CONEXÃO PASSIRA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

OS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS.

As eleições ainda estão distantes para os eleitores, mas para candidatos a hora é de muita avaliação. Isso porque o prazo de filiação partidária termina no dia 07 de outubro e a escolha da sigla partidária é um passo importante para um possível sucesso. Em Bezerros, após o prazo das filiações (0710), poderá desenhar um cenário que o eleitor encontrará daqui a um ano. São muitos os nomes, mas muitos sairão do páreo.  Veja:

A prefeita Bete de Dael (PR) dá sinais claros de que vai para a reeleição. Ela deve continuar no PR, partido do Deputado Federal Inocêncio Oliveira, aliado do governador Eduardo Campos. A prefeita já articula outras siglas em torno do seu projeto de reeleição. Um dos desafios será

de agregar o mesmo grupo que esteve com ela na disputa de 2008, principalmente o grupo do ex-prefeito Amaro Rufino (DEM), que anda meio afastado do governo, embora tenha  mantido a comunicação. A prefeita ainda acompanha pesquisas do líder Inocêncio Oliveira, que, através da imprensa, disse ser ela a candidata do PR,  mas que o cenário precisa ser viável.

O ex-presidente do Tribunal de Contas (TCE), Severino Otávio, popularmente conhecido por Braquinho, deseja voltar à prefeitura da cidade, onde foi prefeito na década de 70. Branquinho tem relacionamento de amizade com todos os outros pré-candidatos e trabalha para agregar o maior número de forças possíveis. Ele se diz soldado do governador, com quem tem conversado a respeito da disputa, principalmente no tocante a filiação partidária. Em Bezerros, aguarda-se o final do mês, já que Branquinho deverá bater o martelo no sentido de disputar ou não a prefeitura. O  cenário, para melhor interpretação, dependerá dessa decisão. Braquinho atualmente é o que mais agrega e também neutraliza, justamente por ter livre trânsito no meio político.

O ex-prefeito Marcone Borba do (PR) estaria liderando levantamentos internos, o que deixou animado em disputar o mandato de prefeito. Acontece que pesa contra o ex-prefeito uma enxurrada de processos de quando este passou pela prefeitura. Borba chegou a ter os diretos políticos cassados na esfera federal, mas prometeu recorrer da decisão. Embora com uma boa densidade eleitoral, o ex-prefeito aguarda decisão de Branquinho, que pode inviabilizá-lo, porque seria o candidato do governador e tomaria muitos apoios políticos. Mesmo assim, pessoas próximas do ex-prefeito ensaiam uma campanha para fortalecê-lo, divulgando adesivos com a seguinte mensagem: “Ele está voltando”.

O vice-prefeito Carlinhos (PCdoB), rompido com a prefeita ainda no início da gestão, se coloca como pré-candidato a prefeito. O cenário que os comunistas sonham é com uma polarização com a atual prefeita, o que é pouco provável. Uma candidatura hoje do vice-prefeito representaria uma terceira via, visto a falta de apoio político na cidade. O partido chegou a divulgar nota sobre a intenção de se manter pelo menos na majoritária, ocupando o lugar de vice. Mesmo assim, dificilmente isso acontecerá, porque é impensado permanecer na chapa da prefeita ou compor com o ex-prefeito Marcone. Uma chapa com Severino Otávio também é pouco provável, pois caso Braquinho seja mesmo candidato deve usar a vaga para agregar mais forças, que pode vir do grupo de Amaru Rufino ou Marcone Borba.Há quem analise que o vice-prefeito concorra mesmo a uma vaga no legislativo.

A maruada, como é conhecido o grupo do ex-prefeito Maru, assiste a definição do cenário para se posicionar. O nome de Domingos (PSDB), genro do ex-prefeito é sempre lembrado, não apenas para uma candidatura a prefeito, mas até numa composição de vice-prefeito. Domingos é benquisto na cidade, pela tranqüilidade com que comandou a Secretaria de Administração no inicio do atual governo. Ele é o que mais representa o grupo na atualidade e será o nome apresentado pelo seu partido para o processo político.

O vereador Neguinho de Israel (PPS) andou sinalizando o interesse em disputar a prefeitura, mas teria recuado da idéia nos últimos meses. Quem também se colocou a disposição do PSB, foi o vereador Ademilson França e o ex-vereador Nivaldo Santino. Os nomes colocados dão sinais de que deve buscar mesmo o legislativo municipal.

FILÓSOFO NA POLÍTICA- O jovem professor e filósofo Júnior Carvalho, filho do ex-vereador José Gaspar ( já falecido), ingressou neste domingo no partido d
.a prefeita Bete, o PR. Na ocasião, segundo informou através de nota, esteve com a prefeita e o secretário de Agricultura Guinho de Pessoa, um dos que trabalham na organização do partido para as eleições de 2012.                                     Fonte : Bezerros Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário