O deputado estadual José Humberto Cavalcanti (PTB) apresentou o projeto-de-lei nº 620/2011, que denomina “Rodovia Eloy Pires de Andrade Lima” , o trecho da rodovia PE-88 situado entre os municípios de Passira, Salgadinho e João Alfredo.
Trata-se, indiscutivelmente, de uma justa homenagem ao grande político, figurante na galeria dos prefeitos de João Alfredo e Salgadinho; uma figura que honrou seus mandatos eletivos agindo com austeridade e lealdade ao povo. O falecido homenageado é pai do atual vice-prefeito de Salgadinho, Evandro Pires (PTB) e avô do atual vereador Eloy Pires Neto.
Em sua justificativa, o deputado estadual José Humberto Cavalcanti exaltou a biografia do homenageado:
Eloy era filho de Gervásio Pires de Andrade Lima e Josefa Maria da Conceição, natural de Limoeiro, pois na época do seu nascimento Salgadinho pertencia àquela localidade. Desde muito jovem ingressou na política tornando-se representante da pequena vila de Salgadinho e depois distrito de João Alfredo. Sua atuação política na região destacou-se quando João Alfredo emancipou-se de Bom Jardim. Eloy Pires foi eleito como seu primeiro prefeito, escolhido pela vontade democrática do povo de João Alfredo, de 1947 a 1951.
Não se pode falar da historia desse político sem destacar que ele morava em Muruabeba – Salgadinho, onde naquela época o cavalo era seu meio de transporte e com o passar do tempo o seu Jeep, que também era usado como ambulância daquela gente, pois quando havia necessidade de um socorro ele ia realizar.
Foi eleito vereador pelo município de João Alfredo (1955-1959) onde exerceu a função de presidente da câmara do governo do então prefeito Dr. Clóvis Jatobá da Costa Lima. A estrada de Salgadinho a João Alfredo continuou a ser um trajeto feito por ele praticamente de duas a três vezes por semana. Relatos de fatos e acontecimentos nessas idas e vindas são muitas, de engraçadas, dramáticas, tristes e felizes fazem parte de sua história de vida.
Político destemido, corajoso e dedicado ao povo em uma época dificil de se fazer política, principalmente por causa da atuação dos cangaceiros e do poder dos coronéis, o tornou um político conhecido e respeitado na região. Através do seu empenho e do prestigio político dos deputados Dr. Edson Moury Fernandes e Dr. Osvaldo Lima,em 1964 Salgadinho deixa de ser distrito de João Alfredo passando a ser cidade. E novamente ELOY PIRES é escolhido pela vontade democrática popular para ser o primeiro prefeito de sua terra,no período de 1965 a 1969. Durante os anos de 1970 a 1973 exerceu a função de vereador de Salgadinho. Em 1973 no final de seu mandato de vereador ,novamente foi eleito prefeito de sua querida Salgadinho (1973-1977).
A matéria teve pareceres favoráveis elaborados pelos deputados estaduais Maviael Cavalcanti (1881/2011), Adalto Santos (1889/2011) e Sílvio Costa Filho (1482/2001) e foi aprovada em primeira discussão na sessão ordinária da Alepe realizada no dia 07 de fevereiro do corrente ano.
Fonte : Materia do blog de Dimas santos
Leia mais: http://www.salgadinholigado.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário