CONEXÃO PASSIRA: SEMANA DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE.

terça-feira, 27 de março de 2012

SEMANA DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE.


A secretaria municipal de saúde de Passira promoverá a semana de luta contra a Tuberculose, nos dias 26 a 30.03.2012 com ações educativas nas escolas e nas unidades de saúde.
A tuberculose continua sendo um grave problema de saúde pública no Brasil. A média nacional de novos casos é de aproximadamente 71 mil/ano. Pernambuco é considerado de grande incidência e com taxa de mortalidade acima da média nacional.
A tuberculose é causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch. Acomete, principalmente, os pulmões, mas pode atingir outros órgãos como ossos, rins, pleura, gânglios, intestino e cérebro.
A transmissão ocorre pelo ar e seus principais sintomas são: Tosse por três semanas ou mais sem causa conhecida, perda de peso, cansaço fácil, febre baixa geralmente no fim da tarde, suores noturnos, perda de apetite.
Ao sentir esses sintomas, procure auxílio no serviço médico da cidade. A única forma de prevenção dessa doença é o diagnóstico precoce, que pode ser realizado gratuitamente, pelas unidades de saúde.
Tuberculose tem cura e o tratamento também é oferecido gratuitamente nas unidades do serviço público de saúde. Ele tem duração de seis meses e o paciente sente a melhora logo nas primeiras semanas, mas não pode suspender o tratamento por conta própria, pois isso pode acarretar reativa da doença em condições mais sérias ou o desenvolvimento de resistência das bactérias por medicamentos usados.
Para maiores esclarecimentos:
Vigilância Epidemiológica
Rua da matriz, 408, Passira-PE (81) 3651-1351
Fonte  :  Vigilância Epidemiológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário