CONEXÃO PASSIRA: TEREZA LEITÃO ABRE DISSIDÊNCIA NO PT.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

TEREZA LEITÃO ABRE DISSIDÊNCIA NO PT.



Dissidência. Imagem: Aline Moura/DP/D.A. PressAgora é fato: a tendência petista Construindo um Novo Brasil, cujo maior representante em Pernambuco é o senador Humberto Costa, está rachada. A dissidência foi anunciada hoje (26) na sede do partido, sob a liderança da deputada estadual Teresa Leitão e do ex-presidente estadual da legenda Jorge Perez. Os dois assinaram um manifesto com o apoio de mais 111 petistas, tanto do interior como da capital. O objetivo é resgatar as origens da sigla, que, para eles, vem se fechando cada vez mais ao diálogo com os movimentos sociais. Para os dissidentes, se não houver correção de rumos, o PT vai se tornar como os outros, com donos e caciques.
O vice-prefeito de Olinda, Horário Reis (PT), esteve presente no encontro. Ele pouco falou, para evitar atritos com o PCdoB, representado no município olindense por Renildo Calheiros. Mas Teresa e Jorge Perez deram o tom do encontro e fizeram críticas indiretas ao senador Humberto Costa. Disseram que, antes de decidir pelo afastamento, conversaram longamente com todas as lideranças da CNB, mas tudo continuou do mesmo jeito: sem mudanças.
As críticas respingaram também no ex-prefeito João Paulo, que praticamente impôs o nome de João da Costa aos aliados em 2008.Segundo Teresa, o partido vem passando por um processo de personificação. As pessoas têm mais importância que os projetos. "(A indicação de João da Costa) foi um desses processos", declarou.
Para Teresa, o partido não pode entrar numa eleição a reboque de outros partidos, como o PSB do governador Eduardo Campos. Para ela, as duas legendas não podem reproduzir em todos os municípios a aliança nacional, porque isso agride a indentidade partidária. A deputada não admitiu ser candidata a Olinda em 2012, contra Renildo, mas deu a entender que vai trabalhar para isso até lá. Nos bastidores, governistas dizem que o prefeito comunista enfrenta os mesmos problemas de popularidade de João da Costa. Veja mais no Diario de Pernambuco amanhã (27).

Por Aline Moura, do Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário