CONEXÃO PASSIRA: EM MEIO À SECA, APAC IDENTIFICA DESVIOS DE AGUÁ DO RIO IPOJUCA.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

EM MEIO À SECA, APAC IDENTIFICA DESVIOS DE AGUÁ DO RIO IPOJUCA.

Em virtude da situação crítica de abastecimento em Pesqueira, no Agreste do Estado, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) realizou terça (5) e quarta-feira (6) uma fiscalização para combater o desvio de água ao longo de 30 quilômetros do curso do Rio Ipojuca, na zona rural do município. Atualmente, quatro dos cinco reservatórios que abastecem Pesqueira estão praticamente se água.

Durante a operação foram apreendidas 11 bombas, que estavam sendo usadas para retirar água do manancial com a finalidade de abastecer barreiros e irrigar plantações. A ação foi acompanhada por técnicos da Compesa e pela Polícia Militar.

O gerente regional da Compesa, João Raphael de Queiroz, estima que a fiscalização tenha propiciado a recuperação de uma vazão de 230 litros de água por segundo, o equivalente a 45% das necessidades de Pesqueira. Hoje, os moradores recebem água dois dias a cada 25 dias.

Todos os proprietários das bombas foram intimados a comparecer à Delegacia de Polícia de Pesqueira para prestar esclarecimentos e informados de que, em caso de reincidência, podem ser alvo de investigações criminais pela acusação de furto de água.


Fonte  :  Blog do Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário