segunda-feira, 20 de março de 2017

CONDEPE/FIDEM DESENVOLVE ETAPAS FINAIS DO PROGRAMA DO TE SUAPE.

Duas atividades foram realizadas recentemente dentro do Programa Especial de Controle Urbano e Ambiental do Território Estratégico (TE) de Suape. A primeira delas  - do Sistema de Informações Geográficas (SIG) TES, ocorreu na sede do Instituto de Tecnologia de Pernambuco - Itep, onde os representantes municipais puderam conhecer o andamento do projeto, que está na quarta etapa, a de Modelagem do Banco de Dados (BDE) e Desenvolvimento do Sistema. Em um segundo momento foi realizada a etapa do Projeto de Monitoramento, com a primeira parte da capacitação no modelo que elegeu 24 indicadores de controle urbano e ambiental,  que atendeu à equipe da  Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem.

Segundo o presidente em exercício da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima, o programa chega agora à sua reta final e, com estas duas ações, pretende-se aperfeiçoar o processo de cumprimento das metas, visando atender a finalidade de apoiar os municípios com relação ao controle urbano e ambiental, "principalmente fazer com que as ações cheguem aos cidadãos, melhorando a qualidade de vida". Outra ação do programa TES também em andamento é referente à divulgação, que prevê uma ampla campanha de comunicação (com panfletos, folders, vídeos, cartilhas), que deverá ser executada em abril/maio. 

Monitoramento - A equipe da Agência Condepe/Fidem foi a primeira a ser treinada para atuar no processo de monitoramento dos indicadores urbano e ambientais, já que coordena o programa do TE Suape.  Na reunião, realizada na sede da entidade, estavam presentes técnicos de diversas diretorias que lidam com temas concernentes ao planejamento e controle urbano municipal.  O objetivo foi o de capacitar os técnicos a utilizar os recursos disponíveis, possibilitando a efetiva implantação e início da operação do sistema.

Ao todo foram quatro horas/aula, que iniciou-se com o acesso (criação de login e senha de cada participante) ao sistema de monitoramento; navegação geral (noções do sistema BPMS, conhecimento das partes da tela principal e dos itens de Menu – Ferramenta e Monitoramento); revisão dos indicadores pela equipe de gestão dos municípios e dos órgãos responsáveis pelos indicadores,  envolvidos no Ambiente de Monitoramento; Gestão (abertura, monitoração, atualização) dos Planos de Ação relacionados aos Indicadores; entre outros.  

A coordenadora executiva do programa, Antonia Santamaria explicou que esta fase dá prosseguimento ao processo de implantação do ambiente de monitoramento dos indicadores urbano-ambientais nos municípios integrantes do TES. A primeira parte da implantação do ambiente de monitoramento foi finalizada em dezembro de 2016. "Este foi um treinamento prático simulando uma situação real, seguindo o fluxo previsto de funcionamento do ambiente de monitoramento. A próxima capacitação será direcionada aos técnicos indicados pelos municípios para participarem do processo", registra a gestora. Pelo cronograma, os treinamentos serão : dia 23.03, em Ipojuca; 27.03, em Escada; 30.03,em Moreno; 03.04, no Cabo de Santo Agostinho;  e, 06.04, em Jaboatão dos Guararapes.

GOVERNO DO ESTADO REALIZA ATENDIMENTO IMOBILIÁRIO NO CABO DE SANTO AGOSTINHO.


A comunidade do Cabo de Santo Agostinho recebe a partir desta segunda (20) até a próxima quinta-feira (23) o projeto Perpart Itinerante. A ação promove atendimento imobiliário a cidadãos que moram nos núcleos habitacionais remanescentes de políticas públicas do Governo do Estado e que estão hoje sob responsabilidade da Perpart.

Os mutuários da antiga Cohab que residem no local devem se dirigir à sede do Auditório da Prefeitura, localizado na Rua Manoel Queiroz da Silva, 145. O atendimento é das 9h30 às 12h e das 13h às 16h.

Na ocasião, será possível receber as escrituras definitivas previamente solicitadas, bem como resolver pendências documentais de unidades habitacionais e obter esclarecimentos jurídicos.

Para que o atendimento seja efetivado, é preciso levar originais e cópias da identidade, CPF, certidão de casamento (ou de nascimento, se solteiro), documentação do imóvel, carnê da Cohab, quitação da Caixa Econômica Federal, distrato, recibo de compra e venda com firma reconhecida e/ou procuração e certidão de propriedade e ônus do imóvel.

"O Perpart Itinerante tem como finalidade oferecer ao cidadão maior acesso aos serviços prestados pela empresa, além de comodidade ao deslocar nossa atendimento para perto de sua casa. A participação dos mutuários é fundamental, pois as escrituras valorizam o imóvel, asseguram direitos e oferecem vantagens, como a possibilidade de se candidatar a linhas de crédito e financiamentos no momento da reforma ou venda", diz o diretor-presidente da Perpart, Oscar Victor.

Desde o surgimento do Perpart Itinerante, em 2011, 18 municípios foram visitados, com mais de oito mil pessoas atendidas. A ação vai até a comunidade em dias programados, mas o atendimento aos mutuários de todas as unidades habitacionais é contínuo e acontece na sede da empresa de segunda a sexta-feira.

Atendimento ao cidadão - A Pernambuco Participações e Investimentos (Perpart), empresa estadual sob governança da Secretaria de Administração do Estado (SAD), fica na Rua Dr. João Lacerda, 395, bairro do Cordeiro, ao lado do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) . O horário de atendimento imobiliário na sede da empresa é de segunda-feira a quinta-feira das 8h às 11h30 e das 14h às 17h e às sextas-feiras das 8h às 11h30 no Núcleo de Atendimento ao Cidadão (Naci).

Mais informações nos números (81) 3184.5101/ 5103 ou através do site www.perpart.pe.gov.br.

Fonte  :  ASC - Assessoria de Comunicação