bem que essa pratica é errada o Dep: Henrique tbm sabe e fizeram esse evento um palco político para se promover e acabaram se ferrando eles deveriam ser Processados por Apologia ao trabalho infantil e todos de passira deveriam estar atentos... Não vou divulgar a minha imagem por conta que em passira todos nós ou de nossas familias sofremos retalhações por parte do poder Execultivo...

    ResponderExcluir