O Prefeito Mário da Mota assinou e protocolou nesta semana o convênio que garante a participação do município de Riacho das Almas no Garantia Safra. O programa, que é uma das ações do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar) é um cadastro que dá um seguro safra em dinheiro, para que o agricultor não tenha prejuízos se não obtiver sucesso na colheita caso não chova e o agricultor perca pelo menos 50% de tudo o que plantou.
De acordo com o secretário municipal de agricultura de Riacho das Almas Naelson Bezerra, o benefício é pago em seis parcelas. “Em Riacho das Almas, cadastramos mais de 400 agricultores, que vão receber o benefício durante um período de seis meses. Cada agricultor receberá um cartão magnético e poderá receber o depositado pelo Governo do Estado no Banco do Brasil”, esclareceu.
No ano passado, os agricultores do município deixaram de receber o benefício, mesmo já estando com problemas relacionados à falta de chuva. É que para que o valor seja concedido, é necessário que a prefeitura deposite para o Governo do Estado uma espécie de contrapartida financeira, que garanta a participação do município no programa. Mas na gestão anterior do município, o valor não foi depositado e muitos agricultores foram prejudicados.
Este ano, o valor repassado pela Prefeitura de Riacho das Almas ao Estado é de pouco mais de R$ 8 mil e o repasse total enviado pela Secretaria Estadual de Agricultura para o programa no município é de R$ 463 mil. O valor será dividido entre todos os agricultores cadastrados para o pagamento do benefício.
Segundo o Prefeito Mário da Mota, o Garantia Safra é uma maneira de dar aporte ao agricultor que perder a plantação por causa da seca: “É um investimento que protege o agricultor, e uma forma de diminuir o prejuízo, porque para plantar, o trabalhador rural também tem custos.” Ressaltou.
Em 2014, a projeção da Prefeitura de Riacho das Almas é que o Programa Garantia Safra seja ampliado no município e cadastre dois mil trabalhadores rurais em caso de fatores naturais que impossibilitem o sucesso na lavoura.
Fonte : Jornal de Caruaru
Nenhum comentário:
Postar um comentário