A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa começa hoje. A abertura oficial aconteceu ontem, durante o encerramento da 70ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados. Os criadores já podem comprar as vacinas nas farmácias para poder imunizar os rebanhos bovino e bubalino contra a doença. Este ano, já foram investidos R$ 5,5 milhões, pelo Governo do Estado, na erradicação da doença. O objetivo é que em maio do próximo ano Pernambuco já esteja livre da enfermidade.
“Nós esperamos vacinar mais de dois milhões de animais. Os próprios veterinários da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) vão aplicar as vacinas. Através de um projeto chamado ‘Agulha Oficial’, vamos dar prioridade, mais uma vez, aos índios quilombolas e, agora, a rebanhos em regiões perto das fronteiras com Paraíba, Alagoas e Ceará. São 500 mil doses para essas áreas”, contou a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo. Para poder contar com a ajuda dos profissionais da Agência, os produtores precisam comprar as vacinas e ir até alguma Agência, solicitar o atendimento. A dose tem um custo médio de R$ 1,50.
O cronograma dessa segunda etapa será da seguinte forma: a campanha vai até o dia 15 de dezembro. Na terceira semana do mesmo mês, será feita a capacitação dos técnicos. Em janeiro, uma equipe da Adagro irá visitar todas as propriedades que foram sorteadas para o colhimento de sangue, que será feito em fevereiro. “A meta é receber o resultado dos exames em maio”, disse Camelo. Essa campanha havia sido adiada para que o Ministério da Agricultura pudesse concluir o deliamento do estudo. O objetivo é que fique provado que Pernambuco está livre da circulação do vírus da febre aftosa. Outros dois estados do Nordeste e um do Norte estão passando pelo mesmo trâmite: Piauí, Maranhão e a parte do Norte do Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário