O matadouro público Gravatá, que teve suas instalações totalmente reformadas e equipadas pela Prefeitura e Governo do Estado, para atender uma demanda mensal de 150 abates de bois, além de caprinos, ovinos (com expectativa de abater até 150 animais por semana) e suínos (cerca de 40 abates semanais segundo estimativas), teve seu primeiro teste na tarde de hoje, antes de entrar definitivamente em operação.
Inaugurar o novo matadouro público, que fica localizado na estrada de Avencas, é ponto de honra da atual administração municipal. O prédio começou a ser edificado no inicio da década de 2000 nas gestões do prefeito Sebastião Martiniano Lins e do governador Jarbas Vasconcelos. Durante os últimos dez anos, o prédio ficou abandonado e sofreu depedração de vândalos e ladrões que por mais de uma vez roubaram máquinas, fios, estruturas de ferro e outros bens públicos.
O prefeito Ozano Brito resolveu o problema e vai entregar aquela unidade de abates de animas a população no próximo mês de outubro. Para isso, contou com o apoio, recursos e assistência técnica do Governo do Estado, tendo como mediador o vereador Doca da Cavalhada que reforçou o pleito junto ao lider do governo na Assembléia, deputado Waldemar Borges e o secretário da Agricultura, Ranilson Ramos.
De acordo com o secretário de Industria e Comércio, Arnaldo Souza, o Estado investiu R$ 70 mil na instalação do novo matadouro e a Prefeitura R$ 100 mil. A equipe que vai atuar no matadouro vem sendo treinada há mais de sessenta dias. Hoje foi a prova de fogo para a equipe que vai atuar na unidade de abate de animais, que trabalhou sob a orientação de técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura, da Defesa Sanitária Estadual, e da Prefeitura Gravatá, tendo à frente o veterinário Amaro Andrade.
O vereador Doca da Cavalhada acompanhou tudo de perto. Fonte : Blog do Castanha