CONEXÃO PASSIRA: SECRETARIA DE SAÚDE DETECTA PRESENÇA DO VIBRIÃO DO CÓLERA NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DE PE.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

SECRETARIA DE SAÚDE DETECTA PRESENÇA DO VIBRIÃO DO CÓLERA NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DE PE.

Foto da Internet

Alerta na saúde! Foi identificada a presença do vibrião do cólera nos rios Capibaribe, Ipojuca e Bacia do Prata. Em Pernambuco, os últimos casos de pacientes com a doença foram registrados em 2005, no município de São Bento do Una e em Caruaru no ano de 2003.

A bactéria pode causar uma infecção intestinal aguda sendo transmitida através da ingestão de água ou de alimentos contaminados com a bactéria Vibrio cholerae. De acordo com o diretor da vigilância sanitária de Caruaru, Paulo Florêncio, mais de 15 amostras de águas foram coletadas em vários pontos e novos exames estão sendo realizados. “A secretaria de saúde do Estado realiza o monitoramento permanente. Devido à seca em que estamos vivenciando nos últimos dias, diminuiu a quantidade de água nos rios e consequentemente aumenta o número de vibrião nessas bacias”, afirmou.

A secretaria está fechando o cerco para identificar a origem dessa contaminação nas bacias hidrográficas da região. “Foi confirmado no município de Tacaimbó a presença do vibrião do cólera e todas as unidades de saúde foram alertadas sobre isso. Em Caruaru, a secretaria está acompanhando e monitorando os casos de pessoas que apresentam sintomas semelhantes ao da doença nas policlínicas e nos postos de saúde”, ressaltou.

Em contrapartida as pessoas devem adotar os seguintes cuidados para prevenção de cólera: lavar as mãos com frequência principalmente antes do preparo e consumo de alimentos, e após urinar e defecar; evitar o consumo de alimentos crus; evitar ingerir alimentos de procedência duvidosa, ou de locais com condições sanitárias insatisfatórias; consumir água tratada e de origem conhecida e proteger os alimentos do contato com moscas.
Fonte  :  Central de Jornalismo Liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário