CONEXÃO PASSIRA: UFRPE INAUGURA LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE BIOPOLÍMERO DA CANA-DE-AÇÚCAR.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

UFRPE INAUGURA LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE BIOPOLÍMERO DA CANA-DE-AÇÚCAR.

Na próxima segunda-feira (04/06), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio da Estação Experimental de Cana-de-açúcar do Carpina (EECAC) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), inaugura o Laboratório de Produção de Biopolímero da Cana-de-açúcar para Pesquisa, Desenvolvimento e Produção. O evento está marcado para as 9h, na EECAC, em Carpina.
O biopolímero é resultante da ação de uma bactéria que se desenvolve no caldo da cana ou melaço. As pesquisas na área foram iniciadas há anos pelos pesquisadores de Indústria da EECAC, lideradas pelo engenheiro químico Francisco de Assis Dutra Melo.
O material foi testado inicialmente no Hospital Veterinário da UFRPE para cicatrização de feridas em animais. Depois, o polímero passou a produzir fios cirúrgicos, cuja sutura era absorvida pelo organismo.
Com o sucesso da utilização, o polímero foi levado para o Hospital das Clínicas da UFPE, iniciando-se as pesquisas em humanos, no tratamento de queimados, chegando hoje a várias finalidades, inclusive próteses.

Fonte  :  Carpina in Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário