CONEXÃO PASSIRA: TRÂNSITO EM BEZERROS ENTRA NA BRIGA PELA DIMINUIÇÃO DE ACIDENTES COM MOTOCICLETAS NO ESTADO

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

TRÂNSITO EM BEZERROS ENTRA NA BRIGA PELA DIMINUIÇÃO DE ACIDENTES COM MOTOCICLETAS NO ESTADO

Everaldo França, diretor do Departamento de Trânsito de Bezerros (DEBTRANS), destacou, em entrevista ao Sistema Difusão Bandeirante/bezerroshoje, que o número de mortes no trânsito no mundo é três vezes maior que o tolerado pela Organização Mundial da Saúde. Everaldo falou que os governos precisam tomar para si a responsabilidade e exemplificou o caso da Alemanha, onde o primeiro ministro ordenou que o parlamento encontrasse uma solução para o problema, sob pena de dissolver aquele parlamento. Lá, segundo Everaldo, o índice caiu de 120 para 3 mil mortes/ano. São vítimas que provocam grandes gastos financeiros para o Estado. Everaldo defendeu uma cadeira extracurricular nas escolas como forma de educação no trânsito.
Ele destacou a preocupação do governador Eduardo Campos, que criou o CEPAM (Comitê Estadual de
Combate aos acidentes de Moto), já que as motocicletas representam 60% das mortes no trânsito em Pernambuco.  A medida foi criada, disse ele, após uma visita do governador a um hospital público, onde 65% dos internados eram pacientes vítimas de acidente com motos. Estatísticas mostram que 11% dos acidentados ficam tetraplégicos ou paraplégicos. A meta do governo é diminuir anualmente em cerca de 6% os acidentes. Para isso, contará com atuação rigorosa dos órgãos fiscalizadores, como DETRAN, Polícias Rodoviárias estadual e Federal, Agentes de Trânsitos e municípios, que devem muncipalizar as ações.
Os fatores apontados como causa dos acidentes são principalemnte a velocidade, imprudência e a falta de equipamentos de segurança. “80% dos casos envolvem pessoas do sexo masculino”, destacou.
O DEBETRANS em Bezerros conta com apenas seis agentes, o que não possibilita uma fiscalização 24h no município. Everaldo lamentou que a LRF ( lei de Responsabilidade Fiscal) impeça o município de realizar o concurso na área. Segundo ele, houve uma queda brusca nos repasses do FPM no início da atual gestão o que impediu a realização do certame, mas, sem informar prazos, disse que  a implantação da guarda municipal preparará homens para o setor de trânsito.
 O DEBETRANS promete fiscalizar as irregularidades punindo os transgressores do CTB ( Código de Trânsito Brasileiro). Everaldo informa que já entrou em contato com delegado de polícia, capitão e sargento da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Promotoria Pública objetivando apoio para a realização das Blitz.
Mais uma vez alertou aos pais que não permitam menores de idade conduzindo veículos, pois responderão por um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO). Os condutores das chamadas cinquentinhas devem continuar obedecendo ao uso de equipamento de segurança, como o capacete, e portando a habilitação. O diretor ainda mandou recados aos que possuem moto para trilhas, que não podem trafegar na cidade, bem como os que gostam de ingerir bebidas alcoólicas: “Se você bebe o problema é seu, mas se você bebe e dirige o problema é de todos”, concluiu.                                      

Fonte : Bezerros Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário