segunda-feira, 22 de abril de 2013

II BLOGGERPE SUPERA EXPECTATIVAS.


A blogosfera pernambucana esteve reunida no hotel Atlante Plaza em Boa Viagem, no Recife., último final de semana, no II BloggerPE, ocorrido nos dias 20 e 21. O evento contou com a participação de produtores de conteúdo para mídia digital de todas as regiões do Estado, além das palestras com blogueiros renomados como Ricardo Noblat, de O Globo, e Magno Martins, do Blog do Magno.
No entanto, uma das palestras mais esperadas aconteceu na manhã do sábado (20), com o senador Armando Monteiro Neto (PTB). O parlamentar falou sobre “A conjuntura econômica nacional e o desenvolvimento de Pernambuco”. Ele fez um comparativo da atual situação econômica brasileira com a crise que atualmente permeia a Europa e argumentou: “Países emergentes como China, Rússia, Índia e Brasil funcionam como locomotivas do crescimento mundial. O Brasil foi o que cresceu menos dentre estes.”
O petebista citou a educação como possível válvula de escape no âmbito desenvolvimentista: “O grande desafio é desenvolver competências e o país tem que investir na Educação. Temos que construir um sistema que seja reconhecido mundialmente”, provocou.  Armando Monteiro salientou que Pernambuco vive uma situação inversa ao contexto mundial. Para ele há um relançamento da indústria no estado. Lembrou ainda da grande contribuição dada pelo presidente Lula o que fez com que, segundo ele, vários aportes industriais se instalassem em diversas regiões.
O senador não fugiu das perguntas políticas e reafirmou o seu anseio em governar o Estado. Porém a decisão não depende somente dele, alertou.
Já o deputado Jorge Côrte Real, presidente da FIEPE (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco) falou sobre a interiorização do desenvolvimento. Ele frisou que as ações da FIEPE são “propostas de governo”, independente de quem estiver no poder. Côrte Real afirmou que a maioria das regiões do estado cresceram mais do que a própria Área Metropolitana.
Outro palestrante foi o representante do Porto Digital, jornalista Cláudio Marinho. Ele retratou o cotidiano do Recife e de Olinda em várias épocas e chamou a atenção para o que denominou de “Reapropriação afetiva das cidades.”
O jornalista Ricardo Noblat, editor do blog mais acessado do país, dialogou com o público presente em uma conversa quase que informal. O blogueiro de O Globo falou de sua vida pessoal de forma divertida e disse ser um blogueiro por acaso: “Nunca pensei em ser blogueiro. Tudo nasceu da ideia de um amigo”, pontuou. Noblat alertou que a facilidade com que a nova geração lida com a tecnologia pode determinar a extinção dos jornais tradicionais (De papel). Ele afirmou que o blogueiro tem de se reinventar, pois o público quer ser surpreendido com novidades.
O pernambucano Magno Martins também fez sua intervenção elogiando o trabalho de Noblat e salientando que os blogueiros são as verdadeiras fontes de informação local.
A palestra que finalizou o evento foi do consultor do SEBRAE, Leonardo Salazar, que falou sobre O empreendedor individual na economia criativa. Ele apresentou as vantagens e orientou os blogueiros a se cadastrarem no SEBRAE a fim de terem direito a vários benefícios nas esferas Federal, Estadual ou Municipal.
O jornalista Ivan Maurício de O Nordeste.com, uma das entidades organizadoras do evento, classificou como possitivo, afirmando que todos os objetivos foram atingidos. Já o presidente da ABLOGPE, Lissandro Nascimento, lembrou do grande desafio que os blogueiros terão que enfrentar: a aprovação ou não do Marco Regulatório da Internet pelo Congresso Federal. Sobre o encontro, o vitoriense disse que a troca de experiência e o intercâmbio entre os produtores midiáticos foram os pontos fundamentais.
Diversos encontros regionais serão realizados pela Associação dos Blogueiros visando a terceira reunião da categoria que deverá acontecer durante o Festival de Inverno de Garanhuns. Também marcando presença no II Blogger PE, o prefeito Isaías Regis ouviu a diretoria da ABLOGPE e se prontificou a receber o grupo na Suiça pernambucana para estudar a viabilidade da proposta.
Fonte  :  A Voz da  Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário