CONEXÃO PASSIRA: O MAPA POLÍTICO DE PERNAMBUCO.

sábado, 8 de outubro de 2011

O MAPA POLÍTICO DE PERNAMBUCO.


Diario de PernambucoO DIÁRIO DE PERNAMBUCO traz hoje, como matéria de capa, reportagem de Rosália Gangel na qual está fielmente retratado o quadro em que ficou a cena partidária no Estado, após o pode-se dizer estressante dia político de ontem, último prazo para o controvertido troca-troca de partido. Dada a importância da matéria para entendimento dos novos caminhos que o leitor deve percorrer na busca de informações sobre o tema, reproduzimos aqui o trabalho da repórter do conceituado jornal pernambucano:
 
 ''A entrada do PSD no cenário da política local antecipou uma eleição que ainda vai acontecer em 2012. O partido criou um clima de disputa eleitoral ao promover filiações que acabaram provocando uma rearrumação do poder no estado. A legenda saiu na frente e conseguiu arrematar para os seus quadros 19 prefeitos e um número de vereadores que pode passar de 200, segundo cálculos do presidente estadual da sigla, André de Paula. Com a investida, o recém-criado PSD reduziu a força de partidos tradicionais da oposição em Pernambuco. O DEM foi a maior vítima. O Democratas perdeu 12 dos seus 19 prefeitos, restando, portanto, apenas sete no
“portifólio” do partido.

Apesar de atingidos em menor proporção, o PMDB e o PSDB também perderam gestores para o PSD. O partido, na realidade, funcionou como uma válvula de escape para receber políticos que nas eleições de 2006 e 2010 apoiaram o governador Eduardo Campos (PSB), mesmo estando em partidos adversários. Na base aliada, as mudanças foram poucas. Quem mudou de legenda optou por outro partido governista, mantendo o quadro favorável à gestão socialista.
 Em alguns casos, a troca provocou um certo atrito na Frente Popular de Pernambuco. Um exemplo é caso do prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado, que deixou o PDT e migrou para o PSB para disputar a eleição em Garanhuns. Nesse caso, o neo-socialista vai bater de frente com outro pré-candidato, o deputado petebista Izaías Régis, ligado ao senador Armando Monteiro Neto (PTB).

Ontem, quando terminou o prazo para filiação e desfiliação para quem pretende disputar a eleição de 2012, alguns partidos divulgaram um balanço do trabalho realizado nos últimos dias. Os petistas fecharam a conta com cerca de 800 novas filiações. Além disso, estimam disputar a campanha majoritária com 57 candidatos e estão representados em 175 municípios.

O presidente estadual do PR, Inocêncio Oliveira, apesar de perder um prefeito para o PT (Azoka Gouveia, Aliança) passou de 31 para 32 gestores, uma vez que conquistou outras duas prefeituras: Pesqueira e Lagoa Grande. “A expectativa é de crescer em 2012, inclusive na Região Metropolitana do Recife, onde iremos disputar em cidades importantes como Itamaracá e Camaragibe”, destacou Inocêncio. Já André de Paula não quis falar sobre mudanças no cenário político do estado. “Acho cedo para avaliar. Não tenho em mãos dados dos outros partidos. O que tenho a dizer é que nos últimos 20 dias avançamos para dar capilaridade ao PSD”, observou.

No Recife, o PSB aumentou sua bancada na Câmara Municipal, passando de dois para seis vereadores. O partido arregimentou para os seus quadros: Vicente André Gomes (ex-PCdoB), Estefáno Menudo (ex-PHS), Inácio Neto (ex-PT) e Amaro Cipriano (ex-PDT). Os socialistas contavam apenas com João Arraes e Marília Arraes.

Reflexo do troca-troca de partidos

Prefeitos anterior novo
Carlos Cecílio (Serrita) PMDB PSD
Rose Garzieira (Lagoa Grande) PMDB PR
Ronaldo Sampaio (Granito) PMDB PSB
Amadeu Henrique (Jaqueira) DEM PSD
Beto de Tôta (Cachoeirinha) DEM PSD
Eduardo Tabosa (Cumaru) DEM PSD
Galego de Ibirajuba (Ibirajuba) DEM PSD
José Adauto (Tacaratu) DEM PSD
José Barbosa (São José da Coroa Grande) DEM PSD
Lula da Capivara (Frei Miguelinho) DEM PSD
Marcos Calado (Angelim) DEM PSD
Elias Lira (Vitória de Santo Antão) DEM PSD
Roberivan de Melo (Poção) DEM PSD
Pedro Guedes (São Vicente Férrer) DEM PSD
Flávio Lima (Toritama) DEM PSD
Ozano Brito (Gravatá) PSDB PSD
Jonas Camelo (Buíque) PSDB PSD
Ferdinando Carvalho (Parnamirim) PRB PSD
Gel de Marcos (Xexéu) PSB PSD
Gesimário Baracho (Igarassu) PSB PT
Antonio Dourado (Lajedo) PDT PSB
Azoka Gouveia (Aliança) PR PT
Carlos Fernandes (Afranio) PTB PSD
Eugênia Araújo (Betânia) PR PSD
Cleide Oliveira (Pesqueira) PRB PR

* Os dados do quadro refletem o cenário até o fechamento desta edição '
  Fonte : Blog do Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário