CONEXÃO PASSIRA: SEGURANÇA E MOBILIDADE REFORÇADAS PARA O NATAL DE GRAVATÁ.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

SEGURANÇA E MOBILIDADE REFORÇADAS PARA O NATAL DE GRAVATÁ.


Quem for ao espetáculo Sonhos da Pastorinha Diana, que acontece entre os dias 16 e 25 de dezembro em Gravatá, pode estar certo de que vai encontrar, além da beleza da encenação, toda uma estrutura montada pela Prefeitura e pelo Governo do Estado para garantir tranquilidade e segurança. O esquema foi relatado hoje na sede da Secretaria de Turismo do Governo do Estado, pelo prefeito Ozano Brito e o secretário estadual Alberto Feitosa, além de profissionais dos órgãos que irão atuar durante o evento.

A mobilidade dos espectadores – estimados em 20 mil por noite – teve atenção especial por parte do Poder Público. A Prefeitura de Gravatá reservou dois pontos para estacionamento, onde caberão cerca de 600 veículos: um no terreno que fica em frente ao Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa, e o outro na Perimetral Leste, no local próximo à antiga Fábrica de Cerâmicas e onde tradicionalmente funcionam os parques de diversão da cidade. Dos dois pontos sairão ônibus que levarão gratuitamente os espectadores até o Pátio de Eventos, o mesmo acontecendo para a volta do pátio ao estacionamento. “Como esperamos um público muito grande, nossa primeira preocupação foi pensar o esquema de mobilidade urbana para que não ocorram congestionamentos e dificuldade de acesso”, afirmou o prefeito Ozano Brito. O Detran também levará 30 agentes que irão ajudar no disciplinamento do tráfego.

A segurança também será reforçada, nos moldes do que ocorre em grandes eventos como São João e Semana Santa. A Polícia Militar vai disponibilizar 113 homens a cada noite do evento, dando prioridade ao patrulhamento por motos e a cavalo. “Existe essa preocupação com a mobilidade por conta do grande público e esse tipo de policiamento ajuda bastante nos deslocamentos”, afirmou o major André Ângelo, comandante da 5 Companhia Independente de Polícia. O efetivo da Polícia Civil também contará com pouco mais de cem homens que irão se juntar às equipes já existentes na cidade. “Como sempre fazemos em eventos desse porte em Gravatá, haverá uma delegacia móvel para agilizar o registro de quaisquer ocorrências”, frisou o delegado do Turista, Darley Timóteo.

O Corpo de Bombeiros estará presente com um efetivo de 500 homens distribuídos por toda região, principalmente as cidades vizinhas como Bezerros, Pombos e Vitória. “As equipes de resgate ficarão de prontidão nessas cidades para chegar mais rápido em qualquer eventualidade”, afirmou o comandante-geral Carlos Eduardo Casanova. Além disso o reforço de viaturas anti-incêndio e de resgate também estará dentro da cidade. 

Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) trabalharão juntos para garantir a segurança de quem trafega pela BR-232 e pela via local de Gravatá. O helicóptero da PRF ficará no heliponto localizado no Posto Avançado de Gravatá, e os educadores de trânsito estarão atentos principalmente a possíveis casos de consumo de álcool por parte dos motoristas.

“Sabemos que o Natal de Gravatá será uma festa das famílias pernambucanas, um momento de confraternização. Mas ao mesmo tempo reforçamos esse apelo para que as pessoas não consumam bebidas alcoólicas e dirijam”, frisou o prefeito. O secretário Alberto Feitosa destacou o motivo da escolha de Gravatá para sediar o espetáculo. “Trata-se de uma cidade belíssima, com um clima agradável, próxima ao Recife e acostumada a receber bem as pessoas que por lá passam”, disse. O secretário de Turismo de Gravatá, Ricardo Guerra, adiantou que o espetáculo não vai parar por essa edição. “O contrato realizado com a companhia teatral é de quatro anos, ou seja, ainda teremos outras três edições do Natal”.



Fonte  :  Assessoria da prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário