CONEXÃO PASSIRA: MULHERES DO PT SE UNEM E CONQUISTAM 50% DO COMANDO NO PARTIDO

domingo, 4 de setembro de 2011

MULHERES DO PT SE UNEM E CONQUISTAM 50% DO COMANDO NO PARTIDO

Mulheres do PT comemoram paridade feminina no comando do partido e exibem seus crachás eletrônicos usados para votar. Foto: Rennato Testa
http://www.blogdovanguarda.com.br/down/_09012bbaf38b8d434e5aed1e00ef02bb.jpgO 4º Congresso Nacional do PT, que termina neste domingo, em Brasília, também decidiu que, além da paridade feminina no comando, pelo menos 20% dos futuros dirigentes terão que ser jovens de até 30 anos e outros 20% negros.
O debate foi acirrado no Congresso. A proposta original, formulada pela Comissão de Reforma Estatutária, fixava a margem de participação feminina em 40%. Tentaram ainda negociar com as mulheres para que o índice fosse atingido de maneira gradativa, ampliando os percentuais a cada processo eleitoral.
A mobilização das mulheres foi maior. Elas conseguiram assinaturas de “puxadores de votos” do Diretório Nacional, como o ex-ministro José Dirceu. Um a um, elas foram convencendo os dirigentes até que conseguiram quase unanimidade. Ao final, elas comemoraram aos gritos e abraços.
“Quer dizer que, como eu sou macho, velho e branquelo, estou fora do comando, né?”, brincava um dirigente ao final da votação.
Na realidade, como o critério é de transversalidade,  não sobrarão apenas 10% para os homens brancos e maiores de 30 anos. Uma mulher jovem e negra, por exemplo, entra para a cota em cada uma das categorias. Além disso, a medida ainda terá que ser adaptada regionalmente pelo partido, de acordo com a característica da população local.  Fonte  Jornal de Caruaru                                                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário