Professora Gorethy abraça a comunidade com o projeto |
Com as mãozinhas na terra. Essa tem sido a proposta da professora Gorethy Amorim, da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, na Comunidade dos Coqueiros, em Limoeiro. Com a ajuda da comunidade escolar, a educadora transformou algumas áreas da escola em uma horta comunitária, onde a produção é utilizada na alimentação dos alunos e das famílias mais necessitadas.
Comungando da ideia de que a horta exercita a responsabilidade ecológica, Gorethy tem colocado um “ingrediente” especial na vida dos alunos e dos pais chamado integração social. “Elas (as crianças) percebem que fazem parte do meio ambiente e observam o ciclo de vida de um organismo, com nascimento, crescimento, maturação, decadência e morte”, explica a idealizadora do projeto, que mantém o trabalho com doações de voluntários.
O trabalho desenvolvido com os alunos obedece a um ciclo, que inicialmente passa pela proteção da natureza. “Enquanto mexem com as plantas, as crianças aprendem a importância da água e da terra. Eles descobrem como esses elementos são fundamentais para que tanto eles próprios quanto à plantinha cresçam saudáveis”, orienta Gorethy.
Comer melhor também faz parte da lista. “Crianças que cultivam uma horta se alimentam muito melhor. Ao cuidar dos alimentos, elas ficam com mais vontade de comê-los” garante a professora, que também alerta sobre responsabilidade. “A horta precisa de cuidados diários. Isso estimula as crianças a ter responsabilidade”, reforça. Na mesma linha de pensamento, os alunos ainda são orientados a ser mais ecológico. “Ao cuidar da horta, a criança se sente mais integrada ao meio ambiente e percebe que as plantas precisam da ajuda dos humanos para crescer”, afirma a idealizadora do projeto.
Fonte : Blog do Agreste
Nenhum comentário:
Postar um comentário