CONEXÃO PASSIRA: MST INVADE FAZENDA EM PETROLINA

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

MST INVADE FAZENDA EM PETROLINA

MST invade fazenda em Pernambuco

Publicidade
GUSTAVO HENNEMANN
DE SÃO PAULO
Cerca de 150 famílias ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram a fazenda Copa Fruit em Petrolina (714 km de Recife, PE) na madrugada deste domingo (7). 

O grupo entrou na propriedade por volta das 5h30 em ônibus e motos depois de quebrarem uma porteira de ferro, segundo o gerente de produção da fazenda, Elisaldo da Luz Pires Júnior. 

O coordenador regional do MST, Florisvaldo Araújo, diz que houve "ocupação pacífica" e que a porteira foi aberta "normalmente". 

A fazenda, que fica perto do aeroporto da cidade, tem 130 hectares e é utilizada para a produção de manga para exportação aos EUA e à Europa. 

Segundo o MST, a propriedade atualmente é improdutiva e está endividada com bancos privados.
"A fazenda não cumpre sua função social e ainda não paga direitos trabalhistas aos funcionários que demitiu", diz Araújo. 

O grupo que invadiu a propriedade é formado por moradores da periferia de Petrolina e por ex-funcionários da fazenda que sofreram abusos trabalhistas, segundo o MST. 

Conforme Araújo, o solo da fazenda é bastante produtivo e adequado para a implantação de um assentamento da reforma agrária. 

O MST afirma que já informou o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) da invasão e espera que o órgão inicie o cadastramento da fazenda para possível desapropriação. 

A Copa Fruit afirma que está sendo afetada pela crise internacional e pelo câmbio valorizado. No entanto, nega irregularidades trabalhistas e diz que produz normalmente na fazenda invadida e em outras duas propriedades. 

A empresa afirma que está tomando as medidas legais para reivindicar a reintegração de posse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário