A emoção tomou conta o Parque Rufina Borba – Bezerros (PE) - no final de tarde do sábado, 22, onde ficou decidido que a final do Derby Profissional (Aberta) seria realizada no domingo, às 4h da tarde. Três conjuntos disputaram o título de campeão ABQM de Vaquejada do 4º Derby: Celso Júnior, de Alagoas, João de Goes, do Ceará, e Ednaldo Bernardino, o Verdinho, representação do Parque Rufina Borba (PE).
No horário marcado, interromperam as derrubadas do Congresso para que se conhecesse o campeão profissional do Derby. A expectativa era grande e o público lotou ainda mais as arquibancas. A ‘briga’ prometia ser boa. Vaqueiros experientes em pista, animais descansados, torcida animada. Depois de 4 rodadas, foi decidida a terceira colocação, Celso Junior, de Alagoas. Na sequência, disputavam Ednaldo e João de Goes, Pernambuco e Ceará lutando pelo título. Ednaldo corria com Dom Roxão Eternaly (filho de Roxão), tendo como esteira seu pai, também chamado Ednaldo, o Verde. O boi resolveu dar trabalho e veio descendo rente à cerca, mas foi colocado entre os cavalos a tempo de uma derrubada perfeita. Valeu o boi, valeu o título de campeão. Pai e filho, Verde e Verdinho já começaram a comemorar ali mesmo na pista sob uma salva de palmas do público.
Ednaldo Bernardino da Silva tem apenas 19 anos e, segundo seu pai, monta e corre Vaquejada desde menino, com um ano e meio de idade. Para comprovar este fato, o fotógrafo Aluiso Alves lembrou que registrou o pequeno Verdinho em uma Vaquejada no Parque Diógenes da Cunha Lima, Nova Cruz (RN), em outubro de 1985. Ednaldo estava com um ano e meio e ganhou seu primeiro troféu.
Fonte : Mara Iasi – direto de Bezerros (PE)
Foto : Aluiso Alves/ABQM
Foto : Aluiso Alves/ABQM
Nenhum comentário:
Postar um comentário